6º Ano: Figuras geométricas

Você está em: Ensino Fundamental » Atividades do Ensino Fundamental

Os alunos desenvolveram cartazes com figuras geométricas com o objetivo de observar ângulos em diferentes situações, identificar eixos de simetria e reconhecer polígonos.

 

Os alunos observaram as formas presentes nos objetos criados pelo homem e suas características. Desenvolveram uma apreciação da geometria como uma forma de descrever o mundo físico.

 

Educação Artística - 6º anos

Os alunos estudaram a importância das máscaras no teatro grego, observaram varias as máscaras africanas e seu  processo de criação. Os resultados estão maravilhosos!!! Parabéns aos alunos por toda a pesquisa e produção!!

 

Matemática - 6º anos A e B

Os alunos utilizaram os recursos da sala de Informática para desenvolverem diversos estudos e atividades relacionadas ao conteúdo da apostila, tais como:

* A criação de um sistema de numeração decimal comparado a outros sistemas  de numeração, de modo a evidenciar o conjunto de regras e símbolos que o caracterizam e também a criação de sistema de numeração com suas próprias regras e seus símbolos.

* Trabalharam com figuras geométricas espaciais estabelecendo comparações entre objetos do espaço físico e as figuras geométricas: esfera, cilindro, cone, prisma e pirâmides.

* Utilizaram na sala de informática o software POLY que permite a visualização da planificação e a montagem em 3D da figura escolhida e o software  Pixelart para elaborar mosaicos, ampliações e reduções de figuras.
Na sala de aula montaram prismas, pirâmides e não poliedros.

* Estudo de figuras geométricas planas : Conceituar polígonos regulares, produzir e analisar transformações de figuras planas.

 

Aula prática: Terrário - 6°anos


Na aula prática de ciências os alunos montaram um terrário para investigar o ecossistema, observando e compreendendo as relações existentes nesse ambiente. Houve muito envolvimento, trabalho em grupo e muita curiosidade que resultaram no levantamento de hipóteses que serão discutidas e investigadas durante as aulas.

Ciências

Acolhimento, apresentações, expectativas de aprendizagem e muita interação nas primeiras ideias do conteúdo. Assim, se iniciaram as aulas de ciências com os alunos do 6°A e 6°B.

Figuras Bidimensionais - Matemática
6º anos A e B

Os alunos refletiram sobre a redução de figuras bidimensionais e sobre a ideia de semelhança de figuras planas. Também perceberam a simetria na natureza, questionando se a mesma só ocorre na matemática.

Classificando os seres vivos -  6°anos

Nas aulas de ciências os alunos trabalharam em grupo, produzindo cartazes referente ao sistema de classificação dos seres vivos em cinco grandes reinos. Houve também, a apresentação de alguns trabalhos para a turma do 9°A, possibilitando uma interação e troca de conhecimentos entre os alunos.

   

     

     

Os alunos do 6º anos A e B  trabalharam a transformação de figuras planas, elaboraram a representação de modelos geométricos desenvolvendo assim, a apreciação da geometria como forma de descrever o mundo físico.

  

Ciências 6°anos - Aula prática: Investigando a flor.
Os alunos observaram as flores e conheceram mais sobre a sua anatomia.

Ciências 6°anos - Aula prática e interativa.


Os alunos construíram um modelo para representar o caule por dentro, testar sua função de sustentação e investigar os vasos condutores. Eles aprendem ciências na prática e se divertindo.

Espanhol -  "¿Quién soy yo?"
Os alunos fizeram uma produção de texto com o objetivo de trabalhar o vocabulário e a escrita da língua. Descreveram nesta o seu nome, sobrenome, apelido, idade e nacionalidade (resultado dos diálogos produzidos em sala de aula).
Confira alguns dos trabalhos.

 

Os alunos do 6°B trabalharam em Língua Portuguesa o gênero textual Bilhete. Através deste meio de comunicação, parabenizaram seus colegas pelo desempenho no Pueri Avalia.

6º ano B - Aqui, a gente lê.


As aulas de leitura são muito importantes para o crescimento cultural dos alunos.
A biblioteca  é um ambiente propício e convidativo para isso. Os alunos escolhem seus livros e viajam com as aventuras dos personagens. Imaginação liberada nessas aulas.
E você? gosta de ler?

 

6°anos - Conteúdo digital
As aulas interativas de Ciências, com o estudo do conteúdo digital que faz parte do material pedagógico.

Sistema de Numeração 

Os alunos preparam um material expositivo sobre seu estudo sobre o sistema decimal mediante a comparação com outros sistemas de numeração.
Identificaram padrões no sistema numérico atual e o modo como os números estão relacionados entre eles.

Construção de um terrário 

Com objetivo de estimular a observação, a curiosidade e o levantamento de hipóteses, os alunos construíram um terrário para simular um ambiente natural, possibilitando a investigação das relações entre os seres vivos e elementos não vivos que compõem um ecossistema. Nas aulas de ciências os alunos se divertem e aprendem! Confiram as fotos.

6º ano B - Modelagem


Os alunos nas aulas de Ed. Artística, utilizaram argila para criarem uma máscara, após terem estudado um pouco sobre a história das máscaras na apostila O teatro e as máscaras.

6ºB e 3º B -  Culinária " Palha Italiana"

Gênero textual: Receita

Os alunos fizeram a receita de uma saborosa  palha italiana num momento de integração com os alunos do 3º ano B

 

Saída de Estudos - 6º e 7º anos - Pinacoteca e Museu Catavento - SP

(Confira mais fotos deste evento em nossa página do facebook)

Ciências
Aula prática  - 6ºB

Os alunos trouxeram alguns exemplares de rochas e minerais para serem investigados durante a aula. Muito curiosos eles identificaram e compararam esses materiais, tornando assim, a aula mais produtiva e prazerosa.

 

6º A e B - Matemática

História dos Jogos com Cartas

Durante as aulas no laboratório de informática, os alunos desenvolveram uma pesquisa sobre a história dos jogos com cartas e origem dos naipes.

 

Pixel Art

Os alunos preparam um material especial durante as aulas no laboratório de informática. Desenvolveram atividades de Pixel Art, orientados pelo professor, com o tema Alice no País das Maravilhas.

 

 

Espanhol: Trabalhando os Aspectos Físicos

 

Diversidade nas folhas - 6ºB

Na aula prática de ciências os alunos do 6º ano fizeram o estudo da folha, observando suas formas e características.

 

Observando as flores - 6ºA

Na aula prática de ciências os alunos conheceram a anatomia de uma flor.

 

 

Aula ao ar livre


Na aula de ciências os alunos do 6ºano fizeram um estudo de campo no entorno da escola, para observar e investigar as plantas. Eles adoraram a experiência e o contato com a natureza.

 

Aulas de Leitura - 6º ao 9º anos

As aulas de leitura do 6º ao 9º anos com a Profª Clélia Gimenes têm sido assim...
Relaxar e ler o que gosta, melhora o desempenho intelectual e colabora para o enriquecimento cultural do aluno.

 

Espanhol - Híspanohablantes

Os alunos se reuniram em duplas para formularem diálogos em Espanhol. 

 

Investigando o ecossistema

Na aula prática de Ciências os alunos dos 6º anos, construíram um terrário com pedras, terra, plantas e animais para simular um ambiente natural e observar as relações dos seres vivos entre si e com os elementos não vivos do ambiente. Eles se divertiram e aprenderam muito com a experiência!

Pesquisa

Na aula de ciências as turmas do 6º ano, foram para a sala de informática pesquisar sobre o mosquito Aedes aegypti, com o objetivo de conhecer as características, hábitos e comportamento do mosquito e com isso, desenvolver um trabalho de conscientização com foco na prevenção e eliminação de possíveis criadouros.

 

 

 

Testando algumas propriedades do ar

Os alunos dos 6º anos investigaram algumas propriedades do ar, através de diferentes experimentos. Em grupo eles apresentaram as suas hipóteses e os resultados obtidos.

Identificando os ossos

Os alunos do 6ºano trouxeram chapas de raio X retratando partes do esqueleto humano para analisar, identificar e classificar os ossos.

Gênero Textual : Receitas

Na aula de Língua Portuguesa, a professora Clélia Gimenes trabalhou Gênero textual Receita. Os alunos fizeram aromatizador de ambiente. Foi uma aula  interativa e perfumada!

PROJETO XADREZ

Os alunos dos 6º anos deram início ao projeto “xadrez”. O projeto, que engloba as matérias Matemática e Educação Física, proporciona aos alunos, além dos benefícios conhecidos do jogo, a interação maior da turma. Nas primeiras aulas, os alunos aprendem na teoria e depois, na prática, os movimentos, as nomenclaturas das peças e os movimentos, para depois aprenderem, todos no mesmo ritmo, as demais propriedades do xadrez.O mais importante desta atividade é fazer com que os alunos aprendam, com o jogo, a respeitarem os seus limites e os limites dos colegas, regra básica da convivência social, escolar e familiar, lema esse, sempre pregado pelo Colégio Farroupilha em seus 40 anos de existência.

 

Classificando os seres vivos

Em grupo os alunos do 6º ano estudaram os critérios de classificação dos seres vivos nos cinco reinos. O trabalho resultou na confecção de criativos cartazes e apresentações para a turma.

As aventuras de Ullises

Um divertido jogo de tabuleiro foi compartilhado pelos alunos dos 5º e 6º anos, durante uma aula de História da professora Paula. Os alunos,interessados pela história da Grécia Antiga, se divertiram e aprenderam com as informações contidas no jogo.

Observando as flores

Nossos pequenos cientistas realizaram mais uma atividade de investigação, coletaram diferentes flores para fazer a observação e a comparação entre elas. E ainda, com o auxílio da lousa digital, puderam identificar algumas estruturas importantes para a reprodução das plantas.

Investigação: Por dentro do caule

Os alunos dos 6º anos montaram um modelo para compreender a estrutura interna do caule. Através da atividade prática e interativa, eles conheceram os vasos condutores de seiva que são importantes estruturas de condução de substâncias para as plantas.

Investigando as folhas

No entorno da escola, os alunos dos 6º anos observaram a diversidade vegetal e, em seguida, coletaram diferentes tipos de folhas para o estudo em sala de aula.

Jardim sustentável

Os alunos do 6°B foram visitar o jardim sustentável da escola e tiveram uma agradável surpresa ao observar uma ave que fez o seu ninho em uma das garrafas pet. Acompanharemos o desenvolvimento dessa vida em nosso jardim.

Estudo do meio:  Minha Escola na SANASA

Os alunos dos 6° e 7° anos participaram do programa minha escola na SANASA que tem por objetivo a divulgação ampla de conceitos sobre a importância do cidadão em relação ao meio em que se vive, e do recurso natural água.
Com o estudo, os alunos compreenderam melhor os conteúdos sobre a água, trabalhados nas disciplinas de Ciências e Geografia. Foi contemplado o conhecimento das diversas etapas do tratamento da água e saneamento ambiental.

Investigando as substâncias

Na aula prática de ciências, os alunos dos 6° anos  testaram a solubilidade de algumas substâncias e observaram diferentes tipos de misturas.

Tema Água

Alunos dos sextos anos do Colégio Farroupilha participam do Tema Água.

Os alunos dos sextos anos do colégio Farroupilha sob a orientação do professor João Luiz ( Matemática ) também fizeram sua parte para a conscientização do uso racional da água. Fizeram cartazes e debates sobre o assunto, onde puderam colocar suas ideias para o uso racional da água.

A Arte de Pablo Picasso

Ao estudar a biografia e as obras do artista Pablo Picasso, os alunos estudaram a estrutura da obra e os motivos pelo qual o artista criou a obra Guernica; entenderam a importância da arte, ao retratar um acontecimento histórico, e a função dela, ao denunciar uma guerra como Picasso fez.


Surgiu a ideia de utilizarmos alguns elementos visuais da obra e criar uma intertextualização com os problemas atuais que viveram.
Decidiram quatro temas para serem abordados: preconceito, desmatamento, violência no esporte através das disputas e violência urbana.
Cada aluno elaborou um projeto e no final decidimos qual melhor representava o tema.


Após essa decisão, iniciaram os desenhos paineis. Foi observada a dificuldade de ceder às vontades individuais, em prol do coletivo. Foi um grande exercício apreciar o desenho do colega, valorizar e aceitar.


Estamos em processo de construção e já é perceptível o quanto os grupos estão em sintonia.

Figuras geométricas espaciais

Os objetos do mundo real ganham significados com o estudo dos modelos geométricos. Descrever os objetos e suas posições, classificá-los e representá-los. Estabelecer relações entre eles são abordagens importantes para o desenvolvimento do senso ou raciocínio espacial. Os alunos dos 6 anos (A e B) exploraram essas ideias a partir da manipulação de modelos de formas trigonométricas construídas pelos próprios alunos.

Momento Leitura Livre & Leitura Orientada

Momento Leitura Livre

Projeto “Momento Leitura Livre”, em que o aluno assume sua posição de leitor de um modo mais livre e prazeroso. A ele são oportunizadas as escolhas de leituras a partir dos seus próprios critérios.

 

Leitura Orientada

Projeto “Leitura Orientada” visando à leitura profunda e investigativa de uma obra literária. Ler além da superfície do texto, relacionar significados (inferir sentidos) e explorar ao máximo o universo da obra escrita. A partir da criação de uma rotina de leitura, desenvolver ao máximo a capacidade leitora do aluno.

 

Aula interativa de Ciências na Lousa Digital

Na aula de Ciências os alunos interagiram com a lousa digital e aprenderam mais sobre a diversidade dos animais.

Quartos de crianças e a formação do lugar

Nesta atividade, realizada junto aos sextos anos, analisamos a obra do fotógrafo britânico James Mollisson “Where Children Sleep”, na qual retratou quartos de crianças espalhadas pelo mundo, ressaltando-se as influências culturais, políticas e econômicas na construção do lugar. Em grupos, os alunos escolheram e avaliaram quartos de crianças e produziram uma leitura crítica geral do trabalho.

 

Origem dos seres humanos

Cientistas, religiosos, filósofos e pessoas comuns têm hipóteses diferentes para a pergunta:

“Como surgiram os seres humanos?”. Diante desse fato, estudaremos as duas hipóteses mais aceitas:

Explicação religiosa - CRIACIONISMO 

Explicação cientifica - EVOLUCIONISMO OU DARVINISMO

 

Terrário: um pedaço da natureza na sala de aula 

Na aula de Ciências os alunos “colocaram a mão na massa” e construíram o seu próprio ecossistema em miniatura. Foram reutilizadas garrafas pet para a montagem do terrário.

A atividade despertou muita curiosidade e gerou vários questionamentos como, por exemplo: “será que as plantas e os animais podem sobreviver em um ambiente fechado”?

Vamos descobrir a resposta para essa e outras perguntas nos próximos dias observando e investigando.

___________________________________________________________

Ritmos- A Linguagem do Corpo.

Neste projeto explora-se a linguagem corporal dos movimentos da dança. A dança, enquanto comunicação propicia um movimento lúdico e dialógico rico para suscitar habilidades comunicativas.

Envolvidos no universo dos ritmos que, construídos histórico e culturalmente, desde a década de 50 até os dias atuais, é dada aos alunos a oportunidade de desenvolver competências e habilidades comunicativas que passam pelo corpo (ritmos) e pela leitura e escrita. Parte-se, então do principio que todo o movimento de aprendizagem passa pelo corpo.

Deste modo, estudando os movimentos musicais desde os anos 50 até os dias atuais, o sexto ano traduz esse conhecimento em movimentos corporais e em criatividade textualizando um musical.


Simetria, Tangram e Ampliação

Esta atividade tem como objetivo:

* observar formas geométricas presentes no elementos da natureza, nos objetos criados pelo homem e suas características

* estabelecer comparações entre os objetos do espaço físico e as figuras geométricas

* ampliar e reduzir figuras planas, identificar os elementos que não se alternam  e os que se modificam. 

Estudo da semente de feijão.

Com o objetivo de reconhecer a importância da semente e compreender as etapas da germinação de uma planta, os alunos do 6º ano realizaram o experimento da semente de feijão.

Verbetes de Enciclopédia - 6ºB

Os alunos estudaram um pouco mais sobre o gênero textual verbete de enciclopédia. Analisaram seus textos, algumas coleções pertencentes ao acervo da escola e entre tantas curiosidades a coleção "Tesouros da Terra: Minerais e Pedras Preciosas" .

Samambaias

Os alunos realizaram um estudo de campo com  o objetivo de observar e identificar as principais estruturas das samambaias.

 

Os Frutos 

Uma maneira divertida de aprender sobre os frutos é saboreando-os !
Desta forma, os alunos do 6º ano compararam diferentes frutos e aprenderam a diferença entre o fruto de um árvore e o que costumamos chamar de fruta.

Sistema de Numeração Decimal

Analisar as características do sistema de numeração decimal a partir de comparações com os antigos sistemas numéricos egípcio e romano. Estabelecer relações de semelhança e diferença entre os sistemas criados ao longo da história facilitando a compreensão das regras de formação dos numerais do nosso sistema de numeração. O valor posicional, a base decimal e a criação do zero são aspectos importantes na análise dos sistemas.

Investigação: Observando flores

 

Na aula prática de Ciências os alunos fizeram a observação e a comparação de diferentes flores. Depois, desenharam as flores e descreveram suas características.

 

Observando folhas

Os alunos coletaram diferentes tipos de folhas e observaram suas principais características. Depois, gravaram a marca da folha em uma folha de papel com o objetivo de identificar a sua diversidade.

Investigação: O abastecimento de água em sua cidade

Em grupo, os alunos confeccionaram cartazes com as informações de cartilhas que foram cedidas pela SANASA, após o estudo do meio.
Com a conclusão do trabalho, os alunos compreenderam de onde vem a água que sai da torneira de sua casa e por qual tipo de tratamento que ela passa, além de dicas de preservação desse nosso bem maior, a água.

 

Mapeando o bairro da escola  6ºA

Com auxílio da ferramenta Google Earth e a interação na lousa digital, em grupo os alunos construíram o biomapa do bairro da escola, com objetivo de levantar as potencialidades e fragilidades do local e propor soluções. Vejam as fotos, eles se divertiram com a atividade.

Observando misturas

Na aula prática de Ciências, os alunos observaram diferentes misturas e reconheceram alguns métodos de separar essas misturas, identificando a presença desses processos dentro do cotidiano.

 

Investigação: Meça seus passos

Os alunos do 6º anos participaram de uma atividade prática interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Ciências e Educação Física com objetivo de compreender as formas de locomoção no solo, conteúdo trabalhado em ciências.
Com auxílio do professor de Ed. Física, eles mediram uma certa distância na quadra da escola e percorreram essa distância andando e depois correndo. Anotaram os passos que deram nas duas situações e os resultados obtidos foram trabalhados na aula de ciências.

Projeto: Raízes brasileiras - Espaço Inventor de Sonhos


Os alunos dos 6º anos, orientados pelos professores Marli  de Arte e Carlos de Língua Portuguesa participaram da oficina da artista plástica Natasha Faria, onde aprenderam a produzir papel machê (arte e reciclagem) e com ele confeccionaram bonecos de mamulengos, tão típicos da cultura nordestina. Com os bonecos, em seguida, realizaram com improviso e criatividade brincadeiras teatrais.

 

Matemática: Calendário

Esta atividade auxilia na observação das formas gemétricas presentes nos objetos criados pelo homem e sua características.
Assim, o aluno poderá estabelecer comparações entre objetos do espaço fisico e as figuras geométricas. Para identificá-las os alunos construiram figuras identificando faces, vértices e arestas de poliedros.Desenvolveram uma apreciação da geometria como uma forma de descrever o mundo físico.

 

Por dentro do ovo - 6ºB

Na aula prática de Ciências, reunidos em grupos os alunos "colocaram a mão nos ovos" com o objetivo de observar suas diferentes partes : casca, membrana da casca, calaza, câmara de ar, clara, gema e disco germinativo. A atividade despertou a curiosidade e o aprendizado se deu de forma divertida!

Nenhum registro no momento.

Compartilhe: