Atividades em Grupo - 2º ano A
Os alunos fizeram uma atividade em grupo e trabalharam a diversidade dos modos de brincar e perceberam que ser
criança e brincar é muito bom. Durante a realização deste trabalho surgiram alguns "Papos de Criança":
“CRIANÇA BRINCA MUITO”
“BRINCAR É MUITO GOSTOSO”
“QUANDO AS CRIANÇAS ESTÃO JUNTAS ELAS INVENTAM BRINCADEIRAS LEGAIS”
“É GOSTOSO FAZER TRABALHO EM GRUPO”
“O NOSSO GRUPO BRIGOU SÓ UM POUQUINHO”
“ESSA ATIVIDADE FOI LEGAL”
2º ano B - Qual avião percorreu a maior distância?
Após a montagem da dobradura do aviãozinho, os alunos foram desafiados a lança-los e a observarem assim, a distância percorrida.
2º anos - Educação Física
O que seu filho ganha pulando amarelinha?
Os alunos do 2º ano A construíram uma Fita Métrica e aprenderam a medir altura e comprimento.
Eles foram estimulados a perceberem que para diferentes grandezas existem diferentes unidades de medida.
Os instrumentos - 2º ano B
Nossos "alunos cientistas” usaram a lupa para observar um desenho de 3 milímetros de diâmetro na apostila. Qual será o desenho observado?
Os alunos jogaram o Baralho dos números. Através deste jogo eles puderam refletir a respeito da escrita numérica e trabalharam
diretamente a questão do valor posicional. Aprender brincando é muito mais gostoso.
Educação Física - 2º ano A
Os alunos escreveram o nome da professora Tereza com o corpo na aula de Educação Física.
2º ano A - Você é...
Autor(a) de uma ficha informativa.
Os alunos tiveram contato com um texto informativo, e para
compreenderem melhor o conceito foram incentivados a pesquisarem em um site sobre um animal interessante. Com os dados pesquisados eles montaram uma ficha contendo informações importantes sobre o animal e depois apresentaram para a sala.
"Se essa rua fosse minha" - Maquetes
Após a leitura do livro "Se essa rua fosse minha", os alunos idealizaram uma rua diferente. Com a ajuda da família, construíram uma maquete com os elementos idealizados por eles.
O resultado foi um sucesso!!
Parabéns a todos os alunos e familiares pelo belo trabalho!
Os alunos trabalharam nas aulas o espaço tridimensional utilizando argila com muita criatividade.
Os alunos dos 2º anos estudando sobre o tema Natureza Morta nas aulas de Educação Artística.
Os alunos comemoraram a Páscoa colocando a "mão na massa". Fizeram uma deliciosa receita de bombom de chocolate.
Feliz Páscoa!
O material dourado é um dos materiais idealizados pela médica e educadora Maria Montessori. Foi criado com o intuito de auxiliar o ensino aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal- Posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais. O trabalho com o material dourado é desafiador e os alunos aprendem a Matemática brincando.
Nas aulas de Ciências, desenvolvemos um ambiente para os tatuzinhos-de-jardim. Pensando em suas necessidades básicas, planejamos um ambiente que tenha ar, abrigo, comida e água para criá-los durante uma semana. Ao término do experimento os tatuzinhos foram devolvidos no mesmo local em que foram coletados.
Os alunos representaram no papel o corpo de um colega em tamanho natural. A finalidade desse trabalho é que o aluno obtenha uma representação de si mesmo em tamanho real e com identificação de seus lados.
Com o objetivo de trabalharmos medidas de comprimento, montamos um campeonato de aviãozinho de papel. Os alunos mediram as distâncias percorridas pelos aviões com a fita métrica que construíram.
Os alunos fizeram um avião de papel e depois lançaram os aviões, observando a distância percorrida por cada um. Perceberam que quanto mais força colocam, maior será a distância percorrida.
2º ano A - Medidas
Os alunos conheceram e construíram uma fita métrica e depois, usando este instrumento de medida descobriram a altura e o comprimento de alguns objetos.
Os alunos descobriram o comprimento de vários objetos da nossa sala de aula.
Para entender a maneira como os cientistas investigam e descobrem coisas novas, os alunos tiveram que prestar atenção aos sons e identificarem assim, quais eram os objetos ocultos nas latinhas.
2º ano A - Surpresa!!
Os alunos foram estimulados a adivinhar objetos ocultos colocados dentro de latas. Eles sacudiram as latas, cheiraram, prestaram atenção aos sons e deram palpites. Muitas vezes foram surpreendidos com o que encontraram. Assim, eles vivenciaram como os cientistas investigam e descobrem coisas novas.
Estudando como os cientistas trabalham, os alunos conheceram a lupa, um dos instrumentos usado pelos cientistas e perceberam que através dela podemos ver o objeto em tamanho maior, o que facilita a observação de detalhes.
A integração entre os alunos é fundamental para o bom andamento da classe durante o ano. Os alunos realizaram na primeira semana de aula o jogo da mímica, construção de frase coletiva para o mural e o jogo de memória sobre as brincadeiras.
Os alunos foram incentivados a projetar uma maneira prática de evitar que um cubo de gelo derretesse.
Para isso, cada grupo recebeu materiais diversificados (jornal, papel alumínio, algodão, feltro, fita crepe...) para embrulhar os copos com os cubos de gelo e tentar evitar que derretessem rapidamente.
Nessa descoberta muitos questionamentos foram levantados: "eu acho que o feltro não dá certo, é muito quente", "Eu acho que o papel alumínio dá certo", "o jornal eu também acho que é quente, vai derreter mais rápido".
Essa atividade prática teve como objetivo levar os alunos a compreenderem que um problema prático leva ao desenvolvimento de uma tecnologia.
Para o encerramento do projeto Os Cinco Sentidos, os alunos do 2º ano C apresentaram uma Feira de Ciências e convidaram seus familiares para compartilharem os conhecimentos adquiridos em todo o processo. Foram montadas pequenas estações referentes aos cinco sentidos e os convidados puderam vivenciar estes momentos com os alunos.
A construção deste trabalho possibilitou aos alunos aprofundar
os conhecimentos sobre o Sistema Solar e os corpos celestes que o compõem.
Você conhece as figuras gêmeas ou simétricas? Simetrias são encontradas, frequentemente, na natureza: basta olhar para o nosso próprio corpo, olhar para as imagens em um espelho, olhar as asas de uma borboleta, as pétalas de uma flor ou uma concha do mar.
Os alunos estudaram estas figuras nas aulas de Matemática.
Os alunos aproveitaram a Hora da História deste semana para conhecer novos títulos neste espaço totalmente revitalizado, aprimorando assim o hábito e prazer pela leitura.
2º ano C - Trabalhando as Pontuações
É através do exercício da leitura que identificamos a função da pontuação nos mais diferentes textos. Os alunos utilizaram placas com as ilustrações das pontuações, identificando o seu uso durante uma leitura coletiva.
Os alunos experienciaram um suco diferente chamado "Suco do Vampiro". Um suco simples de fazer ! Uma receita que estimula os órgãos dos sentidos (paladar, olfato e visão). Confira a lista dos ingredientes:
01 cenoura
01 tomate maduro
01 laranja
01 copo de suco de uva
Cubos de gelo a gosto
Modo de Preparo : Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe se for de sua preferência.
Beba bem gelado!!
Com pequenos brinquedos os alunos aprenderam o conceito da divisão.
Os alunos dividiram-se em grupos para pesquisar sobre a água doce e salgada, seus estados (líquido e sólido), sobre a distribuição dela no planeta, seu ciclo e sua importância em nossas vidas.
Através da observação e da manipulação os alunos puderam descrever e classificar diferentes tipos de solo: solo arenoso, solo argiloso e terra preta.
Através da investigação os alunos puderam perceber que a Terra é feita de diferentes tipos de rochas e que podem ser classificadas
segundo seu tamanho, forma ou texturas.
Para completar os estudos sobre este tema, recebemos a visita do geólogo André Luis Landucci (pai de uma das alunas do 2ºano) para enriquecer o conteúdo sobre rochas, desenvolvido em sala de aula. Os alunos puderam conhecer os diferentes tipos de minerais e fazer perguntas relacionadas ao assunto.
Os alunos estudaram sobre a Independência do Brasil e produziram nosso símbolo maior, nossa Bandeira.
Os alunos aproveitaram para pintar o relógio do coelho branco (personagem do livro tema deste projeto). Escolheram a cor desejada e pintaram com muito entusiamo!!
A noção de divisão foi apresentada aos alunos através do concreto, dividindo igualmente uma quantidade de objetos
Os alunos foram convidados a desenhar em dupla, exercitando assim a paciência, o respeito e as diferenças. Esta produção foi um sucesso!
Discutiram muito sobre cada detalhe e o resultado foi compartilhado entre eles!! Parabéns aos alunos pelo empenho pois os desenhos ficaram lindos!!
Durante as aulas de Matemática, os alunos reproduziram de forma lúdica e criativa alguns tipos de sólidos como cone, cubo, pirâmide, cilindro e esfera com massa de modelar.
Com muita criatividade e capricho os alunos do 2ºC construíram pipas seguindo as instruções da Apostila de Português, conhecendo os textos
“Instrucionais”. Puderam identificar sua estrutura, suas características e diferenças com outros tipos de textos.
Direita, esquerda, frente, atrás. Durante as aulas de Geografia os alunos do 2ºC trabalharam a lateralidade. Em grupo, construíram mais amigos para turma, usando a criatividade e os conhecimentos adquiridos nas aulas.
Para aprimorar os conhecimentos dos conteúdos de Ciências recebemos a visita do biólogo Alexandre de Oliveira (pai da aluna Amanda do 2º B) que explanou mais sobre o Estudo do Meio que os alunos realizaram no Aquário de São Paulo, e sobre a classificação dos animais trazendo ao colégio alguns exemplares empalhados.
Os alunos puderam aprimorar seus conhecimentos sobre animais vertebrados e se divertirem tentando formar os grupos de animais. Esta atividade foi orientada pelas professoras Pollyana (Ciências) e Aline (2ºano C)
Através do livro paradidático “Meu amigo dinossauro” os alunos do 2ºC puderam trabalhar a leitura, a interpretação, a produção de texto, a criatividade e a concentração com atividades escritas e também práticas onde construíram fósseis com seus próprios brinquedos, se tornando paleontólogos por um dia.
Os alunos dos 2º anos fizeram um estudo do Meio no maior aquário da America Latina, em São Paulo.
Sendo o único aquário temático do Brasil, o complexo leva os visitantes a se sentirem imersos aos ambientes, que apresentam aproximadamente 3 mil exemplares de cerca de 300 espécies de animais.
O estudo permitiu aos alunos conhecerem todo esse espaço de proteção e conservação dos animais. Puderam ver de perto seu habitat, alimentação, e necessidades, assim como algumas espécies raras e ameaçadas de extinção. Um aprendizado com conscientização e muita diversão.
Os alunos puderam vivenciar um momento de integração com os colegas do 9º ano B, onde exercitaram a postura adequada em uma das aulas de leitura. Comprometimento, atenção e silêncio são muito importantes para a compreensão da história lida. Esta atividade foi orientada pelas professoras Aline (2ºC) e Clélia (Língua Portuguesa).
Os alunos do 2ºano C representaram através de painéis o que aprenderam nas aulas de História e Geografia sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente.
Os alunos construíram um aviãozinho de papel. Esta atividade proporcionou o entendimento de conceitos como perto e longe, alto e baixo.
Através do jogo, os alunos aprenderam matemática de um jeito diferente! Foram utilizados os conceitos de adição e subtração.
Além de refletirem sobre o significado desta data tão especial, os alunos fizeram em uma aula de Culinária os tão saborosos Pirulitos de Chocolate.
2ºB
2ºC
Utilizando o Material Dourado os alunos participaram do jogo "Nunca 10". Através deste jogo foi introduzido os conceitos de Unidade e Dezena.
Através do divertido “jogo da onça” os alunos do 2ºC aprenderam sobre os povos indígenas, sua cultura e suas brincadeiras, criando regras novas desenvolvendo a criatividade.
Durante uma aula muito divertida e diferente de Matemática, os alunos do 2ºC identificaram o valor das cartas e compararam com os colegas qual era maior.
Os alunos usaram a fita métrica para medir diferentes objetos da sala. Aos poucos foram percebendo que para diferentes grandezas existem diferentes unidades de medida.
Ler é muito importante para desenvolver a criatividade e concentração. Os alunos do 2ºC já sabem disso e colocaram em prática o hábito da leitura. E você, já leu um livro hoje?
Através deste jogo os alunos refletiram sobre as hipóteses da escrita numérica. Puderam perceber que o valor numérico depende da ordem que ele ocupa.
Os alunos trouxeram diferentes figuras e em grupo, confeccionaram cartazes e nomearam cada figura.
A partir daí, foi introduzido o conceito de substantivo.
Pesquisar na internet pode ser muito interessante! Durante a aula de Geografia no laboratório de informática, os alunos do 2ºC aprenderam os nomes dos estados brasileiros e trabalharam juntos nas pesquisas.
Os alunos do 2ºC aprenderam durante as aulas de matemática a medir as distâncias através da brincadeira do aviãozinho e fizeram uma “ponte aérea” entra aprendizagem e diversão.
Os alunos do 2ºB aprenderam um pouco sobre a estrutura de um telejornal e interpretaram o “Jornal Farroupilha” com autonomia e criatividade.
Os alunos dos 2º anos A e B estão desenvolvendo este projeto, onde a ideia surgiu a partir da leitura do livro. A proposta é desenvolver o respeito pelas diferenças, criando um espaço de amizade, valorizando a riqueza que cada um carrega em si.
Os alunos do 2ºB, durante as aulas de Português, aprenderam sobre os textos instrucionais e experimentaram uma receita diferente. O suco do vampiro que mistura frutas e legumes. Quem é corajoso para provar levanta a mão! Receita
Ingredientes:
1 cenoura
1 tomate maduro
1 laranja
1 copo de suco de uva
Cubos de gelo
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e em seguida os cubos de gelo. Caso prefira, pode ser coado. Beba bem gelado.
Os alunos do 3ºB trabalharam a leitura do livro “Que história é essa?”, com os alunos do 2ºB. Instigando a curiosidade dos alunos, durante toda a atividade. Todos se divertiram tentando descobrir qual era a história.
Durante as aulas de matemática, os alunos d 2º ano B aprenderam que são formas e sólidos geométricos e suas diferenças. Construíram sólidos geométricos com muita criatividade usando as massinhas de modelar. Foi muito legal!
Durante as aulas de Português, os alunos do 2ºano B trabalharam as histórias em quadrinhos, identificando elementos presentes na estrutura das histórias, como os balões de falas e as onomatopeias, aprimorando a concentração durante as leituras.
Em grupo, os alunos do 2ºB criaram mais dois amigos de papel, trabalhando a proporção de tamanho real, assim como direita e esquerda. Foi muito divertido!!!
Aprender História brincando.
Através de um divertido jogo, os alunos do 2º B aprenderam sobre os povos indígenas, sua cultura e suas brincadeiras.
Baleia é um peixe ou mamífero?
Durante as aulas de ciências, os alunos dos 2º anos aprenderam sobre os grupos dos animais vertebrados e, através das atividades e das pesquisas em grupo, eles puderam classificá-los para que pudessem conhecer um pouco mais sobre esses animais.
Os alunos dos 2º anos fizeram um estudo do Meio na fábrica de chocolates Arcor do Brasil, em Bragança Paulista.
O estudo permitiu aos alunos conhecerem o processo de fabricação do chocolate. Pudemos entrar no setor de produção e ver as máquinas em operação e alguns tipos de chocolates sendo fabricados e embalados.
Participamos, ainda, de uma oficina, onde cada aluno ganhou uma bisnaga com chocolate derretido para fazer o seu próprio chocolate.
Além, é claro, de degustarmos deliciosos chocolates!
Dois jogadores pegam uma carta cada um. Em seguida, sem vê-la, seguram a carta na testa. O terceiro jogador soma mentalmente os números que aparecem nas duas cartas e diz apenas o resultado. Sabendo o resultado, os outros jogadores subtraem do número que está na cabeça do colega. Aquele que disser primeiro o número da carta em sua testa ganha a rodada.
Através desta oficina, os alunos utilizam os conceitos de adição e subtração e começam a aperfeiçoar o raciocínio lógico.
Os alunos foram motivados a observarem a sala e nomearem todos os objetos ali encontrados. Perceberam que todas as coisas tem nome, a partir daí foi introduzido o conceito de substantivo.
Os alunos dos 2º anos comemoraram e deram sua gota de contribuição!!!
Os alunos confeccionaram aviõezinhos de papel e depois em duplas
lançavam os aviões para ver quem lançava mais longe. O desafio era
saber qual unidade de medida utilizaríamos para medir: passos,
palmos, centímetros.
Em grupo, os alunos deveriam descobrir através dos sons quais objetos ocultos haviam dentro das latinhas, como forma de apreender a maneira como os cientistas descobrem coisas novas.
Logo no início das aulas, os alunos aprenderam sobre a importância das regras e combinados para um bom convívio. Através desta atividade elaboraram os combinados e regras para as turmas que serão praticadas o ano todo.
Os alunos do 2º ano B vivenciaram dentro deste projeto ações de cidadania, respeito, coleguismo e inclusão. Em atividades na biblioteca, puderam aprender um pouco mais sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, canções e vídeos sobre as palavras mágicas (por favor, obrigado, bom dia). Nesta imagem abaixo, os alunos sinalizaram Eu Te Amo em Libras.
De acordo com as orientações da apostila os alunos avaliaram todas as orientações para construção de maquetes simples. Inspirados, os alunos montaram as maquetes de seus próprios quartos.
Os alunos participaram de uma simulação das eleições à Presidente do Brasil. Esta atividade teve como principal finalidade aproximar as crianças do conceito de democracia, ajudá-las a entender o que representa uma eleição e a função do voto.
Os alunos receberam orientações em uma palestra especial sobre a história do Planetário Rodolpho Caniato (Vila Antiga), tiveram contato com materiais de estudo e assistiram a sessões com projeções de imagens (maioria da Nasa) que os levaram a uma verdadeira imersão e contato com a nossa galáxia e sistema solar.
com o intuito de tornar mais significativa e presente a matemática na sala de aula os alunos construiram sólidos geométricos com massinha. Compararam suas produções, aprenderam sobre suas características e ampliaram o vocabulário sobre o tema.
Como atividade complementar ao estudos de geografia, os alunos pesquisaram na informática alguns mapas e trajetos de chegada ao colégio e dos arredores de suas casas.
Os alunos do 2º ano A estiveram na biblioteca e pesquisaram curiosidades contidas nas enciclopédias, temas diversificados e sua organização.
Durante as atividades sobre gêneros literários, os alunos estudaram modelos de receitas. Dentre elas o famoso Suco do Vampiro (água, tomate, suco de laranja e cenoura).
Esta atividade proporcionou aos alunos um contato com os textos instrucionais. Eles seguiram todas as orientações escritas para a construção de uma televisão de brinquedo. Esta atividade faz parte das tarefas semanais realizadas em casa.
A ampulheta é um dos instrumentos mais antigos, usados para medir o tempo. Com a ajuda dos familiares, os alunos construiram uma ampulheta, seguindo totas as orientações para a construção contida na apostila de História.
Com a ampulheta pronta, os alunos as utilizaram para medir o tempo das realizações de algumas atividades e tarefas como: exercícios em sala, organização do material, fomação de fila e o tempo para o lanche.
"Onde você esta? Mais pra direita? Mais pra esquerda?"
Os alunos trabalharam sua lateralidade e parceria interagindo com os colegas na busca pelo objeto escondido.
Os alunos vivenciaram um estudo sobre as proporções do corpo humano desenhando seu colega de sala em tamanho real.
Do que as minhocas precisam para viver?
Através da construção e observação do minhocário, os alunos conheceram o habitat destes animais e suas necessidades para viver.
Através de uma atividade em grupo, os alunos puderam identificar e representar brinquedos e brincadeiras antigas e atuais, exercitando o trabalho em equipe e a socialização.
Os alunos realizaram a classificação de produtos de uso no cotidiano de acordo com seus setores (comidas,roupas, aparelhos eletrônicos). Com este estudo, trabalharam a escrita numérica se atendando aos preços de cada produto.
Em pequenos grupos os alunos desenvolveram um ambiente para "tatuzinhos de jardim", coletados na Unidade III. Pensando nas necessidades deste animal, os alunos planejaram, juntamente com as professoras, um ambiente com ar, abrigo, comida e água.
Os "tatuzinhos" foram observados por uma semana e depois devolvidos parao jardim.
Os alunos do 2º ano A confeccionaram aviõezinhos e arremessaram de um mesmo ponto para depois medirem com ajuda de uma régua qual avião percorreu a maior distância.
Por meio desta atividade pudemos descobrir o que os alunos já sabiam sobre medidas de comprimento.
Foi um campeonato interessante e as crianças puderam medir e comparar distância usando o lúdico. Também observaram que para medir e comparar as distâncias dos aviõezinhos lançados é preciso que o ponto de lançamento seja o mesmo para todos.
Nenhum registro no momento.