5º Anos: Conceitos Geográficos

Você está em: Ensino Fundamental » Atividades do Ensino Fundamental

Conceitos Geográficos

Os alunos do 5º ano B receberam o Professor Marcos de Geografia (Ens. Fund.II) para um trabalho especial. Uma pesquisa dirigida onde puderam analisar paisagens relacionando-as a conceitos geográficos utilizando o celular como recurso de pesquisa.

Tarde Cultural - 5º ano B
Os alunos se reuniram para trocar seus saberes de modo criativo e inspirador expondo aos amigos de sala suas criações.
Muita dança, esporte, habilidades e coletividade.

Os alunos do 5°e 8° anos A finalizaram a atividade de produção textual com a leitura dos Contos para a turma toda nas aulas de Língua Portuguesa.
Foram avaliadas a coesão,  coerência e  os tipos de discursos. Houve muita criatividade nessa atividade! Parabéns a todos os envolvidos!

Fechando o conteúdo de Ciências sobre misturas e soluções, os alunos do 5º ano B colocaram os conceitos estudados em prática desenvolvendo em grupos uma receita com autonomia, criatividade e apresentando para colaboradores  do Colégio degustarem de seus talentos.

 

Tirar dúvidas com os colegas é uma prática rotineira dos alunos do 5º A em nossas aulas. As trocas facilitam a aprendizagem, fortalecem o vínculo e promovem a construção coletiva do conhecimento.

 

Os alunos do 5º ano B fizeram  uma intensa atividade de Ciências sobre o sistema do corpo humano, construindo saberes com pesquisa, recursos manuais, tecnológicos, e muita troca de habilidades e conhecimento no trabalho em grupo.

* Acompanhe todas as fotos em nossa página do Facebook.

5º ano A - Atividades em grupo

Momentos de troca e colaboração

Na oficina de Matemática, os alunos do 5º A construíram um transferidor de papel que foi usado para estimar medidas maiores , menores ou iguais ao ângulo reto.

 

Os alunos do 5º A utilizaram a calculadora como material de apoio na aula de matemática.

 

Os alunos do 5º A exploraram em duplas um jornal local reconhecendo nele os recursos usados para despertar o interesse do eleitor e as indicações para localizar um assunto dentro do jornal.

Alunos do 8º ano revisaram as formas geométricas ensinando dobradura aos alunos do 5º anos.

 

 

5º anos - Ed. Física
Conhecendo as estruturas corporais

 

5º anos - Jogos Desportivos

OS alunos experimentaram diversos movimentos do Handebol, Futebol, Basquete e Vôlei

   

   

5º ano A - Teatro

Os alunos organizaram um pesquisa sobre épocas significativas da história do Teatro no mundo. Organizaram as pesquisas em cartazes e compartilharam as informações que trouxeram  com a classe.
Os temas escolhidos foram: o teatro romano, a ópera chinesa, o teatro japonês, a commedia dell´arte e o teatro de marionetes.

     

     

     

Câmbio - Ed. Física

Os alunos experimentaram essa atividade que é um pré-desportivo do Vôlei.

 

5º ano A - Roda de Leitura

Nossa roda de leitura é muito esperada. Acontece todas as 6º feiras e o 5 ano A aproveita para dialogar sobre o livro trabalhado.

 

5ºA – A curiosidade na aula de Ciências

Uma aula instigante de ciências foi preparada com perguntas feitas pelos alunos do 5ºA, orientados pela professora da sala e pela professora Pollyana (Ciências).

Diversos temas que despertam a curiosidade dos alunos, foram contemplados como: Universo, Corpo Humano, Seres vivos, Saúde e Reprodução.

Foi um momento prazeroso e importante, onde estimular a curiosidade dos alunos torna o aprendizado mais eficaz e agradável.

"Projeto Tecnológico - Super Cola"

Os alunos do 5º ano B, desenvolveram  um  Projeto Tecnológico para testar uma "super cola" como confere a sugestão do material pedagógico. A investigação, o pensamento científico e a diversidade de ideias nortearam toda a atividade.

5º ano A

Projeto Cinema

Divididos em pequenos grupos, os alunos do 5º ano A utilizaram o Laboratório de Informática  para pesquisarem sobre a vida e a contribuição para o cinema de nomes famosos como Thomas Edison, Auguste e Luis Lumière e Georges Mélies.

As informações foram posteriormente compartilhadas através da apresentação dos grupos para a classe onde todos conheceram sobre a história da origem do cinema.

Projeto Cinema - 5º ano A

O 5º ano A teve como desafio ler e classificar gêneros de filmes. Os recortes foram agrupados pelos diversos gêneros e os filmes de animação foram os mais comentados.

 

5º A - Leitura Compartilhada


Na aula de Biblioteca desta semana, contamos com a colaboração da bibliotecária para darmos início a leitura do primeiro capítulo do livro adotado pelas turmas do 5º ano "O Livro da Selva" de Rudyard Kipling.
Analisamos e identificamos o ambiente da narrativa e os personagens apresentados.

5ºB - Reencontro, amizade, novas aventuras..

Explorando a identidade através da linguagem das imagens. Primeiro dia de aula da turma recheado de reencontros, amizades e novas aventuras.

 

Probabilidade e Estatística

Os alunos do 5º ano B receberam a visita do profº João, professor de matemática dos alunos do 6º ano para uma aula diferente, estudaram sobre probabilidades e estatísticas.

Teatro de Fantoches - 5º Anos A e B


Os alunos organizaram um teatro de Fantoches baseado  numa produção de texto feita em sala de aula sobre o livro "Alice no País das Maravilhas". E para conferir este belíssimo resultado, foram convidados os alunos dos 2º anos para uma sessão especial de Teatro de Fantoches.

 

Inglês - Menu

Os alunos  estão aprendendo mais sobre comidas, bebidas e sobremesas em Inglês. Desenvolvendo mais esse vocabulário, os alunos criaram em casa um menu de um restaurante que eles inventaram.

 

Os alunos dos 5º anos A e B realizaram uma atividade com os alunos dos 4º anos na biblioteca do colégio.
A atividade teve como objetivo transmitir aos alunos dos quartos anos informações sobre o Jornal, projeto que os alunos dos quintos anos estão desenvolvendo em sala de aula.
Os alunos dos quartos anos puderam conhecer as informações básicas contidas num jornal como: o cabeçalho,as manchetes, as notícias, as reportagens e os diferentes cadernos que o compõe. Puderam ainda realizar a atividade com as "tirinhas" dos quadrinhos (localizadas em um dos cadernos), e saber que no jornal também há humor.
Foi um momento em que os alunos dos 5º anos puderam vivenciar um dia de "mestre" e passar os conhecimentos aprendidos aos demais alunos.

Culinária de Páscoa

Os alunos puderam vivenciar uma culinária rápida preparando um pirulito de doce de leite com chocolate para comemorar a Páscoa!

 

Projeto L.E.R.

Os 5º anos A e B iniciaram os trabalhos do Projeto L.E.R., envolvendo a leitura de jornais e o reconhecimento de suas partes.


 

Galáxias

As galáxias são sistemas de estrelas isoladas no espaço, compostas também de nebulosas, poeira e gás, que constituem o Universo. Para representar uma galáxia espiral, os alunos usaram copos plásticos e puderam  observar de vários ângulos sua representação.

 

A reprodução

A professora de ciências do 6º ao 9º,  Pollyana, ministrou para os alunos do 5º ano A uma aula sobre reprodução. Os alunos escreveram suas dúvidas e curiosidades sobre o tema e a professora Polly procurou respondê-las.

Poesia Concreta

Os alunos do 5º B, da professora Eliana, realizaram uma atividade sobre poesia concreta junto com os alunos do 9ºB , coordenados  pela professora Clélia Gimenes. Foi uma experiência divertida e educativa no primeiro contato da turminha com o mundo da poesia.

Sistema Solar

Empolgados com os estudos sobre planetas, os alunos dos 5 º anos montaram um painel do Sistema Solar e verificaram a diferença de tamanho entre os planetas interiores e exteriores.

 

Folclore: Peteca

Estudando sobre a cultura indígena, os alunos descobriram que a peteca já era jogada pelos nativos como forma de recreação. O nome peteca é de origem tupi:

"PE´TECA", que significa bater com as mãos. 

A brincadeira foi explorada pelos alunos que se divertiram em um campeonato organizado por eles.

Projeto Leitura: Aventura das Palavras

Os alunos em parceria com a Biblioteca fizeram um roda de conversa onde expuseram sua pesquisa sobre o autor do livro que escolheram para a leitura semanal e colocaram os pontos  que mais marcaram nestas leituras.
Identificaram os gêneros literários. suas características e elencaram um "Top 10" da semana, indicando num ranking os melhores livros lidos pela classe.

Investigações rápidas

Os alunos dos quintos anos comprovaram que, durante a respiração, os pulmões eliminam gás carbônico.
Assoprando suavemente o canudo em uma mistura de bromotimol, perceberam que a solução  de água mudou da cor azul para a amarela comprovando que havia gás carbônico no ar que expirou.

 

Com outra experiência os alunos concluíram que o tamanho da partículas de um alimento influência no tempo da digestão.Compreenderam que o processo de digestão se inicia na boca, com a mastigação. E foi assim que introduzimos nosso estudo do Sistema digestório.

Postura legal

Os alunos de 1º ao 4º ano aprenderam sobre possíveis problemas causados pela má postura. Conheceram a estrutura e a localização da coluna vertebral, a sua importância e como mantê-la saudável andando, sentando, dentando e levantando de maneira correta, além de como carregar suas mochilas e alongar sua coluna. Isso tudo graças ao estudo desenvolvido pelos alunos dos 5º anos, que pôde ser apresentado aos colegas visando a consciência postural, durante as aulas de Educação Física e Ciências.

Hora da leitura

Em parceria com a bibliotecária, os alunos dos 5º anos têm explorado os livros do acervo da escola e suas diferentes temáticas.
Dessas temáticas, a mitologia ganhou destaque entre os alunos do 5º ano A, com os livros da saga “ Pearcy Jacson”,  que eram lidos em muitos momentos livres em sala de aula ou na biblioteca.

Veja alguns depoimentos dos alunos sobre o tema mitologia e a saga do autor Rick Riordon :

  • Davi: “Gosto das lutas com os ciclopes”.
  • Nathasha:  “Adoro  esse livro porque é de aventura”.
  • Thiago:  “As aventuras se passam em lugares diferentes”.
  • Thiago:  “As aventuras se passam em lugares diferentes”.

Jornal Mural

Os alunos dos 5º anos A e B organizaram um jornal mural na classe.  Em grupos, combinaram a organização e apresentação, bem como as seções que deverão fazer parte do mural.
O  jornal mural será feito  e renovado sistematicamente a cada semana, durante este semestre.

Investigação:  Qual desses dois bicos pode triturar sementes?

Em pequenos grupos e com materiais em mãos, os alunos dos 5º  anos  A e B investigaram qual o tipo de bico  de ave que é mais adaptado para triturar sementes.
E você, o que acha? O bico da garça ou do cardeal?

Nossos alunos já sabem a resposta!

Para que serve o conhecimento do passado?

Estas e outras questões têm sido debatidas  em nossas aulas de História onde abordamos o povoamento da América. O trabalho dos arqueólogos e paleontólogos e a sua importância para compreender como viviam nossos antepassados foi um dos temas de nossa discussão.

Realizamos no início do ano uma dinâmica de sensibilização e sociabilidade. Os alunos "colhiam flores" que se abriam mostrando palavras. Cada um  comentava o sentimento que se remetia a palavra.

 

Experiências de Física

Os alunos dos 4º e 5º anos receberam a visita do Profº João Luiz (Matemática), que os orientou com algumas experiências de Física aprendendo mais sobre campo magnético, materiais condutores de energia elétrica e a utilidade da corrente elétrica (temáticas citadas em apostila).

 

Misturas

Os alunos experimentaram em sala a possibilidade de misturar diferentes elementos  de texturas, dimensões e estados variados. Após verificarem o  resultado final, tentaram separá-los utilizando utensílios como peneiras, coadores entre outros.

Estudo do Meio – “Bienal de Artes e Museu da Língua Portuguesa”

Museu da Língua Portuguesa : Este estudo visa mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura; celebrar e valorizar a Língua Portuguesa, apresentando suas origens, história e influências sofridas; aproximar o aluno de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da Língua Portuguesa; valorizar a diversidade da Cultura Brasileira.

31º Bienal de Artes : Os alunos puderam se aproximar mais deste evento enriquecedor que  é constantemente responsável por projetar a obra de artistas internacionais desconhecidos e por refletir as tendências mais marcantes no cenário artístico global: é considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional. 

Reconto de Livros Infantis em Espanhol

Na disciplina de espanhol, os alunos do 7º ano B fizeram a releitura dos clássicos infantis (em espanhol) e representaram para os alunos do 5º ano B em uma visita mais que especial.

Haicai

Dentro do estudo sobre os poemas e poesias, os alunos dos 5 anos confeccionaram "haicai", uma forma de poesia que surgiu no Japão. O "Haicai" é escrito com poucas palavras, mas transmite uma mensagem de reflexão.

Foi uma atividade desafiado, mas gratificante para nossos alunos, introduzindo-os a esse mundo mágico e contagiante: o mundo da poesia.

 

Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Os alunos do 5º ano B contaram com a presença da professora de português Francilele (6º ao 9º ano) para um momento literário especial, recheado de comentários e orientações sobre o livro paradidático Gato Malhado e a Andorinha Sinhá de Jorge Amado.

Sistema Respiratório

Os alunos do 5º ano em parceria com os alunos do 7º ano simularam um pulmão com material reciclado para compreender melhor o funcionamento do sistema respiratório.

Coluna Vertebral

Os alunos apresentaram para os demais colegas do 1º aos 4º anos um trabalho de pesquisa sobre a coluna vertebral, consciência postural durante as aulas de Educação Física.

Parabenizamos os 5º anos pelo empenho e dedição na exposição desta atividade.

 

Digestão

Os alunos do 5ºB acompanhados pela professora Eliana, foram convidados pelos alunos do 7ºB a participarem de uma aula sobre o sistema digestório. Houve uma troca de conhecimento entre eles e uma interação nas atividades propostas. Os alunos do 7ºB desenvolveram com os alunos convidados atividades interativas na lousa digital. 

 

Tendões, ossos e articulações

Através da dissecção monitorada de coxas e sobrecoxas de frango, os alunos dos 5º anos puderam visualizar a disposição dos músculos, tendões, ossos e articulações.

Algumas temáticas trabalhadas em 2013:

 

Semana da Criança: Oficina de Brinquedos Reciclados

Os alunos dos 5ºanos participaram de uma Oficina de Brinquedos Reciclados pelas festividades da Semana da Criança construindo um peão.

 

Sensibilização Poética

Os alunos assistiram uma aula com o Profº Carlos Piedade sobre a musicalidade nos poemas. Uma aula interativa onde puderam compor um jogral em multivozes. Assim, compreenderam que a definição sobre o "fazer poético"  transforma-se em um brincar com as palavras.

 

Palestras:

Roberta Jameli:

Os alunos receberam a visita da dentista Roberta Jameli (mãe do aluno Luis Felipe - 5ºA) que tratou da importância que devemos ter com a nossa higiene bucal.

 

Márcio Pinto:

Os alunos participaram de uma palestra com o biólogo da Unicamp Marcio Pinto ( pai da aluna Lara Landy) que ressaltou a importância da doação, estudos sobre medula óssea e as propriedades do sangue.

 

Física Prática

Os alunos dos 5º anos realizaram com o professor João Luiz uma série de experiências para construir o conceito de corrente elétrica.

Lâmpadas foram acesas com ajuda de pilhas e fios.Constatamos que a corrente elétria produz calor pela incandescência da palha de aço.

As aulas práticas facilitam a compreensão da procedência da energia elétrica, de como ela chega a nossas casas e assim, podemos refletir sobre a utilização desta energia em nosso dia a dia.

O Jornal do nosso dia a dia"

Nossos pequenos leitores conheceram a organização de um jornal desde a função da 1 página à sua distribuição de notícias nos cadernos e seções.

Esta atividade está vinculada aos estudos da Unidade III da apostila denominada "O jornal do nosso dia a dia"

Pesquisa sobre Civilizações Antigas (América Latina)

Os alunos dos 5º anos estão organizando um seminário sobre Incas, Maias e Astecas. Realizaram uma ampla pesquisa sobre este tema.

Minha Querida Assombração

Começamos a leitura de mais um livro paradidático "Minha Querida Assombração" de Reginaldo Pranti.

Nossos leitores contam com o apoio digital online  onde mediante uma senha  pessoal  respondem questões propostas através de um quizz.

Bom trabalho a todos!

Aula Prática de Ciências

Muito interessados e curiosos os alunos observaram e manipularam numa coxa e sobrecoxa de frango os músculos, tendões, articulações, ossos, pele e vasos sanguineos.

Atividades práticas enriquecem e complementam os estudos realizados. 

Gato Malhado e a Andorinha Sinhá 

Atividade: A vaca mocha fala espanhol...

Durante a leitura do livro, a Vaca Mocha ( personagem da história de Jorge Amado) fala em espanhol com a Andorinha Sinhá. Curiosos com a língua e interessados em aprender mais sobre ela, os alunos participaram de um encontro com a professora Tereza ( espanhol ) e aprenderam  palavras e expressões em castellano.

Fue una clase muy buena...

Atividade : Trocando Idéias

Os alunos dos 5ºanos e 7ºanos desenvolveram uma parceria na leitura do livro " O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" de Jorge Amado. Em sala, realizaram atividades com ilustrações e poesias após a análise do livro.

Releitura Poética : Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Após leitura do livro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" de Jorge Amado, feita pelos alunos dos 5ºanos, sob a orientação dos alunos dos 7ºanos juntamente com a professora Clélia, esses organizaram uma exposição de painéis artisticos com desenhos e poesias sobre o livro.

O tema dessa atividade foi a leitura poética da obra através das  quatro estações do ano. Um trabalho gratificante que resultou de uma parceria dedicada, respeitando as diferenças das idades entre os alunos e suas impressões pessoais.

Vulcões ( Você sabe o que acontece dentro deles? )

Focalizando a constituição da Terra em seus componentes sólidos, líquidos e gasosos, os alunos exploraram através de uma simulação um vulcão em erupção. A maquete foi confeccionada com argila e o magma obtido através da mistura de alguns ingredientes.

Atividades : Projeto Cinema

Filme: "As Aventuras de Pi".

Um dos romances mais importantes do século, que se tornou uma das grandes produções cinematográficas do ano, "As aventuras de Pi" narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.

Atividades : Projeto Cinema

Filme: "As Mil Palavras".

Dando sequencia ao Projeto Cinema, os alunos dos 5º anos realizaram atividades onde puderam refletir sobre o filme As Mil Palavras, protagonizado pelo ator Eddie Murphy. Neste filme, depois de trapacear num acordo, Jack McCall (Eddie Murphy) descobre uma árvore em seu jardim. Ele percebe que, a cada nova palavra que pronuncia, uma folha cai. Quando milésima folha cair, Jack morrerá. Começam as preocupações para economizar cada palavra e refletir sobre o que realmente deve ser dito, agora com o coração.

Ativdades : Projeto Vinícius de Moraes

Os alunos dos 4º e 5º anos iniciaram o projeto pesquisando sobre a vida e a obra do compositor.  Cada aluno relatou nas aulas, um pouco sobre suas pesquisas. Apresentaram também uma música e um poema escolhido, que foram compartilhados com seus colegas , ampliando assim, o  repertório   musical e poético de cada um.
Assistiram um  vídeo com o poema “O Poeta Aprendiz”, interpretado e ilustrado por Adriana Calcanhoto. Os alunos trabalharam na capa do projeto e conheceram mais sobre a vida e obra de um dos grandes amigos de Vinícius de Moraes, Oscar Niemeyer.
Foram convidados a criar um projeto arquitetônico da fachada do colégio, moderno e com linhas curvas.

 

Compartilhe: