9º Ano: Parágrafos Argumentativos

Você está em: Ensino Fundamental » Atividades do Ensino Fundamental

 

Os alunos dos 9°s anos estão trabalhando parágrafos argumentativos nas aulas de L. P. Fazem a leitura dos textos fontes, discutem os argumentos e desenvolvem os seus parágrafos.

Chegou a camiseta dos formandos do 9° ano B! Ficaram lindas!

 

Na aula prática de ciências os alunos observaram alguns exemplares de artrópodes e identificaram suas características.

A aula de Língua Portuguesa do 9° A nesta semana foi contemplada com discussão sobre a Era Digital. Os alunos conversaram sobre a importância dos likes recebidos ou não nas redes sociais e até que ponto isso os afeta.

9º anos - Educação Artística

Os painéis coletivos ficaram prontos, os alunos estudaram e retrataram os movimentos artísticos do século XX.

 Educação Artística

Estudo dos movimentos artísticos do século XX.

Dando início ao projeto “Fitness na Escola”, os alunos dos
9º anos  realizaram neste mês de Março uma vivência sobre a dança de salão com o professor Paulo Zanandré e sua esposa Vanessa Zanandré.

Dia internacional da Mulher

Os alunos do 9° A tiveram uma discussão na aula de Filosofia sobre o Dia internacional da Mulher e dando continuidade, na aula de Redação,fizeram um texto homenageando uma figura feminina de suas famílias. Confeccionaram um cartão e o entregaram às homenageadas.

O Big Bang 
Na aula investigativa de ciências, os alunos ficaram super envolvidos na discussão e apresentação de suas ideias a respeito da origem e expansão do Universo. Houve também uma atividade prática para ilustrar a teoria do Big Bang.

Liberdade na arte 

Depois de discutirmos a problemática surgida em torno da Arte, os alunos sentiram a necessidade de criar coletivamente e democraticamente sua arte.

 

9°ano - Física no cotidiano: Experimentos
No estudo sobre os usos de energia, os alunos apresentaram diferentes experimentos com o objetivo de demonstrar vários tipos de energia que utilizamos no nosso dia a dia.

9° ano - Sexualidade

Nas aulas de Ciências os alunos se envolveram com a pesquisa e investigação no estudo dos Métodos Anticoncepcionais e das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Em grupo eles prepararam uma apresentação sobre os temas, houve muita curiosidade, discussão e aprendizado.

9°A - Debate
Na aula de ciências foram discutidos assuntos relacionados à biotecnologia como transgênicos, células tronco e clonagem.

9°A - Biomas
Na aula de ciências os alunos apresentaram um seminário para ilustrar e compreender  ás características, a diversidade, os impactos ambientais e a preservação dos biomas brasileiros.

9º ano - Aula prática
Observando os animais invertebrados

9°ano - Parasitoses humanas
Os alunos preparam um trabalho expositivo sobre algumas doenças causadas por parasitas.

 

Ciências - 9°A: Classificando os seres vivos.

Os alunos produziram um trabalho expositivo, com objetivo de favorecer o estudo dos seres vivos por meio da classificação biológica.

Projeto Fitness 

Foi dado o "ponta pé" inicial.

Objetivo: proporcionar aos alunos do 9º ano atividades físicas que são ministradas somente dentro de uma academia

Aula inicial: Os alunos vivenciaram uma aula de zumba ministrada por professora especialista. O objetivo da aula foi trabalhar a coordenação motora e o gasto calórico.

Os alunos foram orientados e avaliados pelos professores de Ed. Física e Ciências.

     

    

Ciências - O Big Bang 

Na aula de ciências os alunos aprenderam sobre a origem e expansão do Universo de forma prática e divertida.

Formandos 2016

Agradecemos a todos que estiveram presentes e colaboraram para que este momento se tornasse mais que especial. Desejamos aos formandos que continuem buscando novas metas em busca do saber.

 

9º ano B - Projeto Integrado de Idiomas 

De uma iniciativa da própria turma para encerramento do projeto, foi organizado um "Teatro Musical" integrando as disciplinas de Espanhol e Inglês  que contou com a participação especial dos alunos do 2º ano C.

9º anos - Revitalização da Biblioteca

A ideia nasceu da necessidade de um ambiente mais agradável e acolhedor na biblioteca para receber os alunos nas aulas de leitura. Despertando assim, o interesse pela leitura, incentivando-os à preservação do ambiente e motivando-os a participar efetivamente da revitalização.

Orientados pelas Profª Clélia Gimenes, os alunos dos 9º anos deixaram sua "marca" em nosso Colégio neste último ano conosco.

Como primeira ação, era necessário catalogar e separar os livros. Esta fase contou com a colaboração dos alunos do Ens. Fundamental I  na reorganização das prateleiras 4ºs, 5ºs e 9ºs ano.

Livros catalogados e separados, era o momento de organizar o espaço. Todos os livros separados nesta renovação foram doados para uma instituição.

O projeto de decoração teve um toque a mais com uma pintura especial feita pelas  alunas Luiza e Luana (9º B) orientadas pela Profª Marli (Ed. Artística).

O resultado deste projeto reflete todo o comprometimento que tiveram os alunos e a equipe do Colégio  nesta revitalização. Parabéns a todos pelo empenho e carinho dedicados.

Profº Clélia Gimenes (orientadora do projeto), Sr. Flávio Malheiros (Diretor Administrativo e Patrono da Biblioteca), os alunos Julia Dias, Enrique B., Milena Kato e Eliza Pivatto do 9º anos A e B.

Biblioteca pronta!

Os alunos dos 9º anos que participaram do projeto.

 

NR - 2016

Nossos alunos, acompanhados do Profº Chicão, em alguns dos momentos especiais no Acampamento NR deste ano.

Os alunos do 9º ano inauguraram um espaço especial para exposição de fotos dos formandos e trabalhos realizados ao longo do ano letivo. Este projeto teve orientação da Profº Clélia (Português),Coordenador Carlos e colaboração do Profº Chicão (Ed. Física).

 

9ºB - Releitura de Alice no País nas Maravilhas

 

Português

Releitura de "Alice no País das Maravilhas"
Orientados pela Profª Clélia, os alunos preparam durante as aulas de Português um texto de teatro que foi apresentado para os alunos do 2º ao 5º anos.
Eles prepararam, além do texto, os figurinos e cenários para esta apresentação.

 

Educação Artística

Os alunos reproduziram com seu olhar especial alguns dos personagens de destaque da obra. Estas telas foram expostas durante o evento da Feira do Livro deste ano.

Inglês e Espanhol

Após a releitura da obra Alice no País das Maravilhas, os alunos selecionaram alguns trechos principais e suas ilustrações que foram reescritos em Inglês e Espanhol.

 

Foco no vestibulinho 

Através de uma avaliação integrada que contemplou as disciplinas de ciências e matemática, os alunos testaram seus conhecimentos na resolução de diversas questões de vestibulinhos.

 

Observando as minhocas 

Na prática os alunos aprenderam mais sobre as características do filo dos Anelídeos, através da observação de um dos seus representantes: as minhocas. Na aula de Ciências o aprendizado é prazeroso e muito divertido.

 

Trânsito gentil, pedestre atento.

Sob o olhar das 3 leis de Newton as alunas Isabela e Marilia, 9º ano B, revisaram a palestra ministrada pela EMDEC.

     

 

                                                

Os demais alunos dos 9ºs anos A e B refizeram, a mesma palestra com um olhar mais cuidadoso.

Teorema de Pitágoras – Uma relação entre áreas.

Através de um jogo na aula de matemática, os alunos dos 9º anos A e B descobrem o famoso Teorema de Pitágoras.

 

Ciclo de Debates  

Os alunos pediram aos professores História (Paula) e Geografia (Marcos) um ciclo de debates sobre política, questão racial e democracia.

Isso aconteceu nos dias 26 e 27 de Abril com a presença de todos os alunos  do 6º ao 9º anos de cada período.

Muito dinâmico e esclarecedor! Valeu a pena cada minuto da atividade.

Jardim vertical na escola

As alunas do 9ºB se divertiram com a experiência de cultivar plantas e flores no jardim da escola, com o objetivo de trazer mais vida e alegria para o ambiente, marcando a chegada da nova estação. Agradecemos a colaboração da funcionária Sônia pelas dicas importantes para a realização dessa atividade.

 

O “Big Bang”

Foi com muita criatividade que os alunos do 9º ano representaram e contaram a história da origem e expansão do Universo.

Matemática é diversão


Os alunos dos 8º e 9º anos encerraram o ano letivo com muitos cálculos, através de brincadeiras, jogos e problemas desafios.

 

Cultivando bactérias

Os alunos dos 9º anos praticaram ciências de uma forma divertida e surpreendente! Usando a imaginação, eles coletaram bactérias de diferentes locais e, logo após, transferiram o material para placas de petri que continham um meio com nutrientes necessários para que as bactérias se multiplicassem, permitindo o estudo, a observação e a análise.

Medindo o pH das substâncias

As turmas do 9ºano realizaram uma aula prática para reforçar o conteúdo de funções químicas. Utilizando diferentes indicadores, eles puderam medir o pH das substâncias e classificá-las em ácidas, neutras e básicas. A prática foi envolvente e o aprendizado se deu de forma ativa e prazerosa.

Aula de Leitura

Nas aulas de Língua Portuguesa , a professora Clélia Gimenes,  incentiva os alunos a sempre lerem obras para apresentações posteriores. Os objetivos são sempre melhorar a concentração e  vocabulário, além de aguçar a curiosidade e criatividade dos educandos.

Produção de Contos


Os alunos do 9° ano B estão produzindo nas aulas de redação : " Contos de amor ". Um trabalho em grupo que envolve cooperação e muita criatividade.

Poesia concreta

Os alunos do 9° B desenvolveram poesias concretas com temática baseada nos valores do Colégio Farroupilha, representando os 40 anos de trabalho e dedicação. Atividade desenvolvida nas aulas de L.P. com a professora Clélia e Marli de Artes.

Problemas de 2º grau?  9º ano resolve!

A resolução de problemas, através da Equação de 2º grau, foi uma boa oportunidade para aprimorar a leitura, a análise de texto, a interação com os colegas e a troca de ideias.
Na  atividade em dupla, os alunos ensinam e aprendem com seus pares e, ao se equacionar,  os problemas parecem mais fáceis.

Debate - Biotecnologia

Na aula de ciências, os alunos do 9ºano debateram sobre questões que envolvem os transgênicos e a clonagem. Para cada tema, foi organizado um grupo a favor e outro contra. Com a atividade, os alunos exercitaram a cidadania e aprenderam a ouvir as opiniões dos colegas.

Observando as mistutas

Os alunos dos 9º anos se divertiram e aprenderam muito durante a aula prática de ciências. Eles puderam misturar diferentes substâncias e investigar os tipos de misturas: homogêneas e heterogêneas. E, ainda, testar vários métodos de separação para cada mistura.

 

Investigando o mosquito transmissor da dengue.

Durante a aula de ciências, os alunos do 9°B ficaram curiosos para identificar as características morfológicas do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

Projeto “Fitness e a Escola para o 8º e 9º anos”

No dia 10/04, os alunos dos 8º e 9º anos tiveram aula de Kung-Fu com o professor Vladimir dos Santos Loureiro (Shaolin) pelo projeto “Fitness e a Escola para o 8º e 9º anos”.
O professor Vladimir deu uma breve explanação sobre o histórico do Kung-Fu no Brasil e no mundo. Logo após, ele iniciou a vivência com um aquecimento e com um alongamento.
Ele ensinou aos alunos os socos e chutes aplicados na arte marcial. Primeiramente, sem o oponente e, depois, no aparador de chute. Os alunos vivenciaram diversos tipos de chutes.
Logo após, ele mostrou as armas, Facão e Espada, utilizadas para os “Katis”, ou seja, uma sequência de movimentos oriundos dos animais e dos movimentos de guerra.
Ele encerrou sua participação fazendo os “Katis” utilizando as armas anteriormente mencionadas e uma demonstração de como treinar o corpo para as habilidades das artes marciais, utilizando um cabo de vassoura na região do pescoço.

Farroupilha contra a Dengue!

Os alunos dos 8°s e 9s anos trabalharam bem na orientação sobre os riscos que a dengue  traz com murais informativos... Atividade interdisciplinar de L.P. e Matemática.
Parabéns a todos pela iniciativa!!!

Triângulos Retângulos e o Teorema de Pitágora

Alunos descobrem através de quebra-cabeças o significado do famoso teorema; as relações entre áreas, traçam as ternas pitagóricas e constroem a espiral pitagórica.
Trabalhos sobre o teorema, ilustração e jogos estão sendo elaborados e construídos pelos alunos.
Aguardem nossa exposição.

A arte do século XX

Os alunos dos 9os anos nas aulas de Arte, pesquisaram e estudaram os movimentos artísticos do século XX, após a pesquisa foram orientados em a criar painéis retratando cada movimento artístico estudado. Estão em processo de criação e pintura, ampliando o repertório artístico e trabalhando em grupo na criação.

 

Segunda Revolução Industrial:

Os alunos deverão relacionar o consumismo e a cultura da descartabilidade à Segunda Revolução Industrial, onde os avanços tecnológicos foram muito significativos causando um impacto ambiental violento e tornando as pessoas anúncios ambulantes.

Poema: Fragmento, Eu Etiqueta  Carlos Drummond..

EU, ETIQUETA

Em minha calça está grudado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório,
um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
Em minha camiseta, a marca de cigarro
que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produto
que nunca experimentei
mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
de alguma coisa não provada
por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada. ..

 

NR 2014

Duas representantes da turma visitaram os alunos dos 8º anos para um "bate papo" sobre o evento de formatura (visita ao NR), que ocorre todos os anos. Puderam explicar suas experiências com os colegas neste espaço mais que especial e marcante nesta transição para o Ensino Médio.

Biotecnologia

Os alunos debateram sobre questões que envolvem os transgênicos e a clonagem. Para cada tema foi organizado um grupo a favor e outro contra.
Com a atividade os alunos exercitaram a cidadania e aprenderam a ouvir as opiniões dos colegas.

Os alunos dos 8ºanos e 9ºano A foram orientados nas aulas de Arte a pesquisar obras de arte cujo tema fosse "futebol". Em sala de aula e com a pesquisa fixada num painel, os alunos analisaram os elementos visuais como linhas, cor, formas, equilíbrio, textura e espaço. Com o repertório artístico ampliado, puderam partir para suas criações próprias em suportes A3, utilizando lápis grafite, tinta guache, acrílica, PVA e giz pastel. Pesquisaram, analisaram e produziram. A exposição coletiva "Arte e futebol" pode ser vista até junho. 

 

Parasitoses Humanas

Com auxílio da lousa digital, animações, músicas e outros os alunos apresentaram um seminário referente as principais doenças humanas causadas por parasitas.Os principais pontos abordados foram: o parasita causador, patogenia, transmissão e profilaxia.

Descobrindo o Teorema de Pitágoras

Os alunos se envolveram na construção de um quebra-cabeça com quadrados e descobriram assim o famoso Teorema de Pitágoras.

     

As Bactérias 

Os alunos apresentaram um seminário sobre as doenças causadas por bactérias dentre elas, o tétano, hanseníase, meningite, tuberculose, leptospirose, sífilis, cólera e outras. O resultado foi excelente eles capricharam nos slides que continham imagens e informações como: via de transmissão, sintomas, prevenção e tratamento. Esse trabalho possibilitou o conhecimento do papel das bactérias na saúde humana e todos puderam esclarecer suas dúvidas quanto às doenças.

Nenhum registro no momento.

Compartilhe: