Atividades Ed. Infantil : Brincando de Peteca

Você está em: Ed. Infantil

Maternal B - Brincando de Peteca
A brincadeira de peteca foi uma diversão para os alunos do
maternal B. Ao brincar de peteca a criança desenvolve a coordenação viso motora, a noção de espaço e o resgate de brincadeiras folclóricas, favorecendo a interação.

Os alunos do Infantil A realizaram uma atividade do faz de conta com o " Teatro de sombras". A experiência proporcionou exercitar a imaginação, a criatividade e a oralidade, tornando- se uma atividade prazerosa além de muito divertida.

O Infantil A realizou uma atividade com a cor primária vermelha e as secundárias roxo e laranja. Misturaram  e ficaram bem atentos e curiosos para conhecerem as novas cores formadas.

Os alunos do Infantil l A e B prepararam deliciosas bolachinhas com formas de dinossauros como encerramento das atividades da apostila.
Ficaram encantados e se divertiram muito com as bolachinhas prontas.

 

Os alunos do Maternal A aprenderam as cores da bandeira do Brasil e realizaram uma linda pintura no mural de azulejos.

CUPCAKE DE LEGUMES


Visando a importância de uma alimentação saudável e nutritiva, os alunos do maternal A e B prepararam uma deliciosa receita, cupcake de legumes.

Infantil II B

Com a união de dois elementos importantes da natureza: a terra (argila) e a água, a turma do Infantil II B criou lindos desenhos.

 

Os alunos do Infantil A e B usaram a criatividade para desenhar no mural de pintura com as cores secundárias laranja e roxo.

Infantil II B usando a criatividade nos desenhos feitos com palitos de sorvete.

Os alunos do Infantil I A realizaram uma atividade com o objetivo de identificar algumas características dos amigos através da percepção visual e  tátil.

Os alunos do Maternal A coloriram o mural de azulejos com tinta guache vermelha e saquinho plástico, trabalhando dessa forma com a criatividade e usando um material diferente para pintar.

Os alunos do Infantil l B desenvolveram a percepção auditiva e reconheceram diferentes sons e ritmos através da latinha sonora. Um momento de muita diversão.

 

Os alunos do Maternal A trabalharam a coordenação motora global, equilíbrio e noção espacial com o circuito de atividades montado pela professora  na quadra.

 

Infantil II A

Os alunos conheceram uma nova técnica de pintura com pote de iogurte e leite fermentado. Soltaram a criatividade na criação dos desenhos.

Infantil II B - Prática da Leitura

Os gibis também fazem parte desta deliciosa prática de leitura.

 

Os alunos do Infantil A conheceram em inglês o nome de algumas frutas que nascem em árvores e comemoraram  o Treeday durante toda a semana.

 

Infantil II B usando a criatividade nos desenhos feitos com palitos de sorvete.

Infantil II A   

Hoje é dia de parque, muita brincadeira e diversão!

O parque além de ser um lugar onde os alunos brincam livremente, explorando os brinquedos e suas habilidades corporais, também é um ambiente que favorece a interação com o outro e a criação de vínculo afetivo entre os alunos.

 

Infantil A e B


A "Dança dos panos" é uma atividade divertida que desenvolve a percepção auditiva, a expressão corporal e a criatividade quando representam  a música através da dança.

* Confira o restante das fotos em nossa página do Facebook.

 

CAIXA SURPRESA


Com o objetivo de desenvolver a linguagem oral e a percepção tátil, a caixa surpresa estimulou a curiosidade dos alunos do maternal B, deixando a atividade mais divertida.

* Confira o restante das fotos em nossa página do Facebook

 

Os alunos do Infantil A e B usaram a criatividade para desenhar no mural de pintura com as cores secundárias laranja e roxo.

*Confira o restante das fotos em nossa página do Facebook.

 

CAIXA SURPRESA

Com o objetivo de desenvolver a linguagem oral e a percepção tátil, a caixa surpresa estimulou a curiosidade dos alunos do maternal B, deixando a atividade mais divertida.

* Confira o restante das fotos em nossa página do Facebook.

 

Os alunos do Infantil A e B estão cuidando da horta regando as alfaces com muito carinho. Como estão crescendo!

* Confira o restante das fotos em nossa página do Facebook.

As turmas do Infantil A e B realizaram uma atividade da apostila "Gestos, linhas e cores", onde observaram as obras do artista Jackson Pollock e usaram a criatividade para desenharem no mural de pintura as suas próprias obras de arte.

*Confira todas as fotos em nossa página do Facebook.

 

Os alunos do Infantil l A e B com a atividade com papel picado, trabalharam a coordenação motora fina e algumas cores primárias e secundárias.

*confira todas as fotos em nossa página do Facebook.

 

Os alunos do Infantil l B brincaram de coelhinho sai da toca, um momento de diversão e aprendizado. Trabalhamos a coordenação motora, a noção espacial e a socialização.

Os alunos do Infantil A e B usaram a tesoura para recortar pedaços de papel, desenvolvendo a concentração e a  coordenadora motora fina.

   

                  

 

As turmas do Infantil A e B realizaram o plantio das alfaces e temperos na horta do Colégio. Atividade que desperta a responsabilidade e o cuidar  coletivo, incentivando também o consumo de hortaliças.

* Confira o álbum completo em nossa página do Facebook.

 

“Mais desafios”
Desenvolvendo o raciocínio lógico matemático, os alunos do Infantil II A, foram desafiados a construírem formas geométricas como o quadrado e o triângulo com apenas 7 palitos.
Exploraram e criaram as próprias possibilidades para a construção. Momentos de concentração e descobertas.

As crianças do Inf. II A e B, após um estudo sobre a cultura dos índios, aprenderam que a peteca é um brinquedo de origem indígena. Então decidiram confeccionar uma com papel crepom e jornal. Depois de tudo pronto a diversão foi garantida!

 

Os alunos do Infantil A e B brincaram com o " Telefone sem fio" , brincadeira   dos tempos da vovó. A experiência foi bem divertida e proporcionou um trabalho de percepção auditiva, oralidade e muita concentração.

 

As crianças do Inf. II A e B, após um estudo sobre a cultura dos índios, aprenderam que a peteca é um brinquedo de origem indígena. Então decidiram confeccionar uma com papel crepom e jornal. Depois de tudo pronto a diversão foi garantida!

 

Pintar com a gente é muito divertido!
Os alunos do Maternal A usaram sua criatividade para colorir o mural de azulejo com as cores primárias.

PINTURA COM ALGODÃO
Os alunos do Maternal B realizaram uma pintura utilizando algodão. Além de explorarem uma nova técnica de pintura, puderam desenvolver a criatividade e a percepção tátil.

As turmas do Infantil A e B realizaram uma atividade da apostila "Gestos, linhas e cores", onde observaram as obras do artista Jackson Pollock e usaram a criatividade para desenharem no mural de pintura as suas próprias obras de arte.

 

Inf II A e B
Os alunos exploraram uma nova técnica de pintura utilizando garfinhos descartáveis. Desenvolveram a coordenação motora fina e a criatividade.

Infantil A/B
Com muita criatividade e com a imaginação à todo vapor os alunos do Infantil A e B se divertiram muito em sala. Tudo se transformou!
Mesas e tecidos viraram casas, barcos, túneis e cavernas. Experiência maravilhosa!

 

Arte para o papai - Infantil IIA

Foi com muito amor, carinho e dedicação que os alunos do Infantil II A e B, realizaram os desenhos nos vasinhos para presentear o papai.

TÚNEL DE BAMBOLÊS

Com a brincadeira divertida no túnel de bambolês, os alunos do maternal B desenvolveram a noção espacial e a coordenação motora, além de reconhecer a forma geométrica círculo em diferente material.

 

Encerramento do Projeto " Amor a minha Terra" Juntos faremos um mundo melhor! Agradecemos a presença de todos.

* Confira o álbum completo de fotos em nossa página do facebook.

Inf II A e B
Piquenique

Para promover e incentivar hábitos alimentares saudáveis, organizamos um delicioso piquenique. Frutas, iogurtes, cerais, sanduíches com queijos, sucos naturais e muito mais.
Atividade ao ar livre, conversa boa entre amigos, momentos cheio de alegria e muito especiais de degustação e aprendizado.

 

Maternal B - Andando com caixa de sapatos

A caixa de sapatos virou o próprio sapato para os alunos do Maternal B, estimulano o equilíbrio, a coordenação motora e o desenvolvimento da concentração.
 

CIRCUITO DE MOTOCA

Os alunos do maternal B divertiram-se ao andar no circuito de motoca, visando o desenvolvimento da coordenação motora, o desenvolvimento da noção espacial e da lateralidade.

Infantil II - Supermercado

Na brincadeira do supermercado, carteiras e cadeiras foram transformadas em prateleiras e carrinhos de compras.
De forma prazerosa e significativa, os alunos do Infantil II A e B identificaram e classificaram as embalagens de acordo com sua natureza ou utilidade, transportaram e pagaram suas compras, vivenciando situações do cotidiano dos adultos.

Os alunos do maternal B conheceram um pouco mais sobre a "Turtle" (tartaruga). Aprendemos qual é a cor delas -green (verde)-, onde vivem - ocean, sea (oceano, mar)- e como andam - slow (devagar).

 

As turmas do Infantil A e B ouviram a história do livro "O Joelho Juvenal" (Ziraldo), uma atividade da apostila com os objetivos de reconhecerem os cuidados e algumas partes do corpo.

  

  

   

   

 

Os alunos do Infantil I conheceram vários legumes e a sua importância para a saúde. Para finalizar a aula degustaram um delicioso creme de legumes. Receita aprovada!

"Projeto "Amor a minha Terra - Mãos na terra" - Infantil I A e B"

Como atividade do Projeto "Amor a minha Terra - Mãos na terra" os alunos do Infantil I A e B plantaram mudas de alface crespa e cebolinha.
O trabalho com a horta coloca a criança em contato com a terra, desenvolve o cuidar e a responsabilidade coletiva e estimula o consumo de vegetais contribuindo para a formação de hábitos alimentares saudáveis.

*Confira o álbum completo em nossa página do Facebook

 

Infantil B

Hoje a atividade foi desenvolver a concentração criando uma torre divertida, com macarrão nas cores azul, amarelo e vermelho.

 

Os alunos do Infantil B usaram a sua criatividade para pintar no mural de pintura ao som de uma música clássica com ritmo rápido.

Maternal B - CARIMBANDO O JOELHO JUVENAL


Os alunos do maternal B conheceram a história do joelho Juvenal e após a leitura fizeram uma divertida releitura ao carimbar o próprio joelho no mural de azulejos.

  

  

 

Infantil A e B - Colar de Macarrão


Com a atividade “Colar de macarrão” os alunos do Infantil A/B trabalharam com o desenvolvimento da coordenação motora fina, criatividade, percepção visual e tátil. Para apreciação de toda família o colar foi levado para à casa.

Aproveitamento Integral dos Alimentos


Os alunos do Infantil II aprenderam que podemos consumir partes dos alimentos que normalmente são desprezadas como cascas, sementes, talos e folhas e que são riquíssimas em vitaminas, sais minerais e fibras.

 

Infantil A
Os alunos do infantil A   realizaram uma atividade da apostila “Passeio pelo pomar”. A atividade proporcionou descobrir a fruta predileta de cada aluno. Ao degustar as frutas trazidas, puderam conhecer o sabor a textura, o cheiro e as cores.

Dia do Índio - Educação Infantil
Conhecendo um pouco da cultura indígena.

Confira o álbum completo em nossa página no Facebook.

 

Culinária de Páscoa

Os alunos da Educação Infantil e 1º ano prepararam deliciosos bombons para compartilharem com suas famílias.

Confira o álbum completo em nossa página do Facebook.

"Caça ao ovo de Páscoa"

Nosso Ovo de Páscoa trouxe paz, alegria, amor e muita saúde! Feliz Páscoa!!!

Confira o álbum completo em nossa página do Facebook.

 

PINTURA COM LUVAS - Maternal A e B


Através da pintura a criança descobre um mundo cheio de cores, formas e texturas, além de despertar a criatividade.
Quando a atividade é utilizada com diferentes materiais fica mais divertido, assim como os alunos do maternal A e B ao usarem luvas para pintar no mural de azulejos.

  

Infantil A

Os alunos do infantil A realizaram as atividades de arte utilizando técnicas de pintura, colagem e do carimbo das mãos. Criaram sapos, baleias e leões. Momento de descobertas, aprendizado e muitas mãozinhas sujas.

 

Infantil l A e B - Estados da água – líquido e sólido

Os alunos do Infantil l A e B trabalharam os estados da água de uma forma bem saborosa. Prepararam geladinhos de uva observando o suco no estado líquido e no dia seguinte o geladinho pronto com o suco no estado sólido, observando suas diferenças.

Infantil II A -  Jogo de três pontas

Os alunos Infantil II A, antes de realizarem o registro da atividade na apostila, vivenciaram o jogo na prática, favorecendo o entendimento das regras.
Você  sabia? Que esse jogo também é conhecido como o “jogo de pé galinhas”, porque os dedos dos pés galinha têm uma disposição parecida com as linhas do tabuleiro.

 

Maternal B - Traçado  Espontâneo

Ao representar o mundo a sua volta por meio de traços cheios  de significados, os alunos desenharam livremente no chão da escola.

 

Infantil II A - Mural de Azulejos

Os alunos formam ao  mural de azulejo e fizeram o registro das letras. Demonstraram estar cada vez mais atentos e interessados as formas e aos sons das letras.  Atividades com esta fortalecem os caminhos para a  apropriação da escrita.

Educação Nutricional – Infantil A e B


Os alunos do Infantil A e B conheceram um pouco mais sobre o tomate salada e o tomate cereja. Sua forma, cor, tamanho e sua importância para a saúde. Enquanto degustavam se divertiram com a música “Tomatinho vermelho”.

“Tomatinho vermelho pela estrada rolou, um grande caminhão veio e o tomatinho esmagou...... coitadinho do tomatinho............. pobrezinho do tomatinho catchup virou catchup virouuuuu”

 

Ed. Infantil - Infantil II B

Na aula de música, os alunos do Infantil II B exploraram possibilidades de ritmos através de jogos musicais com copos.

 

RECONHECENDO A PRÓPRIA IMAGEM

Os alunos do maternal B, interagiram com a foto do rosto.
Identificaram a si próprio e o outro percebendo semelhanças e  diferenças, e sentiram-se valorizados no ambiente.

 

Infantil l B - Mosaico

A atividade “Mosaico” proporcionou aos alunos desenvolver a coordenação motora fina, a atenção e o traçado da letra inicial do próprio nome.

 

Maternal A - Hora do Banho

Os alunos do Maternal A aprenderam de uma forma muito divertida sobre os cuidados que devemos ter com a higiene do nosso corpo na hora do banho.

Nutrição - As Frutas

Os alunos do Infantil I A e B conheceram as frutas preferidas de seus amigos e compartilharam com muita alegria.
Descobriram que as frutas são coloridas, docinhas , ricas em vitaminas, sais minerais e fibras.  Aprenderam também que as frutas são muito importantes para a saúde.

 

Infantil II A e B - Um pouquinho da natureza em nossa sala.

As turmas do Infantil II A e B, realizaram uma atividade prática da apostila bem interessante. Montaram um terrário com minhocas, lagartas, tatuzinhos e uma joaninha. O terrário despertou em nossos alunos o interesse e a curiosidade de investigar e de saber cada vez mais sobre esse bichinhos que habitam os jardins.

*Confira em nosso Facebook mais fotos desta atividade

 

O Infantil B está descobrindo e conhecendo os números. Com a música "1, 2, 3 Indiozinhos" realizamos a atividade do numeral 1, desenvolvendo a contagem oral, reconhecimento do numeral, percepção visual e a coordenação motora fina.

 

Pintura com Gelatina


A pintura com gelatina proporcionou aos alunos do maternal A e B a exploração de diferente técnica de pintura, a percepção de
diferentes materiais, conhecer a cor amarela, além de despertar a criatividade.

 

 

AULA EXPERIMENTAL - DANÇA
ED. INFANTIL 


Os alunos participaram de uma aula experimental de dança. Esta aula faz parte das atividades extracurriculares que o Colégio dispõe.
Participe!

PINTURA COM AS MÃOS - Maternal B

Pintar com as mãos é uma atividade divertida que estimula a percepção visual e tátil, além de desenvolver a criatividade. Usando as mãozinhas, os launos  fizeram arte de um forma diferente.

 

Educação Infantil - "Bolsa Sensorial"

Os alunos do Infantil A/B trabalharam os sentidos visual e tátil de forma criativa com a "bolsa sensorial", expressando verbalmente as sensações ao manuseá-la.

 

 

Minha Altura - Infantil II A/ B

Os alunos compararam a sua altura utilizando o barbante. Mediram vários objetos da escola descobrindo que alguns são maiores e outros menores do que eles.

Infantil I B

Os primeiros dias de aula foram recheados de atividades e descobertas. Muita diversão e aprendizado.

Maternal A - O Azul

Os alunos  estão aprendendo sobre a cor primária azul e usaram sua criatividade para pintar no mural com os dedinhos.  A turminha caprichou e se divertiu com desenhos que fizeram.

Infantil I B

Os alunos desenvolveram a percepção auditiva com diferentes sons produzidos por instrumentos musicais, explorando
também ritmos e a expressão corporal.
Confeccionaram com muita atenção e alegria o “Pau de chuva”.

 

Amigos - Infantil IIA

É na infância, que fazemos uma grande descoberta.
Descobrimos como é bom ter amigos.
“Velhos” amigos, amigos novos são sempre bem-vindos.
Amigos nos completam e nos fazem bem.
Amigos se cultivam, amigos se cativam.

Quer ser nosso amigo?

 

Infantil A

Na semana de adaptação, os alunos participaram de forma prazerosa de jogos e brincadeiras. Foi só alegria e diversão!

 

Infantil IIA - Primeira semana de aula

Na primeira semana de aula os alunos do Infantil II A, vivenciaram diversas atividades lúdicas com o objetivo de favorecer o vínculo afetivo e criar laços de amizade.


 

 

Infantil B

Os alunos expressaram seu carinho e trabalharam sua criatividade desenhando seus amigos. Momento de alegria compartilhada com toda turma.

Massinha de modelar - Maternal B

As crianças enquanto manipulam a massinha de modelar, utilizam músculos pequenos das mãos, auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora fina.
Os alunos cumpriram muito bem esta atividade ao apertar, enrolar, puxar...

Infantil B - Labirinto

O labirinto de barbante tornou-se um desafio para os alunos pois tiveram que atravessa-lo sem derrubar os fios. Além de desenvolver a concentração, trabalharam o raciocínio e o movimento corporal.

 

Semana da Criança - Programação Especial

Confira algumas as atividades. Para ver o álbum completo acesse nossa página no facebook.

Pintando com Bexigas - Infantil B

Pensando em diferentes recursos e estratégias para fazer arte, foi proposto para os  alunos  que carimbassem o mural de azulejos, descobrindo novas formas com muita diversão e criatividade.

 

Infantil I A - Jogo dos sentimentos

São tantas emoções que vivenciamos em nosso cotidiano!  Alegrias, tristezas, medos, surpresas e muitos outros sentimentos. Com este jogo  os alunos identificaram e reproduziram os sentimentos  através das expressões  faciais.

 

Infantil A

Os alunos se divertem muito e ao mesmo tempo aprendem a dividir e  a esperar sua vez com os brinquedos do parque.

 

Infantil II - Exploração do Sistema Solar

Após a exploração do sistema solar, os alunos  montaram os planetas em um móbile. Puderam observar os tamanhos dos planetas em relação ao sol e identificar a posição que cada um ocupa.

 

Maternal B - Identidade

Com o objetivo de trabalhar a identidade e a socialização, os alunos  confeccionaram um "beijo" (meninas) e um "bigode" (meninos).

 

Infantil II A - Hora da Leitura

Na educação infantil é muito importante os alunos terem acesso a livros para contribuir no processo de alfabetização e formar leitores infantis. Os alunos  foram a biblioteca e exploraram histórias infantis e ouviram tantas outras histórias.
 
A leitura contribui para ampliar a visão do mundo,  estimular o desejo de outras histórias, exercitar a fantasia e a imaginação, compreender o funcionamento comunicativo da escrita, além de ampliar o repertório textual contribuindo para a produção dos próprios textos.

 

Infantil IA - Corrida dos bichos

Com este jogo,  os alunos desenvolveram o raciocínio lógico,
a atenção, concentração e a interação com o grupo, trabalhando regras simples de convivência.

 

Infantil l B

Os alunos desenvolveram uma forma diferente de fazer arte e aprecia-la. Momentos especiais de descoberta, aprendizado e muita diversão.

 

Infantil A e B
Pintura sobre o plástico bolha

As turmas  experimentaram a sensação de andar sobre o plástico bolha e pintar ao mesmo tempo.  A cada pisada as bolinhas iam estourando e a tinta espalhando, proporcionando muita diversão.

 

Infantil IB - A Primavera Chegou!

Para saudar a primavera, o Infantil l B floriu o mural da escola.

Maternal A - Desenho Coletivo 

Os alunos trabalharam com muita criatividade e diversão realizando um desenho coletivo na quadra.

 

Infantil A - Histórias ao ar livre. É hora de ouvir e aprender!

Infantil B - Modelagem com Argila

A argila é um material muito interessante  que possibilita a criança   amassar, modelar e criar em diferentes formas e tamanhos.
Os alunos  tiveram a oportunidade de explorar e produzir as suas próprias peças de argila.

 

Infantil IA - Colar de Contas

Cada criança confeccionou seu próprio colar de contas seguindo uma sequencia de cores. Esta atividade favoreceu a coordenação motora

fina, a concentração, a contagem oral e noções de quantidade.

 

Infantil B - Bandinha

O conhecimento da vivência musical possibilita o desenvolvimento da sensibilidade, o desenvolvimento da percepção auditiva, o manuseio de diferentes instrumentos musicais e a interação entre o grupo. Os alunos puderam expressar suas emoções ao som da bandinha.

Infantil IA - A Galinha Xadrez

É hora de história! Para tornar esse momento ainda mais especial, todos sentados à sombra do coqueiro do parque para ouvir

a história da Galinha Xadrez, que trabalha valores essenciais como cooperação, o trabalho em equipe a amizade.

 

Maternal A e B - Histórias Folclóricas: Boi Bumbá

E na hora da história os alunos conheceram este personagem tão marcante do folclore nacional. 

 

 

Infantil II A - Cultura Indígena

Os alunos estão aprendendo sobre os povos indígenas, sua cultura, costumes e alimentação. Perceberam que as crianças indígenas gostam de brincar como todas as outras, apostando corrida, jogando em grupo, brincando de peteca, pião. A diferença é que fazem isso em meio a natureza. 

Nós confeccionamos um brinquedo indígena (peteca) e os alunos se divertiram bastante brincando ao ar livre.

 

Infantil B - Aprendendo e brincando com o Twister

Ao brincar com o jogo Twister das formas geométricas os alunos  puderam: desenvolver a lateralidade; trabalhar o equilíbrio; desenvolver a noção de espaço, além de identificar e nomear formas geométricas.

 

Infantil B - Elementos da Natureza.

As crianças são curiosas e se interessam por tudo em sua volta, inclusive elementos da natureza como: pedrinhas, gravetos, entre outros, que podem transformar-se em brincadeiras.
Os alunos usaram a apostila “Conhecimento de Mundo” como apoio, e foram coletar no parque o seu próprio material para realizar suas composições.

 

Infantil A

Os alunos realizaram a atividade do numeral 10 trabalhando número, cor e forma geométrica.

 

Infantil II B - Pintura com Barbante

Imaginação, livre expressão e criatividade foram as bases para esta técnica de pintura com barbante usada pelo infantil II B.

Infantil I A - Com que letra começa o nome do Papai?

A partir deste questionamento, os alunos  (com a ajuda da professora) conheceram e fizeram com massinha de modelar as letras que compõem o nome do papai. Momentos de muita  descoberta.

 

Infantil A - "Dança dos panos"

Os alunos realizaram a “Dança dos panos” onde desenvolveram diferentes movimentos com o corpo trabalhando a coordenação motora, a expressão corporal e o ritmo.

 

Maternal A - Vem brincar com a gente!

Os alunos  brincaram de colar bolinhas em um varal feito com durex, trabalhando  a coordenação motora global e fina.

 

 

 

Infantil IB - Bingo de Letras

O Bingo das letras é uma atividade que desenvolve o reconhecimento das letras do próprio nome e do nome dos amigos, desenvolve a concentração e interação entre os amigos da sala  além de muita diversão.

 

Culinária - Creme de Cenoura

Simplesmente irresistível! Fonte de vitaminas, sais minerais e muita energia, o creme de cenoura é uma refeição perfeita para as noites de inverno.

 

Maternal B - Pintura livre com os pés

 A turma do Maternal B,  usou as cores primárias azul, amarelo e vermelho e pintou livremente com os pés. Com os objetivos de desenvolver a coordenação motora, equilíbrio e reconhecer as cores.

 

Desenho do Rosto

Os alunos do Infantil A e B desenharam os seus rostos observando a própria imagem no espelho.

Projeto Vem Cantar! - Educação Infantil

A música apresenta-se como um instrumento pedagógico a serviço da aprendizagem global, pois, participa ativamente do processo de desenvolvimento neuromotor, cognitivo, psicoemocional e social.

A música desenvolve a oralidade, ritmos, a expressão corporal e colabora na construção de novos vocabulários.

 

A voz é um som que sai da garganta, mas vem de dentro, direto do coração.

Agradecemos a presença de todas as famílias que fizeram do “Vem cantar com a gente” um grande espetáculo.

 

 

 

Infantil A

Os alunos  realizaram um passeio pela escola com o binóculo colorido que confeccionaram. A atividade foi muito divertida e prazerosa, pois, puderam observar os objetos e a natureza que ficaram com cores diferentes quando vistos pelas lentes do binóculo.

O Cão e o Osso - Maternal B

Com objetivo de trabalhar a importância do compartilhar os brinquedos, os alunos como atividade do Projeto Fábulas para Sonhar conheceram a história "O Cão e o Osso". Como registro dessa atividade confeccionaram a máscara do personagem principal da história.

 

Infantil II-B  Brincando de supermercado


Com embalagens vazias, os alunos do Infantil II-B organizaram um supermercado. Os produtos foram separados em grupos, por sua natureza ou utilidade. As carteiras foram transformadas em prateleiras e as cadeiras em carrinho de compra, tornando a atividade uma aprendizagem significativa.

 

Limonada para todos! - Infantil l B


Essa atividade da apostila proporcionou aos alunos aprenderem a receita e a terem noção da quantidade de ingredientes. Foi um momento de aprendizagem e de experimentar a limonada preparada por eles.

Dia da Fruta

Os alunos do Infantil II A e B se deliciaram com frutas saborosas, coloridas e bem docinhas. Ricas em vitaminas, sais minerais e fibras deixaram nosso dia mais saudável.
Momentos divertidos de degustação e aprendizado.

 

 

Infantil I A - Caça ao Tesouro

Envolvidos pela historia “O Tesouro do Pirata”, os alunos saíram pelo Colégio à procura de pistas que pudessem leva-los ao encontro do

tesouro perdido. Ao encontrarmos descobrimos um baú repleto de moedas de ouro que foram compartilhadas entre os alunos.

 

Hora de Colher - Infantil A e B

Os alunos aguardaram 37 dias para colher as alfaces mais lindas que já viram. Cultivadas e colhidas com muito amor farão parte da refeição do dia. Saúde no prato e para o coração.

 

Infantil A e B - Salada de Frutas

Foi uma delícia degustar a salada de frutas! Além de oferecer aos alunos a oportunidade de alimentar de forma saudável, eles puderam enriquecer o aprendizado ao explorar os sabores, as formas, relacionar número a quantidade e desenvolver os conceitos de grande, pequeno, médio, pouco e muito.

 

"O Canto ao Pescador"


Os alunos do Infantil A se divertiram muito com a dinâmica rápido/lento ao som da música “Canto ao pescador”.

“ Minha jangada vai sair pro mar.
Vou trabalhar, meu bem querer.
Se Deus quiser quando eu voltar do mar.
Um peixe bom eu vou trazer”.

 

Horta - Infantil A e B

Olhem só que coisa mais linda a nossa Horta Encantada! Preparem os temperos, que em alguns dias levaremos para casa alfaces para uma deliciosa salada. Aguardem!

 

Infantil I A - Flutua ou afunda

Os alunos criaram hipóteses, comparando as características dos objetos para descobrirem se iriam afundar ou flutuar.

O objetivo desta atividade foi compreender que não é apenas o peso, mas também a forma de cada objeto que determina se ele afundará ou flutuará.

 

Infantil IB - Reconhecendo as letras do Alfabeto

Utilizando o material de apoio da apostila, os alunos treinaram suas habilidades com a tesoura e trabalharam o reconhecimento das letras do alfabeto. Momento de concentração e aprendizado.

 

Infantil IB - "A Galinha Ruiva"

A importância de cooperar e compartilhar com os amigos foi a mensagem deixada pela Fábula "A Galinha Ruiva", e como atividade de registro degustaram o milho cozido e um delicioso bolo de milho.

 

Maternal A e B - Óinc, óinc...

Os alunos confeccionaram um nariz de porquinho como registro da história " Os três porquinhos". Além de muita diversão reconheceram atitudes de amizade, carinho, cooperação e respeito com os amigos.

 

Homenagem da Educação Infantil ao Índio Brasileiro

19 de Abril "Dia do Índio"

Infantil I A e B - Água é Vida! Preservar para não faltar.

Os alunos  trabalharam diversas atividades envolvendo o tema Água. Conheceram de onde ela vem, como pode ser utilizada, sua importância para nossa saúde e principalmente  atitudes para que não seja desperdiçada.
As atividades das turmas, a apresentação da música "De gotinha em gotinha" e a pintura no mural de azulejos foram compartilhadas com os pais em momentos de muito entusiasmo e alegria.
Agradecemos a presença e todos!

 

Infantil A e B - Vem plantar com a gente! Horta Encantada

Os alunos  e seus pais realizaram  o plantio na horta da escola. Os canteiros ganharam nomes das fábulas que estão sendo trabalhadas pelas turmas  como "A raposa e as uvas" e " A galinha ruiva".
Alface americana e alface roxa foram plantadas com muito carinho e cuidado. Com tanto carinho e boas energias, logo teremos uma colheita farta.
Aguardem!!
Agradecemos a presença de todos!

 

Infantil II A e B - Bichinhos de Jardim 

As crianças têm um grande interesse por bichinhos.
Param para observar as formigas, encantam-se com os tatuzinhos e as borboletas e se espantam com as aranhas.

E é esse o tema que trabalhamos: "Bichinhos de Jardim".
Proporcionamos aos alunos do Infantil II A e B momentos de observação, de análise e de estudo das características e peculiaridades dos bichinhos, aguçando a curiosidade e enriquecendo-os de conhecimentos.

Agradecemos a parceria e a participação das famílias.

 

Infantil A

Os alunos conheceram a técnica de pintura com rolo de papel.

 

infantil II B

Os alunos do abusaram da criatividade nos desenhos feitos com a pontinha do cotonete.

 

 

Infantil A - Jogo da Minhoca

Um jogo divertido e simples que trabalha a habilidade da criança que nessa idade começa a desenvolver a contagem e a sequência numérica de 1 a 5.

 

Foi na loja do mestre andré
Que eu comprei um violão,
Blam, blam, blam um violão.

Os alunos do Maternal A e B usaram sua criatividade e suas cores preferidas ao confeccionar um lindo violão.

              

              

              

 

Maternal B

Tarde de muito calor, hora de se refrescar no parque. Alegria total!!

 

 

Feliz Páscoa

Os alunos da Educação Infantil  e 1º anos se deliciaram com a culinária de Páscoa e levaram pra casa para compartilhar com a família.

22 de Março - Dia Mundial da Água

Água é vida! Vamos preservar para não faltar!

          

                            

                            

                            

                            

 

NOME PRÓPRIO

Os alunos do Infantil B observaram o próprio nome e encontraram a sua letra inicial com a ajuda do alfabeto móvel. Ao reconhecer o próprio nome, a criança se reconhece como um sujeito importante que é, além de propiciar contato com diversas letras, estabelecendo relações e comparações com as letras de outros nomes.

 

Infantil II A - Formas Geométricas

Os alunos trabalharam  com as formas geométricas. Com muita criatividade, construíram várias imagens.
Um momento especial de muitas descobertas

Infantil A

Conhecendo, construindo e pintando a forma geométrica quadrado.

 

Cores Pirmárias - Amarelo

O Maternal B trabalhou a cor primária amarela no mural de azulejos desenvolvendo também a criatividade.

 

Infantil A

Os alunos conheceram de forma prazerosa  e criativa a técnica de pintura com peneira.

 

Infantil l B

Os alunos  fizeram arte no mural de azulejos de uma forma diferente e divertida: com os pés.
Explorando nova técnica de pintura e novas sensações, viram o mundo de cabeça para baixo.
Descobertas e muita diversão!

 

Infantil II B - Terrário

Os alunos construíram um terrário com objetivo de observar e registrar comportamentos dos bichinhos e o ambiente em que vivem.

Infantil A e B  - Colar de macarrão.

Ao confeccionar o colar de macarrão, os alunos desenvolveram a coordenação motora fina, a contagem relacionando número a quantidade e a criatividade utilizando as cores.

 

Infantil I A - Brincadeiras com água.

Os alunos do Infantil I A brincaram com bolinhas de sabão. Com esta atividade aprenderam mais sobre a água e sua presença em nosso cotidiano.

 

Dia Internacional da Mulher! Parabéns

A Educação Infantil confeccionou um lindo Marca Página como lembrança deste dia especial.

Hortaliças

Os alunos da Educação Infantil e 1º anos aprenderam sobre as hortaliças e sua importância para a saúde. Realizaram o plantio da alface e o levaram para casa. O cultivo  de vegetais desenvolve  na criança a responsabilidade do cuidar, permite o acompanhamento do seu desenvolvimento, estimulando o consumo e contribuindo para a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Coordenação Motora Fina

Os alunos do Maternal B, para desenvolver a coordenação motora fina usaram a massa de modelar para fazer "minhoquinhas". Divertiram- se muito e interagiram mostrando aos amigos  o que modelaram.

 

Infantil II

Os alunos construíram um terrário com minhocas, formigas, joaninhas, caracóis e tatu-bolinhas. Foi uma experiência muito enriquecedora e interessante para os alunos que estão aprendendo sobre os bichinhos de jardim (como eles vivem, onde vivem e como se alimentam). Para enriquecer ainda mais esta atividade, cantaram e dançaram a música Mundo Bita - Insetos, em atividades dirigidas na lousa digital.

 

Maternal B

Os alunos  prepararam massinha de modelar caseira, com os objetivos de conhecer a cor vermelha, desenvolver a coordenação motora e socializar com os amigos.


 

 

Hábitos de Higiene

Os alunos da Educação Infantil aprenderam sobre os hábitos de higiene. Aprenderam como escovar os dentes e lavar as mãos corretamente, como tomar um bom banho e que devemos ter sempre as unhas curtas e limpas.

Reconheceram também a importância dos hábitos de higiene para nossa saúde. Mais higiene - menos doenças!

A letra inicial de seu nome

Os alunos do Infantil I A e B, formaram com o próprio corpo a letra inicial de seu nome.

Expressão corporal, flexibilidade,  noção espacial e percepção visual foram trabalhadas nesta atividade. Momentos especiais de aprendizado e diversão.

Reconhecer os Sons

Os alunos do Infantil l B se divertiram muito ao som de tambor, chocalhos, pandeiros, triângulos, pau de chuva e coquinhos. Puderam conhecer e tocar cada instrumento.

 

"Vem pintar com a gente"

Os alunos do Maternal A adoraram sua primeira aventura no mural de pintura com a cor primária azul.

 

Máscara do Sol

A turminha do Maternal B confeccionou uma linda máscara do sol conhecendo a cor amarela. Foi um momento de muita criatividade.

 

Adivinha Quem é

A turma do Infantil I A,  uniu o lúdico com a descoberta das característica físicas do amigo  através da  percepção tátil favorecendo a afetividade e amizade.

OBSERVANDO A PRÓPRIA IMAGEM.

Os alunos do Inf. B realizaram uma atividade na qual deviam se olhar no espelho. Ao olhar-se no espelho a criança tem a possibilidade de familiariza-se com a imagem do corpo, trabalhar imitações, gestos, expressões  e construir a identidade.

Desenvolvendo a noção espacial : dentro e fora

A turma do Maternal B utilizou o bambolê para esta atividade.

Infantil A

Reconhecendo  os numerais 1 e 2.

Infantil I A - Brincadeira Ovo choco.

Como atividade de interação, os alunos participaram da brincadeira do “Ovo Choco”. Uma brincadeira antiga que além  de proporcionar muita diversão, contribuiu para que todos conhecessem o nome dos amigos de sala.

 

 

Infantil II B

Os alunos utilizaram o barbante para conhecer as medidas de objetos da sala de aula e do parque. Medidas feitas puderam comparar os comprimentos. Qual o mais comprido? Qual o mais curto?

 

Carnaval

Os alunos da Educação Infantil e 1º ano se divertiram ao som de Marchas Carnavalescas Infantis.

Hoje é dia de folia
Meu coração, quer convidar você
Pra cair na brincadeira...

 

Infantil B

Os primeiros dias de aula foram cheios de descobertas para os alunos do Infantil B. Eles fizeram novas amizades, pintaram, brincaram e muito mais.

 

Infantil A

Fazer arte no Mural de Pinturas é muito divertido, melhor ainda é sujar as mãozinhas conhecendo a cor primária vermelho.

Infantil l B

Na primeira semana de aula, os alunos brincaram de amigo secreto. Todos ganharam um lindo desenho.

 

Infantil A

Com muita criatividade construiu castelos e preparou bolinhos e trabalhando a percepção tátil conheceu a textura da areia. É assim que se aprende brincando!

 

4ª MOSTRA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL


Agradecemos a presença de todos que fizeram da nossa última Mostra Pedagógica um grande sucesso!

Infantil A : Teatro de Sombras

Com o objetivo de desenvolver a percepção visual e a criatividade, os alunos do Infantil A se divertiram com o Teatro de Sombras.

 

Infantil I A - Dinossauros

1,2 3 dinossauros
4,5,6 dinossauros
7,8,9 dinossauros
10 dinossauros na floresta.
Ia passando um mosquitinho, quando um dinossauro apareceu.
E o pobre do mosquitinho NHAC o dinossauro comeu!

Infantil I B: CONHECENDO E APRENDENDO COM O GLOBO TERRESTRE.

Ao estudar sobre o mundo dos dinossauros, os alunos do Infantil I B descobriram que muitos deles viveram no Brasil, onde foram encontrados os ossos, os dentes e as pegadas desses animais nos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Para enriquecer ainda mais o tema, foram buscar a localização desses estados e conhecer o mapa do Brasil no globo terrestre.

 

Infantil B : Sítio do Pica Pau Amarelo

Dia de conhecer mais um pouco sobre os personagens do Sítio. Hoje quem veio se divertir com a gente foi o Visconde de Sabugosa. 

 

Infantil A: Giz de Cera

Os alunos  utilizaram giz de cera e papel branco para criarem seu desenho mágico. A atividade proporcionou aos alunos conhecer nova técnica de desenho.

Mini Maternal B

A turminha trabalhou com texturas moles, a bexiga com água dentro. Foi um momento de grandes descobertas.

Infantil II B: Biblioteca

A turma do infantil II B visitou a biblioteca da escola para observar como é a organização dos livros, além disso, os alunos tiveram acesso ao material da biblioteca, fizeram perguntas sobre alguns livros e puderam manuseá-los para conhecer um pouco mais sobre o universo da leitura.

 

Infantil B: Argila

Os alunos do Infantil B se divertiram e brincaram com a atividade gostoso de amassar, fazendo criações com argila.

Infantil A: A Danças com panos

Os alunos realizaram uma atividade utilizando pedaços de pano coloridos para trabalhar os movimentos e enriquecer o faz de conta.

Infantil B : Tapete das Sensações

A atividade do tapete das sensações proporcionou aos alunos do Infantil B o conhecimento de diversas texturas, além de se divertirem muito pintando os pés com guache.

Infantil I A e B : Criando Monstrinhos

Usar a criatividade e a imaginação para criar monstrinhos foi muito divertido para os alunos do INF I A e B.Eles se apropriaram de uma atividade do material didático e realizaram uma aula prática, utilizando a exploração de material reciclável e papéis coloridos. Logo após, os alunos apresentaram as suas criações divertidas.

Mini Maternal - Semana da criança

A semana da criança foi uma diversão!! Brincamos com bolas na quadra, momento de alegria, diversão e interação entre a turminha.

Mini Maternal : Borboleta

A turminha confeccionou uma "Borboleta", cantamos e dançamos. Foi um momento de desenvolvimento oral e socialização.

Mini Maternal

A turminha cantou a música "Pintinho Amarelinho", foi um momento de muita alegria!

Mini Maternal B

A turminha  olhando os livros de histórias. Desenvolvendo sua imaginação, sua criatividade e sua concentração.

Infantil IB - DESENHANDO NO MURAL DE AZULEJOS.

As crianças adoram pintar. Quando essa oportunidade acontece em diferentes espaços é melhor ainda. Os alunos do Infantil I B desenvolveram a criatividade no mural de azulejos, desenhando frutas e vegetais, alimentos que fazem parte do projeto:

“Alimentar-se bem é tudo de bom”.

Peças de Encaixe

A Turminha do Mini Maternal B, estão brincando com peças de encaixe, com os objetivos de desenvolver a coordenação motora, criatividade e a socialização entre os amigos.


Infantil A - O MUNDO DO JARDIM


Os alunos do Infantil A realizaram uma atividade prazerosa e divertida com os elementos da natureza que coletaram, durante um passeio pelo jardim.  Tais como, folhas, galhos e areia.

 

Educação Física

Confira um pouco das atividades desenvolvidas nas aulas.

Infantil I 

Mini Maternal

Maternal 

Infantil II

Semana do Folclore

Na semana do folclore, os alunos do Infantil I B, tiveram a oportunidade de conhecer alguns brinquedos da cultura popular brasileira, como, Cinco Marias, bolinhas de gude e peteca. Resgatar antigas brincadeiras é proporcionar a vivência da diversidade cultural e facilitar uma aprendizagem motivadora para as diversas linguagens da Educação Infantil.

 

Tanque de areia

Brincar no tanque de areia proporcionou aos alunos do Infantil B momentos de imaginação, onde a areia vira castelo, bolo, animais, além de estimular os sentidos e desenvolver a coordenação motora.

Atividades de Pintura

Os alunos do Infantil I B adoram trabalhos artísticos. Ao realizar as atividades de pintura, eles têm a oportunidade de expressar a criatividade, de desenvolver habilidades artísticas, ao mesmo tempo em que exploram momentos de descobertas; além de conhecer diferentes técnicas de pintura e materiais diversos.

Projeto Universo dos Números

No projeto “Universo dos Números”, os  alunos do Infantil I A,  vivenciaram diversas situações que envolvem  conceitos matemáticos e o raciocínio lógico. Como nos jogos de quebra-cabeça dos números, do tangram oval e do pega-varetas, onde trabalhamos a contagem oral dos pontos. Já a culinária favoreceu o desenvolvimento das noções de quantidades e medidas.

Massinha

O trabalho com massinha é muito importante para a educação infantil. Além de proporcionar momentos de diversão, auxilia também no desenvolvimento da coordenação motora.  Nesta  atividade os alunos do infantil B estão reproduzindo a letra inicial do nome através da massinha.

Infantil B - Lousa Digital

A lousa digital proporcionou momentos de aprendizagem e divertimento para os alunos do Infantil B.

Infantil I B - Pescaria do alfabeto

Através do lúdico, os alunos do Infantil I B puderam conhecer e identificar as letras do alfabeto.
A cada peixe pescado, ficavam mais curiosos para trocar as letras, socializando-as; e, num movimento interativo, buscavam ainda as que faltavam ser pescadas.
Foi um momento divertido e enriquecedor para o aprendizado.

Infantil -Jogo da memória

Os alunos do Infantil A  aprendem brincando de maneira prazerosa.  Estimulando, assim, a interação e a memorização com o “jogo da memória da família”.

Infantil - Lousa Digital

A lousa digital é usada como recurso para o aprendizado dos alunos. A turma do Infantil I utiliza dessa ferramenta pedagógica para a construção da aprendizagem, pois explorar um novo material deixa as crianças mais curiosas e empolgadas para realizar atividades que fazem parte do nosso contexto.
Nessa aula,  os alunos do Infantil I B fizeram a escrita espontânea do nome próprio.

Um coelhinho passou por aqui!

Visita surpresa de um coelhinho fez nosso dia ainda mais feliz!!!

Infantil - Jogo das cores

Os alunos do Infantil B aprendem cores e números através do jogo das cores. Um momento lúdico, onde aprendem brincando.

Mini Maternal - Máscara de coelho

A Turminha do Mini Maternal B confeccionou suas máscaras de coelho. Foi um momento de criatividade e muita alegria.

Dia Mundial da Água

Os alunos da Educação Infantil conheceram a importância da preservação e do uso adequado da água, tornaram-se, assim, Guardiões da Água.

Infantil 1 - "Little Fish story"

Alunos do Infantil I B ouvindo atentamente a história do Little Fish durante a aula de Inglês.

 

 

Infantil I - Bolinhas de sabão

Na semana que comemoramos o dia mundial da água, a turma do Infantil I B, através da prática, relacionou a brincadeira bolinha de sabão ao nosso material didático da apostila (Pueri Domus), cujo conteúdo era “brincadeiras com água”. Assim, porque estamos passando por uma fase em que a água deve ser preservada e não desperdiçada, de forma consciente e lúdica, as crianças puderam utilizar a água na brincadeira, se divertindo, porém, sem desperdício.

Infanti - Pintura no mural de azulejos

Através da atividade de pintura na parede de azulejo, os alunos do infantil B puderam explorar a percepção tátil e brincar com as cores, um momento lúdico e divertido de aprender.

Infantil I : Inglês - Duck, Duck, Goose! 

Infantil I B,  Jogo Duck Duck Goose, além de ser uma brincadeira típica da cultura Americana, favorece a interação e a socialização. Sendo, assim, uma ótima maneira de aprender brincando.

Infantil I : Inglês - ladybirds

Os alunos do Infantil I A com as "ladybirds" que confeccionaram na aula de Inglês depois de ouvirem a história "The bad-tempered ladybird" de Eric Carle.

Infantil: Dia Internacional da Mulher

Atividade do Dia Internacional da Mulher, confeccionado pelo infantil B.

Infantil I : Atividades com o nome próprio

 

O nome próprio é cheio de significados para criança, devido à identidade promovida pela família e o impacto causado na sociedade. Por isso, desenvolver atividades com nomes próprios é um bom início para que as crianças comecem a refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético.

Os alunos do Infantil I - B tiveram essa oportunidade ao usar a plaquinha da chamada interagindo uns com os outros. Além de ajudar na socialização, tal momento colabora para a ampliação do conhecimento sobre a escrita que as crianças já têm.

 

Infantil II - Palavrinhas Mágicas

Infantil II A

Através do projeto  "Amigos para sempre", a turma do Infantil II esta aprendendo as palavrinhas mágicas e a sua importância no dia a dia.
Palavras como: boa tarde, bom dia, desculpe, por favor, obrigado,  pode passar, de nada e com licença estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar das crianças.

Infantil II B

Desenvolvendo o Projeto “ Amigos Para Sempre”, a turminha do Infantil II -B aprendeu que as palavrinhas mágicas nada mais são do que as regras de boa convivência social. Tratar todos com respeito, dirigir-se às pessoas com palavras educadas e usar as palavras mágicas, tais como, "por favor ", "com licença", "obrigado " e "desculpe", são bons exemplos que devem ser seguidos por todos.

 

Mini Maternal B - Caixa Surpresa

Objeto: Banana

Esta atividade teve como finalidade conhecer a fruta, sua cor e degustá-la. Com os objetivos de desenvolver a concentração, a curiosidade e a percepção tátil.

 

Infantil A - Janela das sensações

Os alunos realizaram uma  atividade experimentando diferentes materiais (Janela das sensações). Assim, eles tiveram contato com texturas e materiais diversos, a fim de aprimorar a percepção tátil. Foi um  momento prazeroso de aprendizagem entre o grupo.

 

Infantil I A - O que podemos criar com  um pedaço de papel de seda?

Os alunos soltaram a imaginação e a criatividade para realizar o desafio. Além  disso, a atividade proporciona o desenvolvimento da coordenação motora fina.

 

Infantil II A - Jogos Educativos

A turma do Infantil II aprecia o  momento dos jogos educativos em sala de aula. É através de jogos e brincadeiras que interagem com os amigos e constroem seu conhecimento. É o aprender brincando!

 

Infantil II B - Medindo com Barbante

Após descobrirem suas alturas os alunos do infantil II utilizaram barbantes como unidade de medida.  Esses barbantes possuem a medida em centímetros de cada criança e assim eles puderam observar aquilo que era maior ou menor que a sua altura.

 

Infantil B - Caixinha Surpresa

Através da atividade “Caixinha Surpresa”, os alunos do infantil B exploraram a percepção tátil, estimularam a curiosidade e a imaginação.

 

Mini Maternal B - minhas brincadeiras, meus amigos

Os alunos do Mini Maternal B, brincaram em sala de aula, desenvolvendo a criatividade e a socialização.

 

Infantil B - Alinhavo

Atravéz da atividade de alinhavo na forma geométrica quadrada, as crianças trabalharam a concentração e a coordenação motora.

 

Infantil A e B

Confira os alunos dirigindo o ônibus e cantando a música "Wheels on the bus " by Super Simple Learning

 

Infantil I -  Adivinha quem  é?

Com os olhos vendados tocaram o rosto do amigo e tentaram descobrir quem é.  Esta  brincadeira  tem por objetivo fazer com que as crianças   percebam características físicas  dos amigos através do toque, além de favorecer a afetividade e amizade.

 

Maternal A e B

Veja como os alunos se divertiram durante a aula de inglês na semana de adaptação.

 

Infantil A - Blocos de Montar

Os blocos de montar proporcionam momentos de aprendizagem incentivando a interação, socialização, desenvolvendo também a coordenação motora e a criatividade.

Mini Maternal A - Brincando  de  Casinha

Os alunos se deliciaram com brincadeiras em uma casinha bem especial em sala de aula.

1º Ano - Letra Cursiva

Os alunos conheceram os movimentos da letra cursiva e treinaram, de forma lúdica utilizando tinta guache ,na parede de ajulejo.

1º Ano - Exposição de Objetos Antigos

Com o passar do tempo, ocorrem mudanças relacionadas aos objetos do dia a dia! Quem não se lembra de um disco de vinil preferido ou datilografou uma carta para um grande amor ! Sendo assim, as crianças puderam visualizar com esta exposição alguns objetos do passado que fizeram parte da vida de sua familia.

 

 Mini Maternal B 

Os alunos se deliciaram com histórias  de primavera, flores e canções...

 

Infantil A e B - Nutrição

Os alunos conheceram a importância para a saúde de diversos legumes como a cenoura, a beterraba, a batata, o chuchu e o pepino. Descobriram que as hortaliças nos protegem de doenças e ajudam no crescimento e desenvolvimento adequados. São mesmo grandes heróis! Depois de todos os “heróis” caracterizados fomos à horta colher lindos alfaces que com certeza fizeram parte da salada do almoço e do jantar.

 

Maternal A - " A Chamadinha"

Esta atividade faz parte da rotina, onde  uma caixinha com os nome é colocada no chão da sala e os alunos com auxilio da professora  procuram o crachá  correspondente ao seu nome. Este é um momento que contribui na construção  afetiva com escrita a partir do nome.

 

1º ano - Pirâmide dos Alimentos

Os alunos trabalharam  a importância de uma alimentação saudável e conheceram os grupos de alimentos com a montagem da Pirâmide dos Alimentos. Durante a aula não pode faltar também  a importância de beber água nos intervalos das refeições e da prática de atividade física diariamente.

 

Infantil II - Sistema Solar

Os alunos desenvolveram uma atividade embasados nas propostas da apostila, sobre a construção de um móbile que represente o sistema solar. Todos trabalharam com muita dedicação e hoje este móbile esta em exposição na sala de aula.

 

Infantil B - “Os alimentos e suas cores”

Os alunos desenharam e pintaram muitas frutas e hortaliças colorindo o mural de azulejos . Esses alimentos são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras e não podem faltar nas refeições todos os dias. Para uma refeição saudável e nutritiva seu prato deve conter no mínimo 5 cores. Vamos colorir nossas refeições ?

Infantil B - Binóculo

Utilizar reciclados para fazer arte é um trabalho que exige muita criatividade. Os alunos com muita dedicação e concentração confeccionaram um binóculo muito especial. Depois de pronto um passeio pela varanda do Colégio para apreciar a natureza.

 

Infantil I A e B - "Suco de que?"

Os alunos realizaram uma atividade muito especial. Depois da atividade de identificação de algumas frutas em meio a vários alimentos , foram para a prática. Provaram um suco preparado com 3 frutas diferentes, onde o objetivo era  identificar  cada um dos sabores. O suco ficou uma delícia e vários alunos descobriram que nele havia abacaxi, maracujá e uva. Que tal repetir a receita em casa?

 

Infantil A e B - “Potatoes"

Os alunos confeccionaram as “Potatoes“ para fazer o painel da música da batatas.


One potato, two potatoes, three potatoes , four
Five potatoes, six potatoes, 7 potatoes more

By Super Simple Learning

 

Maternal A - Alinhavo

Com o objetivo de desenvolver a coordenação motora, os alunos praticaram o alinhavo. Uma brincadeira muito gostosa que também estimula a concentração.

 

Infantil B - Brincando com as Cores

Essa atividade no mural de azulejos proporcionou momentos de aprendizagem e socialização entre os alunos.

 

OS CINCO SENTIDOS - MINI MATERNAL B


A proposta desta atividade teve como objetivos:
- Identificar algumas partes importantes do corpo;
- Desenvolver a autonomia;
- Desenvolver e estimular a linguagem oral;
- Desenvolver atenção, imaginação e a criatividade;
- Desenvolver a coordenação motora fina e ampla.

Audição: Em uma roda ouvimos diversas músicas infantis.

Tato: As crianças manusearam farinha de trigo, massinha de modelar, geleia/ameba, plástico bolha, lixa e palito de sorvete.

Olfato: As crianças cheiraram o café, creme para pele com essência de baunilha e sabonete.

Visão: Fizemos uma cabana de celofane e brincamos com bolinhas de sabão.

Paladar: Experimentamos uma pequena amostra de açúcar (doce), sal (salgado) e limão (azedo).

 

1º Ano A: Sólidos Geométricos 

Os alunos do 1º ano estudaram sobre alguns sólidos geométricos e, através de uma "Oficina de massinha" reproduziram  várias construções como casinhas, carrinhos, castelos. Foi uma atividade muito produtiva, criativa onde todos participaram com empenho.

 

Inglês : Infantil II A e B - Twister

Os alunos confeccionaram as peças de um jogo chamado Twister . Praticaram de forma divertida um estudo sobre as partes do corpo ( mãos e pés ), trabalharam a lateralidade - direita e esquerda (right and left) e as cores.

Histórias do "Arco da Velha"

Os Três Porquinhos

Os alunos do Mini Maternal participaram da contação de histórias dos Três Porquinhos. Mais uma das muitas histórias do "arco da velha".

Infantil I A - Limonada para todos!

 

Com o objetivo de explorar a noção de medida de capacidade em uma situação prática, a turma  do Infantil I A junto com a professora e nutricionista do Colégio fizeram  uma deliciosa limonada. Depois de servidos os alunos compararam seus copos e viram quantos copos renderam a receita.

1º Ano - Bolo  de Cenoura

Os alunos fizeram uma receita de bolo de cenoura onde puderam copreender melhor a soma e a multiplicação. Um aprendizado delicioso!

 

Junte-se ao nosso time!!

1º ano - Maquetes

Através da construção da maquete em miniatura os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com conceitos de proporção, projeção e escalas, que são importantes para ensino de geografia.
Foi uma experiência onde os alunos exercitaram  a socialização e  adquiriram novos conhecimentos .

Infantil I A

A turminha confeccionou em uma atividade realizada em grupo, um lindo cartaz que representa a Festa Junina  de 2014 do Colégio e a Copa do Mundo no Brasil.

 

 Geladinho - Infantil I A :

Para trabalhar o estado sólido da água, os alunos foram até o refeitório da Unidade III e puderam observar o que acontece com a água no estado líquido quando a colocamos no frezzer. Para isso, fizemos a receita do "Geladinho de Uva". Os alunos observaram a mudança do estado líquido  para o estado sólido após o congelamento do geladinho. 

 

Piquenique das Frutas - Infantil II A e B

As turmas do Infantil II realizaram um piquenique pra lá de especial.Muitas frutas coloridas, bem docinhas e ricas em vitaminas, sais minerais e fibras foram degustadas ao ar livre na Unidade III. Atividade nutritiva e saborosa que merece bis!

  Hi Five!! - Infantil I B

 

 One, two, three, four, Hi Five !!!!! Todos descobrindo os números em inglês.

 

INFANTIL I B: PINTURA  DOS NÚMEROS

Utilizando a pintura os alunos puderam praticar  o traçado dos números de um a cinco de modo lúdico e divertido.

 

Infantil B -  Tanque de Areia

Atividades no tanque de areia são momentos divertidos que facilitam a criança explorar o contato com diferentes texturas.

 

INFANTIL I A :

Com o início da unidade da apostila Chuá Chuá os alunos vivenciaram uma série de atividades e brincadeiras com água para melhor entendimento do conteúdo.

 

Maternal - Carinho também se aprende!

No mês de abril as turmas do Maternal A e B puderam vivenciar momentos para fortalecer o vínculo de amizade
entre as crianças. O Projeto "Carinho também se aprende" proporcionou situações de afetividade, respeito e cuidado entre o grupo. Atividades como  "Dia do Abraço", "Passeio com os amigos", "Meus sentimentos" puderam contribuir para o convívio diário das crianças.

Infantil B - Jogo dos Números

Momento em que as crianças aprendem se divertindo, contando e brincando. Esse jogo proporciona aprendizagem, reconhecimento  e memorização os números.

 

Infantil II B

Baseados na proposta da apostila na unidade “Bichinhos de Jardim” a turminha partiu em busca de materiais e bichinhos para a construção de um terrário. Esta atividade despertou muitas curiosidades entre as crianças que por sua vez, tiveram a oportunidade  de um contato mais próximo com diferentes bichinhos (formiga, tatu bola, minhoca e piolho de cobra).

 

Viva o Dia do Índio !

Nossos alunos não deixaram esta data passar desapercebida. 

Comemora-se dia 19 de Abril esta data especial!

 

 

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Nossos alunos se conscientizaram sobre a importância desta data e aprenderam :

  • Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
  • Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
  • Que a água potável deve ser utilizada com economia;
  • Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos;
  • Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
  • Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.

 

Mini Maternal - Cores Primárias

Quantas cores existem? Muitas cores não é mesmo? Por meio da mistura das cores primárias, muitas outras cores são criadas.

As cores primárias são: vermelho, amarelo e azul.
A pintura livre possibilita à criança um contato maior com as cores, desenvolvendo a coordenação motora e a percepção tátil, tornando-as mais criativas. 

 

INGLÊS - Maternal B 

Vamos espiar os personagens da história Chapeuzinho Vermelho - Little Red Riding Hood.

 

Infantil B : Número – Desenvolvendo o seu traçado    

" 1,2,3 Indiozinhos..."

Através da música os alunos desenvolveram no mural de pintura o traçado dos números, identificando e relacionando números à quantidades.

Educação Física - Motricidade

Nas aulas de Educação Física utilizamos a Psicomotricidade para desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social através de atividades lúdicas respeitando a faixa etária das crianças. Todas as atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física auxiliaram no processo de aprendizagem de outras disciplinas no decorrer da vida escolar da crianças.

 

Infantil I A - Andando sobre as Figuras Geométricas Planas

Os alunos conheceram um pouco mais sobre as figuras geométricas planas caminhando sobre seus desenhos na quadra. Uma atividade exploratória que estimulou muito a curiosidade.

 

Infantil II A - Vamos Cantar?

Os alunos praticaram inglês assistindo ao clip da música Family Finger.

Daddy finger
where are you ?
Here I am, here I am.
How do you do ?

Mommy Finger,
where are you ?
Here I am, here I am.
How do you do ?

Brother finger
where are you ?
Here I am, here I am.
How do you do ?

Sister finger,
where are you ?
Here I am, here I am.
How do you do ?

Baby finger
where are you ?
Here I am, here I am.
How do you do ?

 

1º Ano - Vamos nos exercitar?

Os alunos fizeram uma ginástica seguindo comandos em Inglês. Good job!

"Arms up, arms down
Jump to the right
Jump to the left
Kick to the right
Kick to the left
Hands on hips
Bend to the right
Bend to the left
And...Rest! "

 

Higiene Bucal - Maternal A


Nesta atividade foram propostas ações educativas para que nossos alunos possam incorporar  em seus hábitos de vida os cuidados relativos a boca e aos dentes.

 

Infantil B : Trabalhando as diferentes texturas através da caixa de surpresas!

Momento em que as crianças  interagem com os colegas, trabalham a percepção tátil, estimulam a imaginação e desenvolvem através dessa atividade a curiosidade em descobrir coisas novas.

 

INGLÊS - Infantil B  

Os alunos realizaram uma atividade no  painel de pintura fazendo os "balloons" da música Pretty Balloons.

 

Maternal A - Vamos brincar?  O circo chegou! 

"Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor!

Hoje marmelada? Tem sim senhor!

E tem palhaço, malabarista, equilibrista, trapezista e muita alegria!"

O circo é uma das mais antigas manifestações populares e artísticas existentes. Um espetáculo de magia e alegria que encanta adultos e crianças.

 

1º Ano : Expressão Corporal e as Letras

Nosso corpo pode colaborar e muito para nosso aprendizado! Os alunos usaram da expressão corporal para o trabalho de alfabetização.

 

Maternal B - Jogos de Sala

As atividades com jogos na sala de aula são importantes para o desenvolvimento das crianças. Elas desenvolvem a percepção e o raciocínio  montando casas com blocos coloridos ou o que mais a imaginação pode permitir.

 

Saint Patrick´s Day - Dia de São Patricio.

Ele foi um dos padroeiros da Irlanda, seu dia é comemorado em 17 de Março pelos países que falam a língua inglesa. Nessa data, as pessoas vestem trajes verdes em sua homenagem.

No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração eclesiástica, pois usava o trevo para ensinar a Trindade, tornando-se um feriado público no ano de 1903.
Ele dizia que quem chegasse no final do arco íris iria encontrar um pote cheio de ouro. Assim, os alunos da Ed. Infantil produziram o arco íris e o famoso pote de ouro.

 

Mini Maternal B - Tanque de Areia

As brincadeiras na areia dão à criança a possibilidade de desvendar o universo à sua volta. Não há limites para a criatividade infantil quando o assunto é brincar na areia, basta um baldinho e pazinhas.A proposta desta atividade tem como objetivos proporcionar aos alunos a  descoberta das sensações, coordenação motora, estimularem a imaginação e a interação com outras crianças através da linguagem, enriquecendo o vocabulário, tornando-os mais criativos e promovendo a socialização. 

 

Comemorações de Carnaval

 

Maternal B

" Muita alegria, música, confetes e serpentinas! Eles puderam vivenciar de maneira saudável um pouco da Cultura Popular Brasileira ao som das tradicionais marchinhas de Carnaval."

O carnaval chegou trazendo alegria e entusiasmo ! Os alunos  do maternal A, se divertiram na quadra do colégio, dançaram as tradicionais marchinhas em meio aos confetes e serpentinas.

 

Pintura - Infantil IIB

Desenho da família na parede de azulejos.

A turma  está trabalhando uma unidade da apostila com o tema "Todos têm família". E com objetivo de enriquecer o nosso trabalho e oferecer maneiras diferentes de desenhar,  fomos para a parede de azulejos construir lindos desenhos da família. Nessa atividade, as crianças perceberam que apesar das diferenças que há entre uma família e outra, todas são especiais e importantes para nossa vida.

 

Infantil I A - Brincando de Amarelinha na Quadra

Com o objetivo de resgatar brincadeiras infantis, desenvolver a interação, a coordenação motora e ao mesmo tempo trabalhar os números de 1 ao 10, os alunos se divertiram construindo, cada um do seu jeito, sua amarelinha em uma atividade orientada pelo professor.

 

Maternal IA - Jogos em Sala de Aula

Os alunos se dedicaram muito nesta atividade com jogos. Ela proporciona a exploração e a manipulação de materiais diversos, favorecendo a interação do grupo.

 

Pintura - Infantil A

Os alunos usaram de muita criatividade e imaginação para pintar o mural.

 

1º A - Lousa Digital

Os alunos participaram de uma atividade na lousa digital onde exploraram de diversar formas os recursos digitais disponibilizados pelo Sistema Pueri Domus.

 Infantil I A - Valentines Day 

O dia de São Valentim é comemorado dia 14 de Fevereiro.

Os alunos do Infantil IA confeccionaram um  cartão em formato de coração em comemoração a esta data!

 

"Semana de Adaptação" - Maternal A

O período de adaptação é muito importante, tanto para as crianças como para os pais. Por isso, as atividades do Maternal A foram elaboradas de modo que nossas crianças sintam-se acolhidas nesta nova jornada escolar.

 

1º Ano B - Lousa Digital

Os alunos visitam a lousa digital para acessarem o material online que o sistema Pueri Domus disponibiliza. São atividades direcionadas, jogos, entre outros. 

 

Infantil I A - Massinha Caseira com a turma

Esta atividade proporciona de forma divertida a interação entre a professora e os alunos. Mãos a obra!!! 

 

Brincadeiras no Parque - Infantil II A

Com o retorno das aulas, nada melhor do que curtir e rever os amigos com atividades no parque. 

Compartilhe: