4º Anos - Momento de Leitura

Você está em: Ensino Fundamental » Atividades do Ensino Fundamental

Os alunos dos 4º anos nas aulas de arte experimentaram a tinta aquarela em pastilhas, se divertiram muito e usaram a criatividade!!

 

 

Momento de compartilhar a leitura e conhecer novas histórias.

 

Alunos do 4 ano C, além de conhecerem os conceitos sobre minerais e rochas como recursos naturais, puderam explorar os elementos tornando a aprendizagem muito mais significativa.

Alunos do 4 ano C desenvolveram o jogo da tabuada para aprender na interação com o outro tornando a memorização mas eficaz e efetiva.

Trabalho com espaço tridimensional com os alunos dos 4º anos nas aulas de artes!

 

Esta árvore representa amor, amizade, união e a natureza!

Os alunos do 4 ano C fazem das viagens de férias de julho uma verdadeira aula compartilhada e promovem um grandioso momento de aprendizagem.

A aluna Amanda do 4º ano B, completou nosso estudo sobre fósseis, trazendo para a sala 1 fóssil de peixe e 1 de lagarto.
Os alunos demonstraram muita empolgação ao observar concretamente o assunto estudado.
Agradecemos os pais por nos proporcionar essa experiência.

 

Que tal aprender fração com chocolate e fatias de pizza ?

 

Os alunos dos 4º anos colocaram em prática a aprendizagem sobre fração de forma divertida.

 

Para introduzir o conteúdo sobre medidas, realizamos na prática várias atividades.

 

Com o objetivo de explorar os polígonos e suas características os alunos do 4º Ano A realizaram o jogo proposto na apostila de Matemática!

Momento de aprendizado e diversão!!

 

4º Ano B 

Um jeito gostoso para construir o gênero textual Relatório de experiência.

 

4º Ano A - Garrafas com areia colorida

Com o objetivo de ampliar o conteúdo estudado na disciplina de História e vivenciar o trabalho manual, os alunos juntamente com as famílias confeccionaram lindas garrafinhas com areia colorida!

Confira as fotos dos alunos em nosso facebook!

4º ano A - Higiene Bucal

Com o objetivo de complementar o tema estudado em nossa apostila de Português, recebemos a Dra. Karina Abrahão (mãe do Rafael) que nos deu muitas explicações e orientações de como devemos cuidar da boca!
Os alunos ficaram bastante envolvidos. Obrigada Karina por estar conosco.

 

Ábaco

A construção do ábaco proporcionou aos alunos compreenderem o funcionamento de um antigo instrumento de cálculo.
Teve como objetivo retomar as regras do sistema de numeração decimal, destacando os agrupamentos na base 10.

 

4º ano A
Com o objetivo de melhorar a compreensão sobre a classificação das palavras quanto a tonicidade, os alunos trabalharam em equipes numa vivência de um jogo de dominó especial realizada no pátio.

4º ano B

Para introduzir o conteúdo sobre Polígonos os alunos construíram uma pipa com os familiares, o que resultou numa bela exposição.

 

4º ano A
Atividade interdisciplinar
Trabalhando o mesmo conteúdo (pontos cardeais e colaterais) nas disciplinas de Geografia e Inglês.

 

4º ano C - Os Cientistas

Pensamento Científico... A proposta é essa... Perguntar, investigar e descobrir...

4º ano B

A curiosidade sobre as características de alguns planetas do nosso sistema solar, fez com que os alunos  discutissem em grupo as informações trazidas de casa e elaborassem cartazes explicativos.

4º ano C  - História
Estudando sobre o trabalho nos laranjais.

Reconhecemos que os alimentos que chegam em nossa mesa passam por vários profissionais.

 

4º C - Dominó e Gramática
Aprendendo conceitos gramaticais (oxítona, paroxítona e proparoxítona)de maneira mais dinâmica e colaborativa.

4º ano B - Ciências
Pequenos cientistas utilizando instrumentos científicos para observar e analisar objetos.

Com o objetivo de observar e diferenciar retas paralelas e perpendiculares, os alunos do 4º ano A puderam experenciar e aprender esse conceito construindo lindas pipas juntamente com os familiares.

 

4º ano B

Conhecimentos prévios sobre Tropa e Tropeiros.
Pesquisar e investigar  fazem parte do nosso dia a dia.

 

Aula invertida
Os alunos do 4º ano B buscaram informações sobre diferentes gráficos.  Em sala fizeram a análise em grupos e confeccionaram cartazes.

 

Hora da História - Biblioteca

Os alunos do 4º ano B deram início a leitura do livro "Nas ruas do Brás" de Dráuzio Varella.
Um livro instigante que nos leva a uma grande viagem no tempo.

 

 

 

Contrução do Ábaco

Para intensificar o estudo do Sistema de numeração decimal, os alunos  construíram um ábaco para melhor compreender as classes e as ordens numéricas.

4º ano B
Aprendendo um pouco mais sobre rochas e minerais.

4º ano A

Aguardem!!! O vulcão esta sendo preparado para entrar em erupção.

  

E nosso vulcão entrou em erupção...

         

               

      

               

4º ano A - Fração

Os alunos realizaram o estudo de frações  utilizando o bolo como referência repartindo os pedaços tirando-os do inteiro.

4º ano B - Fração
Os alunos realizaram o estudo de frações utilizando chocolate e mexericas como referência repartindo os pedaços tirando-os do inteiro.

  

  

4º anos - Educação Artística
Os alunos nas aulas de Educação Artística criaram formas tridimensionais com a argila. Para concluir o processo, usaram a criatividade pintando as formas produzidas.

4º ano A

A turma confeccionou uma pipa para aprimorar seus estudos sobre polígonos.

Durante as aulas de ciências os alunos do 4º ano A manusearam vários instrumentos usados em uma investigação.

4º ano A - Dinâmica dos desejos para 2017

 

Magnetismo

O 4º ano A fazendo experimentos com ímâs ao estudar magnetismo.

4º ano B - Pesquisando sobre as eleições

Todo cidadão deve se conscientizar sobre seus direitos, ainda mais sobre o direito do voto.
Os alunos pesquisaram sobre a história do voto, como seus mecanismos evoluíram e sistematizaram um processo eleitoral fictício em sala de aula.
Elaboraram pesquisas sobre os candidatos a Prefeito de Campinas.

 

4º ano A - Cartas à Maurício de Sousa


Na revista semanal da Turma da Mônica, existe uma seção chamada “Correio da Mônica”. Os leitores escrevem cartas para esta seção sugerindo aos editores a criação de novas histórias em quadrinhos.
Cada aluno escreveu sua carta sugerindo histórias inéditas e receberam uma resposta da edição da revista.

 

Vulcão Ativo

Refletindo sobre os movimentos do interior da Terra que provocam consequências em sua superfície, os 4º anos fizeram a simulação de um vulcão ativo entrando em erupção.

 

Jogos de Fração - 4º anos

Os alunos sistematizaram os conceitos iniciais de fração através dos jogos. além de dinâmicos, os jogos promovem a interação entre os colegas e em pequenos grupos podem se apropriar de um saber mais efetivo.

 

Inglês

4°A e B: Meios de transporte com materiais recicláveis

Os alunos  aprenderam sobre meios de transporte. Em casa, eles abusaram da criatividade e criaram os transportes usando materiais reciclavéis.

 

Fração x Pizza

O 4º ano A, dando sequência ao estudo de frações, fez uma aula muito especial usando vários discos de pizzas para representar os inteiros e suas partes.

 

Rochas e Minerais


Os alunos dos 4º anos classificaram as rochas e identificaram as características dos minerais.

 

Tangram

O Tangram é um jogo milenar de origem chines. Ao jogar, os alunos articularam com o aprender através da ação, da forma de pensar individualmente e em grupo, observar, interagir, de maneira motivadora.

Fração x Chocolate - 4º anos


Que delícia!!
Os alunos usaram chocolate para aprender fração. Ficou bem mais fácil visualizar os diferentes inteiros, identificar quais partes destes foram retiradas para ser degustadas ou para presentear um colega.
A partir deste estudo, os alunos aprenderam que as partes em que o inteiro foi dividido, se chamam denominador, e as partes que são retiradas do inteiro se chamam numerador.

 

Dia dos Pais - 4º ano A


Momento de integração entre pais e filhos na oficina realizada no dia 13 de Setembro em comemoração ao Dia dos Pais.

 

4º ano B - Tecnologia e Informação

Os alunos realizaram uma extensa pesquisa sobre os eventos climáticos que ocorreram em Campinas na última semana do mês de julho deste ano. Como finalização, construíram um mural informativo para os colegas do Colégio.

 

4º anos - Chá do Chapeleiro Maluco

Em comemoração aos 150 anos da história "Alice no País das Maravilhas" um clássico da literatura estrangeira, os alunos assistiram a animação Disney (da década de 1950)e o filme produzido por Tim Burton (2010) baseadas no livro e fizeram relações históricas e sociais que esta história revela.

Para contemplar a atividade, se reuniram numa releitura do Chá do Chapeleiro Maluco, envolvendo acalento, guloseimas, o ato de compartilhar e fizeram uma enquete sobre os filmes assistidos.

Essa atividade é uma preparação para a feira do livro deste ano aqui no Colégio, que homenageia a obra de Lewis Carroll.

 

O Metro Quadrado - 4º ano A

Os alunos usaram régua, fita crepe e jornais para traçar o metro quadrado e entender o conceito de área. Com os quadrados que eles confeccionaram puderam no concreto fazer a medida da área da sala de aula.

Comemoração ao dia das mães – 4º ano A

No último dia 08 de Maio, os alunos fizeram uma homenagem às mães.
Cantaram, dançaram e junto com as mães confeccionaram o presente delas. Foi um momento de amor, carinho, com muito arte!

 

Pensamento Científico

Todos tem dentro de si um “cientista maluco”! E este “cientista” nos estimula a observar, investigar e pesquisar o mundo a nossa volta. Os alunos do 4º ano A e B  trabalharam em sua aula de Ciências o pensamento  científico, a curiosidade e a investigação.

 

 

 

Culinária: Leitura e Sabor - 4º anos A e B

Concluindo a leitura de Felpo Filva, da escritora Eva Furnari, os alunos fizeram uma culinária destacada no livro. Tornando o ato de ler  mais saboroso e prazeroso.

 

 

Trocando Experiências - 4º ano B e 6º ano B

Os alunos do 6º ano B, orientados pela a Profª Pollyana, levaram até o 4º ano B o terrário que produziram em suas aulas de Ciências, mostrando e explicando o ecossistema, ciclo da água e  os processos científicos de pesquisa.

 

Confeccionando um ábaco

Os alunos do 4º ano A confeccionaram um ábaco usando sabão e macarrão colorido com anilina para representar as ordens.  
O uso do ábaco pode ajudar o educando a perceber melhor o sistema de numeração e suas técnicas operatórias, tornando uma ferramenta imprescindível no ensino da contagem e das operações básicas na educação Fundamental.

 

Conhecimento é Ação - 4º ano B

Ampliando a compreensão de conceitos matemáticos, os alunos construíram ábacos em uma oficina lúdica que possibilitou e facilitou a noção de valor posicional (unidade, dezena, centena e unidade de milhar).

 

 

Ritmos Nordestinos

Os alunos dos 4ºs anos  apresentaram os ritmos musicais da Região Nordeste, após estudarem esta região e pesquisarem bastante.

Criando uma matéria

Através do Projeto dos 40 anos do Farroupilha, os alunos dos 4ºs anos A e B conheceram  alguns artigos de revistas e, baseados  na forma de escrita desses artigos, eles estão fazendo  várias matérias para  a produção de uma  nova revista. Nesse trabalho, eles se tornam editores e avaliam os textos escritos observando se seguiram todos os passos necessários à escrita de um texto jornalístico.

Vulcões

Os alunos dos 4º anos estudaram sobre vulcões e placas tectônicas.
A partir desses estudos, fizeram a simulação de vulcões. Como eles entram em erupção?

Medida de Área

Apresentamos no 4º ano a medida de área (metro quadrado).
Retomamos a ideia de medida de comprimento e de instrumentos convencionais para obter comprimento, para depois apresentarmos uma nova medida.

Páscoa

Para comemorar a páscoa tivemos uma aula de culinária onde fizemos ovinhos com leite ninho, achocolatado  e leite condensado.
Fizemos a degustação durante a aula e com restante fizemos ovinhos, embrulhamos e levamos para casa.
Foi só alegria!!!!!

Ábaco

Os alunos dos 4ºs anos construíram ábacos com sabão em barra, palitos de churrasco e canudos para estudarem as classes e ordens na formação dos números. Através desse material concreto foram desenvolvidas as habilidades para fazerem a leitura de números grandes.

Tecnologias e Projetos

Os alunos dos 4ºs anos fizeram experiências nas aulas de Ciências  para mostrar como a tecnologia influencia nossas vidas.

Nesta atividade, eles realizaram uma investigação científica, por meio de modelos ( barcos feito com alumínio e com massinha), para comprovar que um material influi em sua capacidade de flutuar e de transportar cargas.

Com este estudo e estes experimentos  os alunos compreenderam a importância de se criar modelos e projetos.

Professora Solange.

 

Produção de laranja no Brasil

Os alunos durante as aulas de história discutiram as atividades realizadas por vários trabalhadores, levando em consideração a forma de trabalho, as atividades realizadas, os instrumentos usados e a valorização do que fazem.

O objetivo de estudar o cultivo da laranja foi pensar a respeito das transformações decorrentes do trabalho humano sobre a natureza da pessoa.

E, para encerrar o estudo, os alunos trouxeram bolos e suco de laranja feitos com a ajuda de seus familiares.

Explorando o Tangram

Utilizando as peças de um tangram os alunos explicaram seus conhecimentos geométricos  ao comparar semelhanças e diferenças entre as peças. Com uma folha de sulfite  colorida contruíram seu próprio tangram reproduzindo as peças através da técnica de dobradura. O resultado foi a reprodução de figuras e descobertas geométricas.

Classificação das Rochas

Como complementação do estudo sobre rochas, os alunos construiram um modelo de camadas de rocha, para compreender de que maneira se formam os fósseis.

Conhecendo sobre o Vulcão

Os alunos realizaram uma pesquisa sobre vulcões, como são feitos e porque entram em erupção. Aprenderam sobre vulcões ativos e inativos.

Eles puderam apresentar o resultado de suas pesquisas para seus colegas realizando uma simulação de um vulcão em erupção.

Folhas, caules e raízes

A forma e a posição das folhas ajudam as plantas a captar a luz solar de que precisam para produzir alimento. 
Baseado neste estudo, a aluna Yasmin se dispôs a trazer diferentes tipos de folhas com posições e formatos diferentes.

 

A Luz e as folhas

Os alunos realizaram um experiento onde puderam visualizar o que acontece com uma folha que não tem contato com a luz do sol e assim, não realiza a fotossíntese. Eles cobriram com papel-aluminio algumas folhas no jardim e aguardaram anciosos pelo resultado do experimento.

 

O Sabor da Matemática

O estudo da matemática pode ser além de prazeroso também muito saboroso! Os alunos se deliciaram com os estudos da matemática utilizando como recurso uma deliciosa barra de chocolate.

Para que os cientistas usam instrumentos? 

Identificar alguns dos instrumentos que os cientistas usam e utiliza-los de forma adequada e segura foi o objetivo dessa aula. Os alunos observaram diferentes materiais e verificaram como os instrumentos podem fazer com que as investigações científicas sejam mais fáceis de se realizar, mais exatas e precisas.

 

Culinária: Pizza

Os alunos dos 4º anos estão estudando frações, e nada melhor do que ter pizza como seu material de estudo e no final degustá-las é uma verdadeira delícia.

 

Como a tecnologia imita os seres vivos?

A tecnologia que imita os movimentos do corpo humano também é usada para fazer uma prótese se movimentar. Verificar como funciona o sistema muscular e esquelético através  da confecção de um modelo de braço permitiu verificar como a ternologia das próteses ajudam o ser humano.

 

Filosofia : Amizade

O QUE É AMIZADE? Esse foi o tema de nossa aula de  Filosofia.

 

4ºA  - Ângulos

A introdução sobre o estudo do ângulo através de uma atividade corporal, torna as aulas de matemática mais dinâmicas. 

Do Mar a Mesa

A estração do sal, as condições de vida e o trabalho dos salineiros são o foco de nossos estudos de história.

 

Que projeto de barco suporta mais carga? - 4ºB

Os alunos realizaram uma investigação científica, por meio de modelos, para comprovar que o material de um barco influi em sua capacidade de flutuar e de transportar carga.
Qual barco, o de massinha de modelar ou o de papel alumínio, suportou mais carga? Nossos pequenos cientistas concluiram com a experiência que foi o de papel alumínio.

 

Sólidos Geométricos - 4ºB

Os alunos trouxeram para a aula objetos que se parecem com os sólidos geométricos estudados. Assim, puderam manuseá-los e compará-los. A observação desse material concreto facilitou  o estudo pois puderam verificar suas faces e seus vértices com mais facilidade.

Os sólidos foram separados em dois grupos: os que rolam e os que não rolam. Assim, os alunos observaram que em muitos destes sólidos são encontrados em nosso dia-a-dia, como por exemplo a casquinha de sorvete (cone), caixa de leite longa vida (paralelepípedo), bolas (esferas), entre outros.

 

Jogo com Verbos - 4ºB


Os alunos trabalharam com a classificação de verbos quanto ao tempo verbal (passado, presente e futuro) através de uma atividade lúdica divididos em grupos.

Projeto de Leitura: Minha Vida de Goleiro

Para complementar o projeto assistimos ao filme: "Um time show de bola" e pesquisamos na informática sobre a história do jogo de futebol de botão.

 

Bichinho da Seda - 4B

A aluna Ana Luíza trouxe para mostrar aos colegas um casulo do "bicho da seda". Todos ficaram muito curiosos e intrigados. Os alunos compreenderam de onde se retira a seda e puderam observar de perto o bicho da seda com a abertura do casulo.

 

Culinária – Bolo de laranja


Para finalizar o estudo sobre a produção de laranja e sua importância na economia brasileira nada melhor do que o preparo de um bolo com esse produto.  Analisar e estimar pesos e medidas,  acompanhar o pré preparo, o preparo e a degustação foi nossa missão nessa deliciosa aula, acompanhada pela nutricionista Carla do Vale.

Objetos Antigos

As relíquias de família foram trazidas e compartilhadas com os colegas. A história e o uso de cada objeto enriqueceu nosso estudo sobre "Qual a melhor época para se viver: passado ou agora? "

Jogo das Palavras

Os alunos trabalharam com a classificação de palavras quanto ao número de sílabas através de uma atividade lúdica e em grupos. 

 

 

Passarela do Tempo

Os alunos estão estudando suas raízes, expressando seus sentimentos e lembranças. Com fotos montamos uma "Passarela do tempo" na qual foi possível resgatar a história das famílias e conversar sobre costumes do passado. Eles trouxeram fotos antigas de seus antepassados para uma exposição que compõe o projeto.

4ºA:

4ºB:

Dos laranjais à mesa !

Para introduzirmos o estudo da produção do suco de laranja e a importância desse produto na economia  brasileira, nada melhor que preparar manualmente um sasboroso suco!

Mãozinhas a obra: espremer, coar e saborear.

Após a degustação, ficou mais fácil refletir sobre o trabalho realizado nas plantações.

 

Algarismos Romanos

Rever o conteúdo de algarismos romanos fica mais significativo quando verificamos na prática seu uso.

Compartilhe: