Atividades Período Integral: Viva o Natal!!

Você está em: Período Integral

 

Período Integral - Viva o Natal!
Em comemoração ao Natal, os alunos utilizaram materiais recicláveis e montaram lindas árvores de natal com enfeites personalizados por eles próprios. Deixando os ambientes do Colégio mais festivos com clima natalino.

"Giz de cera derretido" - Turmas 2°B e 3°C

Esta atividade proposta foi uma pintura bem diferente e divertida. Para isso, utilizamos giz de cera e secador de cabelo. Eles adoraram a experiência!


Os alunos aprenderam através de dinâmicas a importância da colaboração em trabalhos em grupo.

"Proclamação da República"
Os alunos conheceram mais sobre o fato histórico que marcou o fim da Monarquia e o início da República trabalhando com diversos materiais em uma oficina de Artes.
Turmas 2°B E 3°C

Semana da Criança  - 2º e 3º anos 

As crianças participaram com entusiasmo das brincadeiras propostas.


"Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita..."

Na "Semana da Criança", nossos pequenos inventores criaram um Pebolim utilizando materiais recicláveis . Foi uma grande diversão em grupo.

O Pequeno Príncipe - Período Integral
3º A

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

Com essa história pudemos exercitar a leitura e interpretação de texto. O livro "O Pequeno Príncipe" encanta leitores de todas as idades com suas citações que nos envolvem do começo ao fim!

Viva a Primavera!!!

A Primavera chegou e que com ela floresça toda nossa criatividade !

Para saudar a linda estação Primavera, os alunos do Infantil II e 1º ano fizeram lindas flores com material reciclado.

Alinhavo

Atividade que desenvolve a concentração e a coordenação motora fina.

 

Mandala de Palito - 2º e 3º anos

Objetivos
- Desenvolver a coordenação motora;
- Estimular a concentração e a criatividade.
 

 

Tanque de areia, local de diversão, relaxamento e aprendizado. Trabalhamos medidas e grandezas comparando castelos, bolos e outras construções.

 

Utilizando os papéis quadriculados, os alunos criaram diversos desenhos coloridos e a inicial do nome de cada um deles.

 

Mandala de Lã

Mandala de Lã - Período Integral
Objetivos
*Desenvolver a coordenação motora;
*Estimular a concentração e a criatividade.

 

 

Viva a Independência do Brasil!
Comemoramos este 07 de Setembro com as cores da nossa  Bandeira Nacional

Parque - momento de socialização e muita diversão!

O parque na escola não é apenas um lugar para brincar, ele é um espaço para o desenvolvimento das habilidades motoras e sociais que serão usadas pelas crianças ao longo da vida.

Dia  22 de Agosto  - Dia do Folclore Nacional

O folclore é uma festa que une todas as tradições e lendas de nosso país. Ele é comemorado no dia 22 de Agosto e para lembramos desta data,  os alunos usaram sua criatividade nos desenhos sobre as Lendas Brasileiras utilizando a técnica de pixel art e dobradura.

Personagens Folclóricos - 3º ano A


Os alunos confeccionaram uma roleta com personagens folclóricos.
Objetivos:
Estimular o interesse pela leitura;
Valorizar o folclore brasileiro;
Identificar suas características e valores.


 

O Curupira
Hoje aprendemos um pouco sobre a lenda do Curupira, assim podemos resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira.

Vamos brincar com Balangandã!
Infantil II e 1º ano

Objetivo: Valorizar o folclore brasileiro, identificando suas características e valores.
Turmas 2°B e 3°C

Viva o Folclore!!!

 

MANDALA

Brincando no parque, as crianças coletaram elementos da natureza: folhas secas, folhas verdes, flores, galhos, gravetos, etc... e confeccionaram uma linda mandala. Estimulando a criatividade, concentração e o convívio harmônico com a natureza.

Dia dos Pais - Papai você é meu mundo!

Para celebrarmos o Dia dos Pais, os alunos montaram um painel com vários desenhos  para homenagear os seus pais.

Pai é aquele que cuida, que ama e que nos protege. Obrigado por fazer tudo isso e muito mais.

Feliz Dia dos Pais!

FELIZ DIA DOS PAIS!!

 

 

Para comemorarmos a chegada das férias, nada melhor que um bom filme e uma deliciosa pipoca com os amigos do Colégio.
Boas Férias!!!

 

DOBRADURA...
A arte milenar japonesa de fazer dobraduras em papel encanta pessoas no mundo todo. Para as crianças, trabalhar com origami é muito produtivo e divertido, pois a arte pode ajudar aos pequenos a ter concentração e coordenação motora.

Entrando no clima Junino, os alunos confeccionaram lindas bandeirinhas para enfeitar a escola.


Os alunos utilizaram caixinhas de leite e papéis coloridos para a criação de bonecos decorativos.
E qual foi o resultado? Lindas peças para decoração da sala.

Inspirados nas festividades juninas, nas festas com arraiá, quadrilhas e muitos petiscos deliciosos, os alunos exploraram a sua criatividade para decorar a sala de aula com lanternas coloridas e bandeirinhas .

Os alunos confeccionaram lindos puffs com garrafas pet. Esta atividade visa desenvolver as habilidades motoras e a concentração, proporcionando o contato com diversos tipos de materiais. 

Hora da História

Em nossos encontros aprendemos mais sobre os gêneros literário, opinamos sobre os que mais gostamos de ler em nosso dia a dia e expusemos aos colegas o nosso "livro da vida", aquele que guardamos com muito carinho em nosso coração.

 

05 de Junho
"Dia Mundial do Meio Ambiente"

Aproveitamos a data para dialogar sobre a importância de cuidarmos do meio em que vivemos. Percebendo a natureza de uma forma integrada, compreendendo os ciclos naturais.

Ed. Física
Voleibol

Os alunos do período integral deram o pontapé, ou melhor, deram início ao aprendizado dos fundamentos do vôlei. O Voleibol é um esporte executado em uma quadra com duas equipes separadas por uma rede, e seu objetivo é colocar a bola no chão da equipe adversária.

Para isso, a sua principal característica é o uso das mãos. Habitualmente nos dias atuais, o vôlei é bastante praticado em escolas e nas ruas, o que mostra uma popularidade considerável desse esporte.

 

Período Integral

Dia das Mães

Dia do Índio

Usando toda sua criatividade, os alunos criaram lindos cocares e desenhos coloridos em comemoração ao Dia do Índio.

Indiozinhos Farroupilha homenageando o Dia do Índio.

No “Dia do Índio” trabalhamos a preservação do meio ambiente e conceitos sobre a reciclagem. Os alunos aprenderam muito e suas opiniões enriqueceram ainda mais a atividade.

Feliz Páscoa

As crianças da turma do 3º ano A brincando no dia de páscoa.

Com muita criatividade os alunos fizeram lindos coelhos, cenouras e ovos, para simbolizar assim a chegada da páscoa.

Com a proximidade da Páscoa pesquisamos e aprendemos um pouco mais sobre os coelhos, "Símbolo da Páscoa". Descobrimos onde vivem, o que comem e suas principais características.

Infantil II A e 1° Ano A - Período Integral

Para comemorar a Páscoa, os alunos confeccionaram coelhos em mosaico e pintaram "ovos" de Páscoa!!!
Eles capricharam na criatividade...

 

Atividade: Oficina de Arte

“O pixel art é popularmente conhecido como arte feita pixel a pixel. Com um papel quadriculado e lápis de cor os alunos soltaram a imaginação e reproduziram sua própria arte.

Alunos: 2°A/3°A/3°B

"Expressão corporal e Ritmo"
Brincadeiras com copos e movimentos (dança)
Turma: 2°B e 3°C- Integral


Benefícios
Desenvolvimento da linguagem corporal;
Melhora da espontaneidade e da criatividade;
Integração do grupo.
Objetivo: construir ambientes musicais nas escolas que proporcionem aos alunos uma experiência lúdica e corporal, ampliando seu conhecimento e consciência musicais.
Expressão corporal é a manifestação de sentimentos ou de sensações internas, tanto quanto de conteúdos mentais, por meio de movimentos representativos ou simbólicos do corpo.

Folclore Brasileiro - Viva o Carnaval

 

Iniciação Esportiva - Futsal

Os alunos do período integral estão tendo a iniciação esportiva de várias modalidades. A primeira a ser trabalhada com todas as turmas é o Futsal. Os alunos realizam exercícios dos fundamentos básicos como passe, chute a gol e condução de bola.

Caixa da Amizade - Ed. Infantil e 1º ano


O que pode conter na “Caixa da Amizade”? As crianças retrataram através da pintura no mural de azulejos o que poderiam encontrar dentro dela

 

Educação Infantil - Pintura Coletiva 

A criança ao desenhar desenvolve sua criatividade e é capaz de expor seus sentimentos através dos desenhos e suas cores. O desenho coletivo tem por objetivo estimular a percepção visual, a concentração e a socialização.

Turma - Ed. Infantil
DIA DO BRINQUEDO E TANQUE DE AREIA

Como é bom ter amigos e brincar! O brincar desenvolve a socialização e trabalha as regras de convívio de uma maneira simples e prazerosa!

 

Ed. Infantil e 1º ano - Dança das cadeiras

Nossa manhã é sempre muito divertida! A dança das cadeira  desenvolve a atenção, a coordenação motora e a lateralidade.

 

Jogos de encaixe - Ed. Infantil e 1º ano

Jogos de encaixe estimulam a criatividade e trabalham o raciocínio lógico. As crianças montaram uma linda fazenda!

Período Integral - Turmas: 2°B e 3°C

O Dia do Brinquedo desenvolve muitas habilidades motoras e proporciona um momento de interação e diversão entre os alunos.

Não é somente um momento de descontração, mas um momento de aprendizado através de vivências, com cooperação e responsabilidade.

 

Ed. Infantil e 1º ano - Vamos pular corda?

Pular corda, atividade divertida que desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio.

Feira Livre - 4º ao 7º ano

Com a ida a feira, os alunos colocaram em prática sua autonomia ao fazerem seus pedidos, verificando o troco, vivênciando em grupo este momento delicioso.

 

Visita a Sorveteria

Nada melhor do que saborear deliciosos sorvetes, na companhia de bons amigos na Sorveteria.
4º ao 7º ano - Integral



A diversão é garantida com jogos, brincadeiras, dinâmicas e muita leitura. 
4º ao 7º ano - Período Integral

Ed. Física: Paraquedas

Os alunos realizaram movimentos com a utilização do paraquedas. Este equipamento permite que os alunos desenvolvam as noções de espaço, tempo, dentro, fora, acima, abaixo, entre outros.

 

Boneco de bexiga
Turmas: 1°A/2°A/2°B/3°A

Utilizando uma bexiga, farinha de trigo, funil e lã, os alunos criaram um boneco fácil de fazer e muito divertido para brincar!

 

Hora da Leitura

Hora de desenvolver o vocabulário e despertar a fantasia e a imaginação que existe em cada criança.
Livro de hoje: Deixei o Pum escapar

Sinopse: Se você ainda não conhece o Pum, prepare-se: barulhento, fedido nos dias de chuva, ele está sempre no maior gás. Aliás, é exatamente por isso que um dia, depois que seu dono resolve soltá-lo no parque, ele dispara que nem um rojão e some sem deixar rastro. Todos ajudam nas buscas, mas sem sucesso! Para seu dono, a vida parece não fazer mais sentido. Até que, de repente, ele aparece - e traz com ele uma verdadeira turma do barulho...

Brincar

Brincar permite que a criança seja independente e explore ao máximo os objetos e brinquedos a sua volta. Permite que aprenda a lidar com as diferenças e respeitá-las.

Feliz "Dia Dos Professores" !

Para homenagear os profissionais que sempre nos ensina durante o ano letivo, confeccionamos lindas flores de papel crepom para representar nossa amizade e carinho pelos nosso professores.            

Turma: 4º e 5º anos

“ Feliz aquele que transfere o que sabe

e aprende o que ensina...”

 

Cora Coralina

                                                                                  

Semana da Criança - Programação Especial                                            

                                                 Ser Criança
''Ser criança é acreditar
   que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente
feliz com muito pouco.
É tornar-se gigante diante de
gigantescos pequenos obstáculos.
Ser criança é fazer amigos
antes de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito
mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia
mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente
nunca deveria deixar de ser.''
                                                 

Gilberto dos Reis                 
                  
                                          

Turma: 1° e 2° A - Integral

Neste semana foram realizadas várias atividades,  entre elas massinha caseira e pintura facial. Para os alunos foi um momento de aprendizagem e diversão ao confeccionarem suas próprias massinhas!

O objetivo desta brincadeira era girar em torno das garrafas e encaixar o lápis dentro. Venceu quem conseguiu encaixar primeiro!

Você conhece o "cola balão" ? A turma se dividiu em equipes, ganhando quem conseguisse colar mais balões!

A semana do dia das crianças foi inesquecível, divertimos muito!
Brincamos de bexiga, fizemos nossa própria massinha.
Montamos uma cabana embaixo da árvore, onde os alunos criaram suas próprias historias.

Turmas 1°B, 2°C e 3°B

Ser criança é ser feliz e desfrutar intensamente de todos os instantes da vida.
Um feliz dia para todas as crianças que embelezam nossas vidas com a sua forma pura e genuína de olhar o mundo!
Objetivos:
*Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas;
*Valorizar a criança;
*Estimular a auto-estima;
*Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
*Proporcionar interação entre todos da escola.

Gincanas e muitas brincadeiras para alegrar ainda mais o nosso dia.

 

Jogos

As crianças se divertem aprendem e ampliam seu conhecimento de mundo ao mesmo tempo que manipulam e exploram diferentes jogos e materiais.

 

 

Hora da História

Os alunos aproveitaram nossa hora da história no espaço revitalizado da Biblioteca.

"Num reino cor de burro quando foge"
Sinopse: Em uma vez um reino onde todos os súditos desperdiçavam muita água, mas não se davam conta e um dia a chuva parou de cair.
Era atribuição do rei semear nuvens para irrigar a terra mas ele ficou doente e o reino começou a viver uma prolongada seca. Nem água para escovar os dentes havia mais! O resultado logo é visto na paisagem: o que era verde se transforma em cor de burro quando foge.

        

 

Borboletas no Jardim

Em um passeio pela nossa escola encontramos uma borboleta e resolvemos então reproduzi-la no papel . Todos se envolveram com muita concentração nesta proposta. Esta atividade colaborou para o desenvolvimento da atenção, concentração e coordenação motora fina.

Prof. Luciana

 

 

Independência do Brasil

"Viva a Independência do Brasil!"
Nossa turma celebrou com grande paixão, usando as cores do nosso amado país.

 

 

 

Confeccionamos um chapéu para comemorar  este data tão importante onde pudemos aprender um pouco mais sobre a História do Brasil.
Profº Luciana

 

Vamos descobrir texturas diferentes?
 Profª Luciana

Os alunos tiveram contato com texturas diferentes, como por exemplo a lixa e o  giz. Elaboraram seus trabalhos utilizando a técnica do tangram e desenho.

 

Olímpiadas e Paralimpíadas 

 

A tocha olímpica passou por aqui!!!

Turmas 1°B, 2°C e 3°B
Professora: Fabiana


2° ano B e 3° ano A

Com o tema das Olímpiadas e Paralímpiadas trabalhamos vários assuntos: tocha olímpica, alguns países, significado do simbolo olímpico e localização dos continentes, quadro de medalhas, principais esportes, mascotes, entre outros.

4º e  5º anos

Em comemoração as Olimpíadas no Brasil, os alunos fizeram alguns debates e pesquisas sobre as Olimpíadas e Paralimpíadas. Praticaram alguns esportes olímpicos e produziram bandeirinhas com desenhos de algumas modalidades esportivas, feitas com criatividades e caprichos por todos eles.   

Professora: Gisele

 

 

Quebra-Cabeça

As crianças de modo geral sentem fascínio por quebra-cabeças. São atraídas pela beleza das cores, pela variedade das peças, pelo desafio de conseguir montar .

ProfªTalassa

 

Dia do Folclore - 22 de Agosto

Vitória Régia

Na semana do folclore os alunos reproduziram com tinta e crepom sua própria vitória régia,  assim puderam guardar esta recordação para lembrar desta lenda do folclore brasileiro. 

Para comemorar o dia do folclore, os alunos do 2° ano B e 3° ano A conheceram a lenda e confeccionaram a Vitória-régia!

Professora Raquel e Regiane

 

Pintura com os pés

E lá fomos nós para mais uma experiência!
Sabemos que as crianças gostam de pintar com pincel, com os dedos, com as mãos e será que com os pés também?
A turma do Período Integral (Educação Infantil Professora Talassa)  experimentou esta nova sensação e aprovou. Criamos botinhas de plástico-bolha para os alunos pisarem na tinta e imprimirem pegadas estampadas com bolinhas. Quando começaram a caminhar a cada passo diziam “as bolinhas estão estourando”, “que gostoso” e pisotearam tanto que a tinta espalhou, as pegadas sumiram e surgiu uma pintura feita com muita diversão e a alegria estampada no rostinho de cada um.

 

Dia dos Pais

Para o dia dos pais, nossa turminha confeccionou  lindos chaveiros, delicadas gravatas e escreveram belas mensagens para presentear  seus pais, seus eternos heróis.

Definição de Pai           

        
Pai que aos olhos da criança é herói
Pai que aos olhos do jovem é vilão
Pai que aos olhos do adulto é um amigo
Pai que aos olhos do velho é saudade

 

Quando eu te via como herói
Não sabia quase nada da vida
Sentia-me seguro ao seu lado
Eu só queria ser seu filho

Quando eu te vi como vilão
Pensava que já sabia tudo sobre a vida
Não queria proteção
Eu só queria ser herói

 

Quando eu te vi como amigo
Pude me dar conta dos erros cometidos
Foi quando realmente te conheci
Que entendi o sentido da vida

Quando me dei conta de sua falta
A idade já havia me alcançado
Você já não era mais herói, nem vilão
Nem amigo e nem solidão

 

Você virou soma de tudo aquilo que foi
De tudo aquilo que eu pensei que fosse
A síntese da vida que hoje eu vivo
A minha definição da palavra PAI!

                                                                             Luis Alves

 

Professoras: Gisele e Gislaine 4º e  5º anos

 

"Feliz Dia dos Pais"
Turmas: 1°B, 2°C e 3°ano B
Professora: Fabiana

 

Olimpíadas

Olimpíadas
Turmas: 1°B, 2°C e 3°B Profª: Fabiana


O esporte de um modo geral sempre fez parte do dia a dia das pessoas e esteve muito presente na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores e modificando atitudes.

Além das questões físicas, a pratica esportiva nas escolas, contribuem significadamente para a formação integral dos alunos, pois possibilitam e favorecem uma maior sociabilidade, solidariedade, cooperação e trabalho de equipe.
Queremos que os alunos reconheçam a importância do esporte como um momento de união entre os povos, onde são superadas diferenças culturais, sociais, raciais, religiosas e politicas.


Estratégias:
Pesquisas sobre as modalidades esportivas, origem das Olimpíadas, mascote, países participantes;
Pesquisas sobre a importância da pratica de esportes;
Dicas saudáveis para cuidar do corpo e da mente;
Pesquisas sobre alimentação de um atleta;
Regras de cada esporte;
Exposição de trabalhos em murais;
Decoração da escola e da sala de aula com símbolos olímpicos;
Quadro de medalhas;
Brincadeiras ligadas a esportes olímpicos.

Os alunos se divertiram confeccionando o símbolo das Olimpíadas com o objetivo de compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo.

Profª Talassa

 

Nossa  turminha se caracterizou para uma vivência sobre algumas modalidades olímpicas como: basquete, tênis, ginástica olímpica, golfe, natação, futebol e artes  marciais.
Parabéns aos nossos futuros atletas.

Professora: Gislaine  4º e  5º anos

Arte e Olimpíadas

Atividades artísticas, confecção de mandalas e mural sobre as olimpíadas do sexto e sétimo ano do integral período manhã. Trabalhamos com a origem e significado de cada tema, posteriormente deixamos exposto para enfeitar a nossa sala.

Mural

Olha como nosso mural ficou lindo!!!
Decoração Junina inspirada nas Olimpíadas Rio 2016.
Objetivos: Estimular a criatividade e conhecer os países que irão participar das Olimpíadas e Paraolimpíadas.

Turmas: 1°B, 2°C, 3°B e Educação Infantil
Professoras: Fabiana e Luciana

 

"Tiro ao alvo" (na horizontal)


Objetivos: Coordenação motora ampla (arremessar); coordenação visomotora (acertar ao alvo); sociabilização; atenção e concentração.
Turmas 1°B, 2°C e 3°B-Integral  - Profº: Fabiana

 

Período Integral  - 6º ao 9º anos

Os alunos (período da manhã e da tarde) confeccionaram cartazes sobre a gripe H1N1 e sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, Dengue, Chikungunya e Zika vírus com o objetivo de conscientizar alunos e funcionários sobre os perigos das doenças e a importância da prevenção.

Brincadeiras na quadra

O jogo, por sua vez, é compreendido como uma brincadeira que envolve regras.
“Esse jogo desenvolve a percepção viso-motora, bem como a relação número/quantidade, classificação e correspondência”.
Jogos de regra possibilitam a aproximação da criança com conhecimentos matemáticos e incentivam-na a desenvolver estratégias de resolução de problemas. Além de divertida, essa atividade é uma ótima oportunidade para lhes ensinar a importância da reutilização do lixo.

 

Jogo da Vida - Fundamental II

Alunos utilizando no momento dos jogos pedagógicos, o Jogo da vida que tem por objetivo chegar ao final com a maior quantidade de dinheiro e bens. Nesse jogo é possível trabalhar o raciocínio lógico matemático por meio de estratégias adotadas e discutidas por eles. É um momento lúdico, prazeroso e que ajuda a desenvolver conceitos que eles utilizam em seu cotidiano.

 

 Atividade Psicomotora


Turmas: 1°, 2° e 3 ° anos        Professora: Fabiana

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.

Brincadeira: Passar o bambolê sem soltar as mãos.

Objetivo:
Estimular o trabalho em equipe;
Solucionar problemas;
Trabalhar a coordenação motora.

 

Ed. Física : “Cama de Gato”

Os alunos do período integral realizaram a atividade da “cama de gato”. Atividade esta que consiste em ultrapassar os obstáculos, de barbante, lembrando uma “teia” de aranha de& diversas formas possíveis, utilizando todos os planos (alto, médio e baixo) e todas as dimensões do corpo juntamente com a criatividade de cada um.

Todos puderam se divertir utilizando, sempre, o respeito, cooperação e responsabilidade para com os outros alunos.

 

Ed. Física: Motocas no trânsito

Os alunos da Educação Infantil do Período Integral vivenciaram as leis de trânsito utilizando as motocas. Foi um momento de orientação de algumas regras do trânsito para os nossos futuros motoristas, dando ênfase no respeito às leis e aos pedestres.
Para finalizar eles andaram livremente pela quadra, lembrando sempre das regras e principalmente disponibilizando a motoca para os amigos num revezamento saudável.

 

 

Pote da Gratidão

Ser grato faz muito bem à nossa saúde! Estudos realizados na Universidade da Califórnia apontam que agradecer melhora o sono, diminui a fadiga e reduz os indícios inflamatórios da saúde cardíaca.

Para torná-la parte do nosso dia a dia, que tal criar um pote da gratidão? O projeto é simples e pode transformar sua vida, fazendo bem ao seu coração. A ideia por trás do objeto é tornar a gratidão parte da rotina, deixar visível todas as razões pelas quais podemos ser gratos e mostrar que, independente das dificuldades e problemas, sempre existem motivos para reacender a alegria dentro de cada um.

Uma sugestão é guardar os agradecimentos por todo o ano. Eles podem ser usados como "combustíveis" pontuais ou lidos todos de uma só vez ao final de cada mês ou ano.

 

Brincadeiras com bexigas : "Ping Pong" e "Não deixe o balão cair"

Objetivos:
Proporcionar a interação e descontração do grupo;
Respeitar e ajudar os colegas;
Perceber a fragilidade do material;
Exercitar a coordenação motora, equilíbrio e lateralidade.

Turmas 1°B, 2°C e 3°B (Integral) - Prof. Fabiana

 

Culinária


Mas um dia especial chegou e  preparamos um delicioso bolo de chocolate, feito com toda dedicação.
Professoras: Gisele e Gislaine 4º e 5º anos

 

Atividades Diversificadas 

Um lindo dia, cheio de energia para as atividades no Parque e o tão esperado "Dia de Brinquedo".

 

Especial "Dia das Mães"  

 

Turma: 4º e 5º anos - Profª Gislaine

  

Com  imenso amor confeccionamos um lindo porta jóias e um delicado porta guardanapo para presentar a mulher mais importante de nossas vidas...Você Mamãe, nossa jóia mais preciosa!
Professoras: Gisele e Gislaine 4º e 5º anos

 

Para homenagear um dia tão especial, nossos pequenos criaram e decoraram um porta-bilhetes super especial para as mamães! Criatividade a mil, os trabalhos ficaram lindos, do jeitinho que a mamãe merece!

 

Confecção de um lindo cartão para as belas mães dos alunos do integral - Turma 6º ao 9º ano

 

 

Com muito amor e carinho os alunos confeccionaram cartinhas e também uma lembrança para a mamãe.
"Mamãe você mora no meu coração! Te Amo".

 

Mãe,
Você é um exemplo de mulher: conselheira, amiga, companheira, exemplo de amor e persistência.
Com você eu aprendi tudo o que sei hoje. Obrigada por tudo mamãe, você é e sempre será a melhor mãe do mundo.

Te amo! Feliz Dia das Mães!

 

Dia das mães

Turma: 1° e 2° ano A - Integral
Professora: Regiane

Amorosa, elegante, linda, delicada, alegre, perfeita....são tantos adjetivos que seria impossível descrever o quanto a mamãe é especial. Feliz dia das mães!

 

Leitura " A galinha e a sombra" - Turma: 1° e 2°ano A

Os alunos ouviram atentamente a leitura do livro " a galinha e a sombra". Compartilharam através de roda de conversa a experiência e a necessidade de saber equilibrar os sentimentos de medo e coragem.

 

Desafio  -  Turma: 1°e 2° A

Os alunos aproveitaram a brincadeira para lançar o desafio : "Quem aguenta pular mais!?"

 

Dia do Índio

Após a confecção do cocar, a diversão ficou garantida com a brincadeira "Indiozinho, sai da oca!". Momento para trabalhar a atenção, rapidez e agilidade!

 

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena.

Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas.

Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Vamos brincar de índio?

 

Hora do Almoço

Uma das horas mais saborosas do dia! Hummm

 

 

Vamos Relaxar?

A cooperação dentro de uma prática em duplas promove consciência corporal, além das capacidades físicas envolvidas: força, flexibilidade, equilíbrio.

Que tal um relaxamento bem orientado após as práticas esportivas? E a prática em duplas da Yoga?

 

"Aniversariantes do mês de Abril" 

Confecção e entrega de um lindo cartão para nossos aniversariantes do mês.

 

Brincadeira: "Avião no Hangar" (feitos de folhas de revistas)
Objetivos:

Perceber a importância da reciclagem;

Perceber alguns elementos que interferem na capacidade de planagem do avião, como a forma, o mecanismo de lançamento, o peso e a presença do vento.

 

 

 

Ens. Fundamental II

Toda semana temos o nosso momento esportivo livre em quadra no qual diversificamos jogos e brincadeiras, trabalhamos regras, socialização e é um momento lúdico  que eles adoram e aproveitam muito.

"Pote da Calma” (Calming Jar, em inglês) 

Inspirado no método Montessori, propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo.

O “pote da calma” contém glitter colorido e basta agitá-lo para criar um pouco de “magia”.
O efeito chamaria a atenção da criança que, atraída pelo brilho, se volta para o momento presente. Assim, eles se concentram no vidro, voltam a atenção para o efeito e têm tempo de respirar e se acalmar.

Além disso, cria um momento propício para que as crianças se expressem seus sentimentos.

 

 

 

Hora de concentração!!
Um ao outro vamos ajudar,
e com capricho a lição de casa vamos realizar.

 

Tarefa de Casa - Turma 6º ao 9º anos

Momento de sistematizar o aprendizado da sala de aula. Os alunos aprofundam seus conhecimentos e interagem para a realização da mesma.


 

Ed. Infantil:
Nosso mural de azulejo ficou muito mais colorido.Usando a criatividade cada um fez o seu desenho preferido.

Jogo da velha - 1º e 2º anos A

Na hora do desafio, todos querem participar. No jogo da velha podemos estimular o raciocínio e trabalhar a competitividade,  aprendendo sempre ganhar e a perder.

 Pinturas Espelhadas e Cores Primárias

Turma: 1° e 2° A
Professora: Regiane

A turma usou a imaginação para fazer uma pintura espelhada com as cores primárias. Adoraram o resultado! 

 

Hora do Almoço!!

Depois de uma manhã de atividades e muita diversão a hora do almoço é sempre bem vinda. Comidinha gostosa para repor as energias. Bom apetite!!!

 

 

 

Atividades com  Elástico 

Os alunos trabalharam a  coordenação, lateralidade e noção de espaço através da brincadeira com o elástico.

Turma: 1°A - Profª Regiane
 

Dia Mundial da Água

"Água é uma gota de chuva, é uma gota de nuvem, é uma gota de água pra viver", (Palavra Cantada).

Trabalhamos através canção "De gotinha em gotinha" a importância da água para nossas vidas hoje e principalmente amanhã.
Água é vida!

 

 

Neste dia Mundial da Água, precisamos nos conscientizar sobre o uso deste importante recurso natural de forma sustentável, para que ele nunca falte. Por isso, incentivamos os nossos alunos, à consumirem com responsabilidade a água do nosso planeta, para que no futuro não falte.
Professora: Gislaine 4º e 5º anos

 

 

Culinária

Alunos do 6° a 9° anos

Finalmente um dos dias mais esperados do mês chegou: nossa aula de culinária.
Aprendemos sobre alimentação saudável e a importância de  valorizarmos o trabalho em equipe.

  

É hora de diversão com os amigos, misturando os ingredientes para uma maravilhosa receita preparar.
Saboreando os deliciosos biscoitos, feito com a dedicação de todos.
Professoras: Gisele e Gislaine 4º e 5º anos

 

Feliz Páscoa  

Na páscoa confeccionamos lindos coelhos, para comemoramos está data tão especial.
Páscoa, um momento de reflexão e alegria!
Doces sabores ....doces amigos.
Professoras: Gisele e Gislaine 4º e 5º anos

              

              

 

Os alunos do Ens. Fundamental II trabalharam o tema Páscoa, confeccionando os coelhinhos e as cenouras para enfeitar a nossa unidade. Também confeccionaram as lembrancinhas para casa, um agarradinho de coelho feito com prendedores de roupa e E.V.A.

 

Turma: 1° e 2° ano A - Profª Regiane 

Os alunos  utilizaram uma garrafa pet para produzirem um lindo bilboquê. Usaram a criatividade para decorar com cola colorida e depois de pronto era só diversão!

 

 Turmas: 1°B, 2°C e 3°B

"Em tempos de Páscoa, somos levados a refletir sobre passagem e renovação."

Aproveitando o momento, brincamos de "Coelhinho sai da toca".

 

Nossa Páscoa foi animada assim!!!
Usamos e abusamos da criatividade na ilustração das orelhas e  confecção da toca do coelho.

 

Os alunos fiscalizaram a escola em busca de possíveis focos do mosquito...  Nada foi encontrado!! Está tudo certo em nosso Colégio ...
"Ufa, ainda bem... "
Turmas 1°B, 2°C e 3°B - Profª Fabiana

 

 

"Uma flor, para a mais bela das flores"

Feliz Dia Internacional da Mulher

Turmas 1° B, 2°C e 3°B

Prof° Fabiana/Integral

 

 


Uma Homenagem a quem, com força, sabedoria e delicadeza, transforma o nosso dia-a-dia em algo suave e encantador.

 

Cada mulher tem sua forma de ser, de amar, de ser mãe... Mas todas elas são especiais e merecem nosso carinho!
Confecção de Tulipas e Produção de Acrósticos para as mulheres especiais de nossas vidas.

Professora Priscila - Integral 6° a 9° anos.

Feliz Dia Internacional Da Mulher !

Para um dia especial uma simples flor, feito com amor e carinho pelas mãos mais preciosas para você mamãe.

 

 

 

Dia Internacional das Mulheres
Os alunos trabalharam pintura e dobradura, fazendo um lindo cartão para homenagear as mulheres.
Turma: 1° e 2° ano A

Culinária

As aulas de culinária se tornaram um momento de muita concentração e aprendizagem, ajudaram as crianças a aprender conteúdos e desenvolver habilidades. Durante estas aulas, os alunos vivenciam o hábito de uma alimentação saudável e aprendem mais sobre a origem dos alimentos e seus valores nutricionais

 

Brincadeira de Criança.. 

O ato de brincar faz parte da vivência da criança. Brincar é raciocinar, descobrir, persistir e perseverar, aprender a perder percebendo que haverá novas oportunidades para ganhar, esforçar-se, ter paciência, não desistir facilmente. Brincar é viver criativamente o mundo.

"Brincar proporciona a aquisição de novos conhecimentos, desenvolve habilidade de forma natural e agradável. Ele é uma das necessidades básicas da criança, é essencial para um bom desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo." (Maluf: 2003, p.9).

Brincadeiras: Futebol de Caranguejo e Troca Sapatos
Turmas 1°B, 2°C e 3°B- Integral
Prof° Fabiana

 

 

Yoga  

O Yoga surgiu na Índia e tem como base os princípios das disciplinas físicas e mentais indianas. Se você acha que yoga é apenas torcer e movimentar o corpo de forma esquisita, está na hora de repensar. Yoga é muito mais do que estas posturas. Derivado da palavra em sânscrito "yuj", que significa "unir ou integrar", yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5.000 anos. Yoga é harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação.

 

Beneficios para as crianças:

  • Promove o relaxamento e concentração;
  • Trabalha a coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade;
  • Desenvolve o espírito de grupo e cooperação;
  • Promove a autoestima, autoconfiança e autoconhecimento;
  • Promove bons padrões respiratórios;
  • A capacidade de assimilação intelectual;
  • Promove uma conscientização ecológica e humanitária.

Carnaval no Farroupilha

Máscara de Carnaval - 1° e 2° ano A - Integral

As crianças usaram a criatividade para confeccionarem suas máscaras de carnaval através da pintura, explorando as cores.

Ao som de marchinhas carnavalescas as crianças se divertiram no carnaval do Farroupilha

Os alunos do período integral em clima de carnaval confeccionaram lindas máscaras carnavalescas ao som de ritmos de marchinhas como Allah-Lá Ô, Cabeleira do Zezé, Ó abre alas, entre outras.

 

 

 

Feliz Natal..

O Período Integral preparou um ambiente com uma decoração temática bem especial com guirlandas, botas natalinas e a confecção de cartões para nossa árvore de natal. Trabalhamos assim, a interatividade em um momento especial entre o grupo.

 

Projeto Ritmo, Músicas e Movimentos

 

Projeto Ritmos: Você conhece Just Dance?     

Um trilha sonora para uma boa história.

 

 

Projeto Cantando e Brincando - Turma Infantil I e II A - Integral

Atividade: Pintura Plaft 
 

Os alunos pintaram e brincaram ao confeccionar o mural do nosso Projeto: Cantando e Brincando.
Eles mergulharam a esponja na tinta e "plaft"......fizeram arte se divertindo!

 

Registro da Música: O jacaré foi passear na lagoa 

Os alunos se divertiram ao passearem pelo espaço do colégio com suas viseiras de jacaré tocando e cantando. A atividade proporcionou o desenvolvimento da imaginação e ritmo.

Atividade: Projeto Cantando e Brincando - Samba Lelê

Cantando e dançando a música Samba Lelê, os alunos do Infantil I e II desenvolveram ritmo, coordenação e socialização de uma forma divertida!

O lenço que ri


As crianças se divertiram com a brincadeira, que consiste em dar gargalhadas enquanto o lenço lançado por uma criança permanecer no ar.

Semana da Criança: Turmas 1°,2° e 3° ano

Na semana da criança, os alunos tiveram muitas diversões e criatividades, como na brincadeira da Dança das Cadeiras, disputas com bexigas, de quem estouraria primeiro a bexiga do amigo ou qual equipe estouraria primeiro todas elas.

Criatividade em confeccionarem lindas borboletas, para pendurarem nas paredes e lindas lembrancinhas de corujas.

Oficina de rosa de papel  de seda (proposta por um aluno); Campeonato de queimada; Dança das cadeiras; Objetos de argila; Cineminha Farroupilha. Hora da História : Teatro

 

Primavera - 1°,2°, e 3° anos

Já é hora de tirar os shorts e as regatas das gavetas, guardar os casacos e dar boas-vindas à Primavera, pois ela chegou. Os dias começam a ficar mais longos e quentes. As folhas e flores voltam a crescer nas árvores, os animais saem de suas tocam, a natureza parece despertar.

Festa no Ceú

Os alunos organizaram um teatro baseados no livro  Festa no Céu. Durante as aulas de biblioteca todos analisaram o livro, prepararam um roteiro, cenário e fantoches para esta apresentação especial aos colegas do Período Integral.

O Ogro Tonelão

Baseado no livro "O grande livro dos Duendes" traduzido por Luciano Machado, os alunos produziram uma peça de teatro entitulada " O Ogro Tonelão". Esta peça foi apresentada para os amigos do Período Integral.

 

Projeto Ritmos e Movimentos 

Aguardem as novidades!!

 

Ser Brasileiro!! Orgulho Nacional !

"07 de Setembro, data tão festiva! Foi a Independência desta terra tão querida!"

Para lembramos a importância do dia 7 de setembro de 1822, quando D. Pedro l, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo) deu o "Grito do Ipiranga de Independência ou Morte”, os alunos do integral fizeram cartazes sobre Independência do Brasil e o orgulho de serem brasileiros. Viva a independência do Brasil !

BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA

Mico Preto

Os alunos do período integral realizaram nesta semana uma brincadeira muito comum dos anos 70, 80 e final dos anos 90, que é a brincadeira do elástico. Os alunos puderam vivenciar movimentos básicos do elástico que os pais vivenciaram com mais intensidade, na infância.

Foi um momento gostoso e de muito aprendizado para muitos deles, pois para alguns foi um tempo inusitado diante da complexidade da brincadeira. Os alunos do fundamental I já haviam vivenciado a atividade nas aulas de Educação Física e os alunos do fundamental II puderam relembrar quando realizaram a mesma atividade anos anteriores.

Aos pais fica aqui a dica: confeccionem um elástico com seu(sua) filho(a),convidem toda a família e passem um momento juntos, relembrando a infância ou aprendendo uma nova forma de se divertirem juntos.

 

Turma: Infantil I e II A - Dia do Brinquedo
 

As crianças se divertem e aprendem conceitos de amizade e respeito através dos jogos.

Projeto Folclore

O Folclore é algo de grande importância para um país, porque, por meio dele, mantém-se a identidade cultural, passada e vivenciada de geração para geração. 

Turmas: 1º e 2º ano (Matutino) / 2º e 3º ano (Vespertino)

 

O Boitatá

Em comemoração ao dia do folclore brasileiro, o período integral lembrou a lenda do boi-bumbá, também conhecido como bumba meu boi. Os alunos para comemorar esse dia, fizeram bois de e.v.a e os enfeitaram todos coloridos, cada um de sua maneira.

A peteca

A peteca é um brinquedo criado pelos índios brasileiros. No entanto, acabou evoluindo na forma e nas regras até se tornar um esporte.

Para comemorar o Folclore, os alunos do 1º ano A e 1º ano B da professora Raquel confeccionaram uma peteca.

 

Dia dos pais

Papai,
Obrigado por me ensinar a usar estas ferramentas: o amor, a paciência, o perdão e o respeito.
Você é um grande exemplo pra mim!

Atividade para os dias dos pais.

 

Pai você é meu herói, pois se dedica de corpo e alma, para realizar os meus sonhos e desejos. Sei que às vezes fica chateado com o que faço, mas lembre-se, acertar e errar faz parte da vida. Por isso e um montão de outros motivos, é que agradeço por tudo que faz por mim. Seja sempre este pai maravilhoso, abraços e beijos.
Profª Gisele
Profª Gislaine

Papai você é show de bola!

Dia das Mães

Mãe você não se curva diante das dificuldades, mas as vence.
Seu amor me encanta, sua força me orgulha, e sou realmente privilegiado por tê-la em minha vida.
O Dia das Mães tem cheiro de carinho no ar.
Tem forma de rosas e cor de amor.
Mãe é amorosa, inteligente e cuidadosa.
Em comemoração a esta data tão especial, os alunos do Período Integral do Ensino Fundamental fizeram um livro com as receitas favoritas de suas mães e montaram uma flor de papel crepom, para presenteá-la, no Dia das Mães.

O PRESENTE MATERNO

Um sorriso caprichado,
Um abraço apertado.
Um beijo carinhoso,
Um presente esperado.

Não precisa ter riqueza,
Para agradar com clareza.
Basta um simples gesto,
E já exalta sua nobreza.

Para você neste dia,
Uma demonstração de amor.
Sei que é pouco, mais você merece,
Pois grandioso é o seu coração.

Assim rabisco esse verso,
Com muita dedicação.
Pra você mãe querida,
Como forma de gratidão.

(Autor Washington Luiz Teixeira).

 

Dia das mães

As crianças da Educação Infantil Período Integral, confeccionaram um imã de geladeira com muito carinho para as mamães.

Ser mãe

Ser mãe… É a missão de maior responsabilidade. É amar de forma mais completa. É dar o melhor de si e não esperar nada em troca… A ela devemos nossa vida, pois é merecedora de todo nosso respeito e digna de todo nosso afeto. Mãe é sinônimo de amor e bondade. Feliz Dia das Mães!

Passa Bambolê

Os alunos do primeiro ano do período integral realizaram a atividade motora de passar o bambolê. Essa atividade está contida nos jogos cooperativos que tem como objetivo principal unir pessoas. Tem como objetivo, também, a coordenação motora, a velocidade e a concentração. O grupo se mostrou muito participativo, realizando de forma extraordinário o trabalho em grupo, onde todos puderam dar a sua opinião sobre como realizar os movimentos necessários para que o bambolê chegasse ao destino final.

Pára-Quedas

Muito comuns na Europa e Estados Unidos, o Pára-quedas é um aparelho que tem despertado o interesse nos profissionais de Educação Física em todo o Brasil. Em todo o Brasil, o paraquedas foi introduzido através da Ginástica Geral, e hoje, tem percorrido diversas quadras e escolas como materiais de estimulação dos sentidos e podendo ser utilizada para atingir diversos objetivos, como por exemplo: esquema corporal, qualidades físicas, expressão corporal, recreação, habilidades e capacidades motoras, habilidades sociais, capacidades afetivas, dentre outras.
A atividade também pode ser acompanhada de música, visando às apresentações escolares, o desenvolvimento musical, a orientação espaço-temporal e, principalmente, a atenção e concentração. Com a inclusão da música, a atividade fica mais divertida, atraente e principalmente prazerosa para os alunos e professores.

Bilboquê

As crianças da educação infantil comemorarão o dia do Índio confeccionando o bilboquê com rostinho de índio,nessa atividade trabalhamos a importância de reciclar e de forma lúdica refletir sobre a importância dos índios em nosso país.

Dança das cadeiras

Através das brincadeiras as crianças aprendem de uma forma divertida a se socializar, cooperar, respeitar regras, criar e inventar, trabalhando a coordenação e raciocínio.

Vamos brincar de índio?

A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e do respeito a esses valores.

Os benefícios dos Jogos de Tabuleiro

Os alunos do primeiro ano do período integral desenvolveram jogos de tabuleiro. Eles aprenderam, dentre os jogos, a dama e o jogo da velha. É unânime dizer que os jogos de tabuleiro são benéficos para o desenvolvimento cognitivo tanto de crianças quanto de adultos. Para as crianças, a prática destas atividades deve ser estimulada, pois aguça a memória e o raciocínio lógico que irão acompanhá-la ao longo dos anos. Os jogos de tabuleiro impulsionam a imaginação, a atenção e a concentração, contribuindo para promover o desenvolvimento da criatividade e da memória de forma recreativa. Essa prática de jogos faz com que a criança assuma atitude própria, integrar-se plenamente em seu grupo social. O Jogo de damas é um clássico dentre os jogos de tabuleiro, o jogo de damas possui regras simples e traz benefícios para o exercício mental da criança. A criança aprende a raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo, e ela adquire a capacidade de organizar uma variedade de elementos para uma finalidade, bem como imaginar concretamente situações futuras próximas. Também é possível, através da pratica do jogo de damas, desenvolverem a capacidade de prever as conseqüências de atos próprios e alheios e tomar decisões vinculadas à resolução de problemas.

Jogos

Além de se divertir, a criança  se desenvolve integralmente através dos jogos. Ela organiza, constrói e reconstrói a sua compreensão de mundo, cria e obedece regras, usa a imaginação e trabalha seu raciocínio e coordenação motora.

Feliz Páscoa!

Brincamos muito imitando o coelhinho da páscoa com  as nossas orelhinhas de coelho!

Dia do circo

Nos divertimos muito pintando e brincando com fantoches e palhaço!!!

Guerra dos cones

Na atividade “Guerra dos Cones”, além das capacidades motoras, é trabalhada nos alunos a orientação Espaço-Tempo, que é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço, bem como, a consciência do corpo com o meio.

A brincadeira com massinha

A brincadeira com massinha de modelar é uma excelente atividade para as crianças, ela permite aguçar os sentidos como o tato e o olfato. Através dessa brincadeira é possível descobrir novas formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos.

Guerra das bolas

A cada dia precisamos das capacidades motoras bem desenvolvidas para realizar as atividades funcionais. Assim como um atleta treina todos os dias para alcançar o condicionamento perfeito para sua modalidade esportiva, nós também precisamos treinar, em nossas tarefas diárias, pois, com o avanço da idade, vamos precisar ainda mais delas. Na atividade da “Guerra das Bolas”, os alunos precisam colocar as capacidades motoras para conseguir o objetivo do jogo. As capacidades motoras mais utilizadas são: Velocidade, Força, Resistência, Agilidade e Flexibilidade.

Queimada

Queimada é um jogo esportivo muito usado como brincadeira infantil. O jogo pode conter diversos jogadores e habilidades. A variação da queimada, chamada de “Queimada impossível”, possibilita que todos os alunos saiam e voltem para o jogo de diversas maneiras, proporcionando o prazer pela atividade e não trazendo a frustração de permanecerem eliminados. As qualidades desenvolvidas são movimento, destreza, domínio e cooperação.

Roda de música

A música é uma linguagem feita de ritmos e sons; capaz de despertar e exprimir sentimentos.  Desde pequenas, as crianças sentem-se feliz cantando, sozinhas ou com alguém. Elas cantam com entusiasmo, sacudindo no máximo seus corpinhos.

Pega-pega

O pega-pega é uma brincadeira muito conhecida. Pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores e possui inúmeras variantes. Os alunos puderam vivenciar as diversas formas dessa brincadeira trabalhando as habilidades e capacidades motoras, bem como os valores que a atividade proporciona.

Manipulação com bola

Na atividade de “manipulação com bola” as habilidades motoras fundamentais são as capacidades de o aluno explorar o corpo movimentando-se através do espaço, a capacidade de manipular com eficiência os objetos (bola). A criança desenvolve estas habilidades até os 6 anos de idade. As habilidades motoras seguem um desenvolvimento seqüencial, isto significa que as habilidades da criança não surgem de repente, mas vão sendo adquiridas e absorvidas através de atividades que possibilite as crianças o maior número de experiências possíveis para que a mesma desenvolva tarefas motoras de maneira eficaz.

 

Parabéns à todas as Mulheres pelo seu dia!

Mulher! De todas, a mais linda, a mais bela e perfumada flor, vieste para alegrar nossa existência, embelezar a nossa vida, perfumar nosso caminho... Feliz Dia Internacional da Mulher!

Skindô! Skindô! Nosso Carnaval 2015

Uma grande festa !

 

Primeira Semana de Aula

Os alunos tiveram uma programação diferenciada no Período Integral no retorno as aulas.

Nesta primeira semana, os alunos vivenciaram  brincadeiras aparentemente simples, que são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e também uma forma de autoexpressão da criança.
Brincadeiras como Batata-Quente, Balão Fujão, Carrinho de mão, Telefone sem fio, Roda da conversa sobre as férias, Jogos, Bingo, Amarelinha promovem a socialização, o respeito mutuo e estimula o desenvolvimento das habilidades básicas.

Viva o Natal!

 

Os alunos produziram pequenas e singelas árvores que natal bem coloridas, e refletiram sobre esta data tão emocionante!

Piscina

Os alunos do Período Integral ( Ens. Fundamental ) fizeram uso da piscina. Um momento esportivo e de muita integração.


 

Atividades com canções

A turminha do Período Integral está trabalhando as canções infantis e produzindo arte! Como primeira canção : "O Sapo não lava o pé"

Texturas

Os alunos trabalharam diferentes texturas em atividades de artes que estimulam a coordenação motora fina manuseando guache, pinceis, papel crepom.

Debate Engraçado

Os alunos do Ens. Fundamental  organizaram um canal de Tv, com direito a propagandas, paródias musicais e horário eleitoral. Dentro deste "horário eleitoral" organizaram um debate cômico. Todos os participantes receberam suas identificações e defenderam idéias politicamente corretas para melhorar o nosso Brasil. Tudo foi apresentado com muito carinho para seus colegas das turmas do 4º e 5º anos.

Os alunos realizaram atividades diversificadas em comemoração a Semana da Criança:

Livro: REBELIÃO DOS MACACOS

Cada um tem o seu espaço, inclusive os animais! As crianças aprenderam um pouco mais sobre o respeito a natureza e o espaço que habitamos.

 

As 5 Marias

Os alunos estão trabalhando orientações de jogos diferenciados e aprenderam a regras  da brincadeira das Cinco Marias.

A Princesa e o Sapo

No faz de conta brincar é uma verdade, é uma atitude frente à realidade, é uma ação em que a criança toma conta, se envolve no tempo e no espaço, transformando cada brinquedo ou brincadeira em um recurso de aprendizagem, e foi assim que as meninas de princesa e os meninos de sapo se divertiram muito, após ouvir a história da Princesa e o Sapo.

Os fantoches e dedoches são um meio não só de desenvolver a criatividade, imaginação e verbalização. A criança nesta brincadeira externaliza seus sentimentos, suas angústias e alegrias. Para brincar, basta colocá-lo na mão ou dedo e se soltar.

 

Vamos conhecer estas histórias? (A Lebre e a Tartaruga / Os Três Porquinhos)

 

Ursinhos

Nosso time é show !!!

Os alunos estão anciosos para o início da Copa do Mundo e prepararam uma decoração "show de bola" para a unidade do Período Integral.

Nesta atividade, os alunos produziram a bandeira nacional com foco em suas cores e formas geométricas como losango, círculo e quadrado, enfatizando o uso da métrica através da régua.

 

Nossa Bandeira Nacional  (Viseiras e Colagens) 

Os alunos do Período Integral confeccionaram a Bandeira do Brasil e puderam conhecer o que representa cada uma de suas cores:

Verde -  Representa as florestas;

Amarelo - Representa o ouro, as riquezas;

Azul  - Representa o céu, com as estrelas;

Branco -  Representa a paz.

 

 

 

Importância das Cores


As cores têm efeitos sobre a sensibilidade todos os indivíduos, inclusive para a criança, até de maneira mais evidente e natural.  Sua presença no mundo exerce incontestável atração sobre nós, despertando sensações, interesse e deslumbramento.

A cor verde faz parte da nossa natureza, da bandeira do nosso país.

 

Contação de Histórias : Rapunzel 

A Contação de Histórias estimula a criatividade, contribui para o desenvolvimento da linguagem oral, além de incentivar o prazer pela leitura.
Ao ouvir uma história a criança pode sentir emoções e sensações diferentes e aos poucos aprender a lidar com elas. Através de uma história podemos descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser e viajar no mundo da imaginação..

Como registro desta atividade os alunos prepararam um chapéu de príncipe para os meninos e uma linda trança para as meninas.

Atividades Físicas:

  • Percurso com obstáculos.

Um "Percurso com obstáculos" fez com que as crianças passassem por diversos desafios corporais. Desde correr, coordenar, equilibrar, e desviar. Os alunos tiveram que mostrar habilidades para superar os obstáculos. É uma boa atividade para desenvolver o esquema corporal por completo.

 

  • Coelho sai da Toca

Desenvolver a percepção de espaço, a velocidade e a agilidade. Estimular a cooperação aproveitando o jogo e proporcionando aos alunos a sociabilização.

 

  • Voleibol

Os alunos puderam conhecer os principais fundamentos e regras do voleibol e praticar atividades relacionadas a esta modalidade esportiva.

Brincadeiras :

Escravos de Jó

Esta brincadeira desenvolve a atenção, concentração, cooperação,coordenação motora,linguagem, memória e ritmo.

 

  • Parque

Estimula diferentes situações de aprendizagens  nas quais as crianças possam se divertir, brincar e socializar.

 

  • Jogos Variados

Desenvolve a criatividade, a socialização, inteligências múltiplas, estimula o aluno sobre o respeito as regras, enriquece sua personalidade tornando-o mais participativo e espontâneo.

 

  • Jogo da Velha  

O objetivo do jogo da velha na educação infantil é desenvolver a lateralidade, estratégias, raciocínio lógico, noções de: em cima, embaixo, diagonal, horizontal e vertical.

 

Relaxamento


Os exercícios de relaxamento infantil desenvolvem a noção corporal, assim como proporcionam momentos importantes de descontração.

 

DIA DAS MÃES

 

 

Páscoa


Ganhar chocolate é bom! Mas brincar de faz de conta, à procura do coelhinho da páscoa é melhor ainda.

A ternura e a doçura de cada criança é única. Esta atividade tem por objetivo desenvolver o imaginário e estimular a socialização.

 

RODA DE CONVERSA

Na roda de conversa consiguimos de maneira natural estimular a oralidade e a socialização. As crianças trocam acontecimentos e curiosidades vividos fora da escola. É o momento onde todos se expressam de forma muito natural.

 

Dia Mundial da Água

Os alunos do Período Integral realizaram atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

 

Quebra cabeça

Os alunos construíram seu próprio quebra cabeça. Este jogo desenvolve  a atenção , o raciocínio lógico e a coordenação motora. Propiciou momentos de integração e aprendizagem.

 

Feira do Livro

Todos os alunos do Período Integral estão se preparando para a 7ª Edição da Feira do Livro 2014. Atividades direcionadas para preparação da feira como exposição de trabalho, teatro e decoração do ambiente. Confira algumas imagens e veja todo o projeto no link Biblioteca.

 

Dia do Circo

Quem já não sentiu a magia do circo ? Se enveredou em uma viagem ao mundo da fantasia ? Repleto de música, luzes coloridas, algodão doce e o cheirinho da pipoca?

Esta atividade teve por objetivo estimular o desenvolvimento emocional e social dos alunos. 

Preservar a magia do circo é manter viva a criança que existe em nós com toda a sua ternura.


 

 

Carnaval

A turminha do Período Integral também participou das festividades de carnaval.

Compartilhe: