Ed. Física: Badmintom

Você está em: Ensino Fundamental

Badminton 
Os alunos do período integral começaram a vivenciar a modalidade do Badminton.
O esporte auxilia em vários aspectos como: coordenação, agilidade, capacidades e habilidades físicas e motoras.
Além do aspecto motor, o badminton também os alunos a trabalharem em grupo, mesmo sendo um esporte individual, pois a socialização tem lugar de destaque dentro das aulas de iniciação esportiva do período integral.

Interclasses 2017

Os jogos já começaram! As atividades são direcionadas para os alunos do Ensino Fundamental II.
Após o Hino Nacional Brasileiro os alunos fizeram o juramento do atleta na cerimônia de abertura dos jogos.

Um evento como este ressalta a importância da atividade física dentro e fora da escola, bem como, o espírito de participação esportivo.  As modalidades envolvidas no INTERCLASSES 2017 serão: Queimada, Badminton e Futsal.

Desejamos à todos um período de grande aprendizagem dentro e fora de quadra, pois o esporte, além de agregar valores, trabalha também a competitividade harmoniosa e prazerosa.

PROJETO INTERDISCIPLINAR – FITNESS

Os alunos do 9º ano tiveram uma vivência da modalidade capoeira voltados para academia. Os alunos vivenciaram a história, mitos e verdades, gingas, golpes e defesas da capoeira. Foi um momento de grande aprendizagem para todos os envolvidos.

BRINCAR DE CIRCO - Ens. Fundamental I

Uma atividade diferenciada nas aulas de Educação Física  do primeiro, segundo e terceiro ano, que proporciona de maneira lúdica, o desenvolvimento, das habilidades motoras, das capacidades físicas e das relações sociais.

 

Os alunos do 1º aos 3º anos jogaram pique bandeira. O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário e capturar a bandeira sem ser pego, desenvolveram habilidades como: organização de tempo e espaço, trabalho em equipe, estratégias de jogo e aceitação de resultados.

 

O basquete é um jogo disputado por duas equipes de cinco jogadores que tem por objetivo passar a bola por dentro do cesto disposto nas extremidades do campo. Os jogadores batem a bola contra o chão caminhando dentro do campo, podendo repassá-la a um jogador da equipe.

O objetivo do jogo é colocar a bola no cesto da equipe adversária, marcando pontos. O basquete é um exercício que requer força nos ombros e coxas. É um bom exercício cardiovascular, o risco de lesões consiste na entorse de tornozelo e colisões com outros jogadores.

 

Handebol

Os alunos do 6º ao 9º anos estão realizando a modalidade esportiva Handebol através de exercícios de fixação dos fundamentos básicos como passe, recepção, arremesso, dentre outros. 

 

 

Sábado Esportivo

Agradecemos a todos que puderam compartilhar conosco deste momento valoroso da prática esportiva.

 

Basquete

Os alunos do Ensino Fundamental II, iniciaram neste terceiro trimestre o aprendizado e aprimoramento da modalidade basquete. Um esporte dominado por muitos anos pelos norte-americanos e que tem hoje, uma adesão pelos brasileiros se tornando o 3º esporte com bola mais praticado no país, perdendo somente para o futebol e o vôlei.

 

 

Aula Integrada - Alunos 5º e 6º anos 

Os alunos do 5º anos e 6º anos tiveram uma aula integrada especial com o professor Chicão.

 

Xadrez Humano - Ensino Fundamental II

O interesse pelas crianças que aprendem xadrez em conhecer esse forma de jogar é muito grande, alguns já tiveram experiências de conhecer o xadrez gigante E durante as festividades da Feira do Livro deste ano, praticaram este jogo com os colegas do Ensino Fundamental I.

Essa atividade é interessante para que os alunos possam tem uma melhor visão de jogo, e possam passar por todas as peças, desta forma aprimorando os movimentos que serão realizados no tabuleiro.

Para se ensinar xadrez é preciso além de mostrar como se joga, iniciar da forma mais simples para a mais complexa, desta forma o aluno terá um melhor domínio durante uma partida.


Tênis e Badmington 6ºao 9º anos
Ed.Física

Nas aulas de Educação Física, os alunos tem tido orientações sobre  Tênis e Badmington, aprimorando assim, o entendimento sobre os esportes olímpicos (nossa cidade abriga os melhores centros de treinamento destes duas modalidades).
Quem sabe daqui a quatro anos teremos alguns de nossos alunos despontando para o mundo dos esportes de alto nível como estes.

A valorização da vida através do esporte.

No ritmo das Olimpíadas Rio 2016 os alunos trabalharam um dos esportes que ganharam medalha de ouro, o Vôlei. Além dos fundamentos,   vivenciaram dentro das partidas, um pouco da emoção de fazer parte integrante de uma modalidade. Aprenderam também os sistemas de jogo, rodízio, defesa,  os movimentos inerentes à modalidade e exercitaram o trabalho em equipe.

 

Gabarito

Confira o gabarito referente as avaliações I e II.

Avaliação I

 

Avaliação II

SÁBADO ESPORTIVO

O Colégio Farroupilha abriu, mais uma vez, suas portas para a comunidade, pais, alunos e familiares, para realizar uma atividade. A atividade desenvolvida foi à queimada “Impossível”, que como o próprio nome já diz, não chegou ao seu final.

Foi um tempo muito gostoso de diversão, comunhão e descontração entre a família Farroupilha. Depois de um breve aquecimento, deu-se início à queimada. Como a queimada impossível é uma junção de várias queimadas, fomos viajando no tempo e realizando as diversas queimadas uma por uma, para que depois chegasse ao objetivo proposto.

No final as famílias realizaram um delicioso relaxamento, com direito à massagem, aproveitando este momento, tão escasso nos dias de hoje, para desfrutar da relação amorosa e afetuosa familiar.

Equipe Farroupilha

 

Atividades de Páscoa

As atividades de páscoa dos alunos de 1º ao 5º ano durante a aula de Educação  Física  tiveram muita diversão e reflexão sobre atitudes de tolerância e cooperação.
Os alunos vivenciaram várias ações como:  "o coelho sai da toca cooperativo", foto teste com imagens paraolímpicas, imitação do movimento do coelho, música de páscoa, caça ovinhos com bolinhas e finalizaram deixando uma mensagem de páscoa para os colegas da escola.

A Felicidade das Borboletas

Os alunos de 1º ao 5º ano nas aulas de Educação Física, tiveram a oportunidade de conhecer através da leitura compartilhada colaborativa, o livro "A FELICIDADE DAS BORBOLETAS", que retrata uma história de superação de uma menina  deficiente visual.

Durante a leitura surgem questionamentos e os alunos expõem suas opiniões, a discussão torna-se interessante já que o livro dá apenas dicas sobre a deficiência  e cada criança  argumenta segundo sua ideia.

Essa leitura faz parte do projeto Paraolimpíadas

 

SÁBADO ESPORTIVO – DIA DO DESAFIO

Os alunos do colégio Farroupilha, juntamente com seus pais e amigos, além de ex-alunos participaram do sábado esportivo Dia do Desafio.

O sábado teve como proposta principal fazê-los participar de uma atividade fora do horário e da rotina escolar. Realizaram a queimada “impossível”, que como o próprio nome diz, é impossível de terminar, bem que eles tentaram, mas não conseguiram, porém o objetivo era o lazer, a diversão, a recreação, integração social, e isso foram alcançadas.

Agora ficamos esperando o próximo evento, fiquem atentos!!!

SALTO EM ALTURA 

Em 2016 o Brasil vai sediar as Olimpíadas e as Paraolimpíadas e visando que os alunos do 6º ao 9º anos conheçam as modalidades envolvidas e pouco divulgadas na mídia, os mesmos vivenciaram o salto em altura.

O Salto em altura é uma modalidade olímpica de atletismo, onde os atletas procuram superar uma barra horizontal colocada a uma determinada altura. Junto com salto com vara, é uma das duas modalidades de resultados verticais Jogos Olímpicos e é disputada ao ar livre e em pista coberta.

A prova integra o programa olímpico desde sua primeira edição em Atenas para os homens e desde Amsterdã 1928 para as mulheres. O objetivo foi mostrar para os alunos os tipos de saltos realizados como: O salto Frontal, Tesoura, Rolo Ventral e o Fosbury (esse último não realizado por motivo de segurança dos alunos).

Volta às aulas

Vivências motoras  em grupo e individuais fizeram parte das aulas de Educação Física de 1º ao 5º ano.

 

As aulas de Educação Física no Ensino Fundamental  de 1º ao 5º ano, começaram trabalhando valores .
Através de brincadeiras que estimulam os sentidos, os alunos puderam experimentar  a cooperação e o respeito ás diferenças, transferindo esse conhecimento para o dia a dia. O trabalho está focado nas Paraolimpíadas projeto da disciplina.

Atividades Diversificadas A Educação Física  tem proporcionado para os alunos do Ensino Fundamental II o conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adquirindo hábitos saudáveis de vida comunitária e social.Assim, os alunos vão ao longo do ano letivo, elaborando seus conhecimentos sobre as atividades físicas para o bem-estar e a saúde.
Além destes aspectos, a Educação Física possui também a proposta de melhorar a integração com ambiente escolar,e trabalhar a melhora da compreensão sobre as regras esportivas e desportivas.

Ensino Fundamental I : Projeto Circo

O circo é uma atividade diferenciada nas aulas de Educação Física, que proporciona de maneira lúdica, o desenvolvimento, das habilidades motoras, das capacidades físicas e das relações sociais. O projeto é pautado no plano anual contemplando os conteúdos previstos para o terceiro ano.

Jogos de Regras

Nesse trimestre, durante as aulas de Ed. Física, os alunos de 1º ao 5º ano estão trabalhando com jogos de regras e pré desportivos como: queimada, regate, pé na tábua, pique bandeira, cogobol, passe 5, artilheiro e handebol.

Ensino Fundamental II :

PROJETO XADREZ

Os alunos dos 6º anos deram início ao projeto “xadrez”. O projeto, que engloba as matérias Matemática e Educação Física, proporciona aos alunos, além dos benefícios conhecidos do jogo, a interação maior da turma. Nas primeiras aulas, os alunos aprendem na teoria e depois, na prática, os movimentos, as nomenclaturas das peças e os movimentos, para depois aprenderem, todos no mesmo ritmo, as demais propriedades do xadrez.O mais importante desta atividade é fazer com que os alunos aprendam, com o jogo, a respeitarem os seus limites e os limites dos colegas, regra básica da convivência social, escolar e familiar, lema esse, sempre pregado pelo Colégio Farroupilha em seus 40 anos de existência.

 

Arremesso do peso – Atletismo

Os alunos do fundamental II realizaram a atividade do arremesso do peso, prova que faz parte do atletismo. Os alunos puderam vivenciar o que um atleta da modalidade faz em seu dia-a-dia nos treinamentos.Foram utilizadas bolas de tênis, da mesma forma que os atletas iniciantes, da mesma idade, usam para iniciarem na modalidade. Realizaram vários arremessos utilizando a técnica que permite com que eles façam corretamente o gesto técnico.

Depois, eles passaram de alunos para atletas, vivenciando uma prova de arremesso de peso. Todos foram chamados como numa prova e realizaram o arremesso. Em 2016, os Jogos Olímpicos estarão sendo realizados aqui no Brasil e os nossos alunos poderão assistir as provas de atletismo e identificarem nos atletas o que realizaram na quadra.

Educação Física do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Folclore:
Os alunos de 1º ao 5º ano do fundamental construindo as personagens do folclore, com imaginação e tecido, em atividade de volta à calma na Educação Física.

Compartilhando Talentos

Preparação para o Dia dos Pais:

Postura legal

Os alunos de 1º ao 4º ano aprenderam sobre possíveis problemas causados pela má postura. Conheceram a estrutura e a localização da coluna vertebral, a sua importância e como mantê-la saudável andando, sentando, dentando e levantando de maneira correta, além de como carregar suas mochilas e alongar sua coluna. Isso tudo graças ao estudo desenvolvido pelos alunos dos 5º anos, que pôde ser apresentado aos colegas visando a consciência postural, durante as aulas de Educação Física e Ciências.

Aula de basquete

Os alunos de 6º ao 9º anos, desde o dia 07/04, finalizaram Futsal e deram início ao Basquete. Estão passando por todos os fundamentos exigidos para a prática, bem como todas as habilidades e capacidades motoras para vivenciarem o jogo de basquete.
É importante salientar que, somos um país conhecido pelo Futebol, mas precisamos mostrar aos nossos alunos que podemos praticar outros esportes, que vão, com certeza, fazer parte de nossas vidas.

Avaliação trimestral de Educação Física (6º ao 9º ano)

Nos dia 16 e 17 de Abril realizaram a avaliação escrita em Educação Física para os alunos de 6º ao 9º anos. Um projeto inovador, já que a Educação Física tem, como as outras disciplinas, diversas ferramentas de avaliação dos nossos alunos.
Importante salientar que este momento não é de “stress”, e sim, de fazer uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas em quadra. Os alunos já estão se acostumando com mais esse instrumento, pois, os mesmos já o fazem nas avaliações integradas e nos simulados.

Furoshiki: arte tradicional japonesa de dar nó em tecido.

Os alunos de 1º ao 5º ano conheceram essa arte e puderam usar suas habilidades motoras e criativas. Apesar de parecer muito tecnológico ou moderno, o Furoshiki é muito simples. Basta um tecido quadrado e nós, e podemos embalar qualquer coisa, de um livro até bebidas, além de fazer bolsas para levar à praia,  ao mercado e aos passeios variados, ou, ainda, fazer lindas embalagens de presente.

PEDRA,  PAPEL E TESOURA

COMO BRINCAR:
Dois participantes ficam um de frente para o outro e, ao mesmo tempo, jogam uma das mãos para frente representando um dos três símbolos: pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (dedos indicador e médio estendido).

Para definir o vencedor, segue-se a seguinte regra: pedra ‘quebra’ a tesoura; tesoura ‘corta’ o papel e papel ‘embrulha’ a pedra.

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

JOQUEMPÔ OU JO-QUEM-PÔ.

Os alunos do 2º ao 5º ano aprenderam o jogo Joquempô na linha, onde o vencedor avança para o campo adversário e enfrenta outros competidores, até atingir o limite determinado e invadir o campo adversário. Objetivos principais: atenção, velocidade e agilidade, além de sorte.

Conhecimenro corporal, nas aulas de Educação Física do Fundamental I (1º ao 5º anos)

Perceber, sentir e escutar os batimentos cardíacos antes, durante e após as atividades físicas.

Conhecimentos sobre o corpo (1º e 2º ano)

Amarelinha

NA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA OS ALUNOS DOS 2ºs e 3ºs anos brincaram de amarelinha e de formas geométricas com o objetivo de identificar as formas, através da brincadeira. E, ainda, desenvolver a coordenação motora e adquirir noções de espaço.

Ginástica Geral

Nas aulas de Educação Física, os alunos de 1º ao 5º ano estão trabalhando com a Ginástica Geral, modalidade bastante abrangente. Nela, estão presentes diversas manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, expressos através de atividades livres e criativas. Tem como objetivo o lazer, o bem estar físico, psíquico e social. Não apresenta qualquer tipo de limitação para sua prática, seja quanto às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou, ainda, à utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos. No ano de 2015, fizemos nossa primeira apresentação no dia da família, mostrando a riqueza do trabalho coletivo. Agora, estamos nos preparando e nossa segunda apresentação é para homenagear as queridas mamães do colégio. Até lá!

Atividades Adaptadas

Os alunos nas aulas de Educação Física, têm experimentado algumas atividades adaptadas. Elas tem como meta um trabalho de inclusão e socialização, estar no lugar do outro, quebrar as visões distorcidas sobre os portadores de necessidades especiais na prática do esporte. 

Este objetivo vai de encontro com a proposta pedagógica onde os alunos são levados a compreensão sobre as diferenças.

Saída de Estudos 8º e 9º ano - Academia Fight & Fitness

Esta sáida de estudos foi organizada pelas matérias de Ed. Física, Ciências e Português. Os alunos puderam vivenciar algumas das diversas técnicas do Jiu-Jitsu e defesa pessoal com o Mestre Adriano na Academia Fight & Fitness em Campinas. Foram ressaltados pontos importantes como a valorização e apoio ao esporte, o respeito ao próximo e discernimento do uso da arte marcial, e a atividade física semanal.

 

Integração - Treinamento e Escola de Futsal

O Colégio Farroupilha participou de uma integração educativa entre as escolas de futsal de Campinas. Os alunos puderam interagir com outros grupos e conhecer novos colegas de treinamento.

 

 

"Páscoa é um tempo de mudança.

Devemos então refletir sobre nossos valores e nossas atitudes, lembrando que mesmo sendo diferentes, podemos conviver e compartilhar opiniões, basta haver cooperação e respeito entre nós. Assim, nossas brincadeiras serão mais harmoniosas e felizes"

Os alunos do 1º ao 5º anos desenvolveram uma atividade de páscoa durante as aulas de Educação Física. Um jogo de quebra-cabeça que montaram coletivamente onde deveriam procurar as partes que estavam escondidas e resolvendo a montagem juntos. Tiveram assim, a oportunidade de refletir sobre a importância da cooperação e respeito entre o grupo.

Compartilhe: