Pré II A
Com um pinguinho de tinta no papel, os alunos do Pré II A soltaram a imaginação e a criatividade criando desenhos muito especiais.
Os alunos do maternal I B usaram os pezinhos para explorar e conhecer diferentes texturas.
O contato com textura é uma atividade estimulante, pois proporciona à criança sentir diversas sensações.
Os alunos do Pré II conheceram algumas profissões na aula de inglês. A atividade foi realizada na quadra ficando ainda mais divertida.
Os alunos do Maternal I A e B prepararam “ Bolachinhas amanteigadas” como atividade da apostila. A atividade proporcionou o trabalho com os sentidos na percepção do aroma, textura da massa e sabor, além de conhecerem os ingredientes que foram utilizados. As bolachinhas ficaram deliciosas!
Educação Infantil e 1º ano
Ano passado a Unidade II foi presenteada com uma muda ainda bem pequenina de uma árvore.
O tempo passou e ela cresceu com todo o nosso carinho, cuidado e proteção. Hoje é ela que nos presenteia com sua beleza, sombra e buquês semanais.
“Quem planta árvore colhe sombra, sonhos e passarinhos.”
Os alunos da Educação Infantil se divertiram muito com a caça as cenouras. Depois de tanto procurar, um momento para degustar.
Confira o álbum completo em nossa página do Facebook.
Culinária de Páscoa - Educação Infantil e 1º ano.
Confira o álbum completo em nossa página do Facebook.
Maternal II A
Foi muito divertido brincar com o “Jogo das Cores Primárias". A atividade proporcionou a identificação e o reconhecimento das cores azul, vermelho e amarelo, trabalhando também a contagem oral.
Os alunos do Pré l B ficaram encantados e se divertiram muito com a atividade de pintura que realizaram de uma forma bem diferente.
A atividade desenvolveu a criatividade, a coordenação motora fina e a percepção visomotora.
Os alunos do Maternal II A e B trabalharam a cor amarela e o paladar. Degustaram a banana e o melão, frutas saborosas, nutritivas e ricas em vitaminas e sais minerais.
Dia Mundial da Água
O mundo tem sede de iniciativas: conscientizar, economizar e preservar para o bem e o futuro do nosso planeta.
Os alunos do Pré II B ilustraram a história “De todas as cores” de Nye Ribeiro. Uma forma prazerosa de interpretação de texto!
Os alunos do Pré II brincaram de amarelinha.
Brincadeira divertida e prazerosa que desenvolve habilidades corporais como o equilíbrio, força e ritmo, trabalhando também as relações sociais como esperar a sua vez para brincar, o ganhar e o perder, a contagem e a grafia dos numerais .
Brincadeira do tempo da vovó !
MATERNAL IB
Os alunos do maternal IB brincaram de achar o que estava escondido atrás do tecido, encontrando a sua própria imagem
refletida no espelho. Atividades relacionadas a observação da imagem corporal auxiliam a criança na formação e no reconhecimento da sua própria identidade.
Os alunos do Pré II A construíram um terrário com vários bichinhos como: minhocas , centopeias, lagartas e tatuzinhos. Essa atividade aguçou a curiosidade sobre o que comem e como vivem estes animais.
Os alunos do Pré l B se divertiram muito com a atividade “Dança das cadeiras”. Trabalhamos regras, ritmo, coordenação motora e a
atenção.
Maternal II A
Foi muito divertido brincar com o “Jogo das Cores primárias".
A atividade proporcionou a identificação e o reconhecimento das cores azul, vermelho e amarelo, trabalhando também a contagem oral.
Com muito amor e carinho os alunos da Educação Infantil e 1º ano desejam um Feliz Dia Internacional da Mulher!
Confira todas as fotos em nossa página do Facebook.
Nosso primeiro plantio! Contato com a terra, a responsabilidade do cuidar coletivo , a colheita e o incentivo ao consumo. Momentos muito especiais!
Confira todas as fotos em nossa página do Facebook.
Os alunos do maternal I A e B degustaram a fruta melancia. Além de ser uma excelente fonte de hidratação, é rica em açúcares, vitaminas e sais minerais, essenciais ao bom funcionamento do organismo.
Trabalhamos os sabores, textura e a cor primária vermelha.
Maternal I B
A pintura proporciona à criança a liberdade para criar.
Manusear a tinta com as mãos é uma “arte” bem divertida quecontribui para o desenvolvimento da coordenação motora e dos
sentidos como o tato, olfato e visão.
Na primeira unidade da apostila “Todos tem família”, os alunos do Pré II B aprenderam sobre o assunto de forma lúdica e prazerosa. Conhecemos e cantamos a música “Família” dos Titãs enriquecendo o nosso trabalho e depois pintamos nossas famílias no mural de azulejos.
Os alunos do Maternal II A e B realizaram uma atividade da apostila: o jogo "Todos se foram". Com os objetivos de desenvolver a noção de contagem e interação do grupo.
Na biblioteca os alunos do Pré I A ouviram histórias interessantes e divertidas desenvolvendo a oralidade e o prazer pela leitura.
Pré II A
Na atividade da apostila “Acompanhe Seu Crescimento”, os alunos do Pré II A estabeleceram relações de medidas, observaram
e fizeram comparações de tamanho entre eles eos objetos, percebendo assim as diferenças.
Os alunos do Pré l B desenvolveram a coordenação motora fina, através do manuseio da tesoura. Foi um momento de
aprendizagem, onde puderam socializar com os colegas a sua comida preferida.
Os alunos do Maternal IA fizeram seu autorretrato e confeccionaram a teia da amizade. Com esta atividade trabalhamos valores como o respeito e carinho com o próximo. Como é bom ter amigos!
Tanque de areia
Maternal II A
Um espaço onde vivenciamos novas experiências e descobertas!
Os alunos do Pré l B desenvolveram a linguagem oral com atividades na lousa digital, identificando as letras que compõem o alfabeto e relacionando-as à imagem.
BRINCANDO NO TANQUE DE AREIA
Maternal IB
Brincar na areia vai além da diversão. Ela favorece vários
aspectos, como: os sentidos, a coordenação motora, a interação em grupo, a noção de espaço e o desenvolvimento da criatividade, ao representar situações do cotidiano.
Maternal B - Brincando de Peteca
A brincadeira de peteca foi uma diversão para os alunos do
maternal B. Ao brincar de peteca a criança desenvolve a coordenação viso motora, a noção de espaço e o resgate de brincadeiras folclóricas, favorecendo a interação.
Os alunos do Infantil A realizaram uma atividade do faz de conta com o " Teatro de sombras". A experiência proporcionou exercitar a imaginação, a criatividade e a oralidade, tornando- se uma atividade prazerosa além de muito divertida.
O Infantil A realizou uma atividade com a cor primária vermelha e as secundárias roxo e laranja. Misturaram e ficaram bem atentos e curiosos para conhecerem as novas cores formadas.
Os alunos do Infantil l A e B prepararam deliciosas bolachinhas com formas de dinossauros como encerramento das atividades da apostila.
Ficaram encantados e se divertiram muito com as bolachinhas prontas.
Os alunos do Maternal A aprenderam as cores da bandeira do Brasil e realizaram uma linda pintura no mural de azulejos.
Visando a importância de uma alimentação saudável e nutritiva, os alunos do maternal A e B prepararam uma deliciosa receita, cupcake de legumes.
Infantil II B
Com a união de dois elementos importantes da natureza: a terra (argila) e a água, a turma do Infantil II B criou lindos desenhos.
Os alunos do Infantil A e B usaram a criatividade para desenhar no mural de pintura com as cores secundárias laranja e roxo.
Infantil II B usando a criatividade nos desenhos feitos com palitos de sorvete.
Os alunos do Infantil I A realizaram uma atividade com o objetivo de identificar algumas características dos amigos através da percepção visual e tátil.
Os alunos do Maternal A coloriram o mural de azulejos com tinta guache vermelha e saquinho plástico, trabalhando dessa forma com a criatividade e usando um material diferente para pintar.
Os alunos do Infantil l B desenvolveram a percepção auditiva e reconheceram diferentes sons e ritmos através da latinha sonora. Um momento de muita diversão.
Os alunos do Maternal A trabalharam a coordenação motora global, equilíbrio e noção espacial com o circuito de atividades montado pela professora na quadra.
Os alunos conheceram uma nova técnica de pintura com pote de iogurte e leite fermentado. Soltaram a criatividade na criação dos desenhos.
Os gibis também fazem parte desta deliciosa prática de leitura.
Os alunos do Infantil A conheceram em inglês o nome de algumas frutas que nascem em árvores e comemoraram o Treeday durante toda a semana.
Infantil II B usando a criatividade nos desenhos feitos com palitos de sorvete.
O parque além de ser um lugar onde os alunos brincam livremente, explorando os brinquedos e suas habilidades corporais, também é um ambiente que favorece a interação com o outro e a criação de vínculo afetivo entre os alunos.
A "Dança dos panos" é uma atividade divertida que desenvolve a percepção auditiva, a expressão corporal e a criatividade quando representam a música através da dança.
* Confira o restante das fotos em nossa página do Facebook.
Com o objetivo de desenvolver a linguagem oral e a percepção tátil, a caixa surpresa estimulou a curiosidade dos alunos do maternal B, deixando a atividade mais divertida.
* Confira o restante das fotos em nossa página do Facebook
Os alunos do Infantil A e B usaram a criatividade para desenhar no mural de pintura com as cores secundárias laranja e roxo.
*Confira o restante das fotos em nossa página do Facebook.
CAIXA SURPRESA
Com o objetivo de desenvolver a linguagem oral e a percepção tátil, a caixa surpresa estimulou a curiosidade dos alunos do maternal B, deixando a atividade mais divertida.
* Confira o restante das fotos em nossa página do Facebook.
Os alunos do Infantil A e B estão cuidando da horta regando as alfaces com muito carinho. Como estão crescendo!
* Confira o restante das fotos em nossa página do Facebook.
As turmas do Infantil A e B realizaram uma atividade da apostila "Gestos, linhas e cores", onde observaram as obras do artista Jackson Pollock e usaram a criatividade para desenharem no mural de pintura as suas próprias obras de arte.
*Confira todas as fotos em nossa página do Facebook.
Os alunos do Infantil l A e B com a atividade com papel picado, trabalharam a coordenação motora fina e algumas cores primárias e secundárias.
*confira todas as fotos em nossa página do Facebook.
Os alunos do Infantil l B brincaram de coelhinho sai da toca, um momento de diversão e aprendizado. Trabalhamos a coordenação motora, a noção espacial e a socialização.
Os alunos do Infantil A e B usaram a tesoura para recortar pedaços de papel, desenvolvendo a concentração e a coordenadora motora fina.
As turmas do Infantil A e B realizaram o plantio das alfaces e temperos na horta do Colégio. Atividade que desperta a responsabilidade e o cuidar coletivo, incentivando também o consumo de hortaliças.
* Confira o álbum completo em nossa página do Facebook.
“Mais desafios”
Desenvolvendo o raciocínio lógico matemático, os alunos do Infantil II A, foram desafiados a construírem formas geométricas como o quadrado e o triângulo com apenas 7 palitos.
Exploraram e criaram as próprias possibilidades para a construção. Momentos de concentração e descobertas.
As crianças do Inf. II A e B, após um estudo sobre a cultura dos índios, aprenderam que a peteca é um brinquedo de origem indígena. Então decidiram confeccionar uma com papel crepom e jornal. Depois de tudo pronto a diversão foi garantida!
Os alunos do Infantil A e B brincaram com o " Telefone sem fio" , brincadeira dos tempos da vovó. A experiência foi bem divertida e proporcionou um trabalho de percepção auditiva, oralidade e muita concentração.
As crianças do Inf. II A e B, após um estudo sobre a cultura dos índios, aprenderam que a peteca é um brinquedo de origem indígena. Então decidiram confeccionar uma com papel crepom e jornal. Depois de tudo pronto a diversão foi garantida!
Pintar com a gente é muito divertido!
Os alunos do Maternal A usaram sua criatividade para colorir o mural de azulejo com as cores primárias.
PINTURA COM ALGODÃO
Os alunos do Maternal B realizaram uma pintura utilizando algodão. Além de explorarem uma nova técnica de pintura, puderam desenvolver a criatividade e a percepção tátil.
As turmas do Infantil A e B realizaram uma atividade da apostila "Gestos, linhas e cores", onde observaram as obras do artista Jackson Pollock e usaram a criatividade para desenharem no mural de pintura as suas próprias obras de arte.
Inf II A e B
Os alunos exploraram uma nova técnica de pintura utilizando garfinhos descartáveis. Desenvolveram a coordenação motora fina e a criatividade.
Infantil A/B
Com muita criatividade e com a imaginação à todo vapor os alunos do Infantil A e B se divertiram muito em sala. Tudo se transformou!
Mesas e tecidos viraram casas, barcos, túneis e cavernas. Experiência maravilhosa!
Foi com muito amor, carinho e dedicação que os alunos do Infantil II A e B, realizaram os desenhos nos vasinhos para presentear o papai.
Com a brincadeira divertida no túnel de bambolês, os alunos do maternal B desenvolveram a noção espacial e a coordenação motora, além de reconhecer a forma geométrica círculo em diferente material.
Encerramento do Projeto " Amor a minha Terra" Juntos faremos um mundo melhor! Agradecemos a presença de todos.
* Confira o álbum completo de fotos em nossa página do facebook.
Inf II A e B
Piquenique
Para promover e incentivar hábitos alimentares saudáveis, organizamos um delicioso piquenique. Frutas, iogurtes, cerais, sanduíches com queijos, sucos naturais e muito mais.
Atividade ao ar livre, conversa boa entre amigos, momentos cheio de alegria e muito especiais de degustação e aprendizado.
Maternal B - Andando com caixa de sapatos
A caixa de sapatos virou o próprio sapato para os alunos do Maternal B, estimulano o equilíbrio, a coordenação motora e o desenvolvimento da concentração.
CIRCUITO DE MOTOCA
Os alunos do maternal B divertiram-se ao andar no circuito de motoca, visando o desenvolvimento da coordenação motora, o desenvolvimento da noção espacial e da lateralidade.
Infantil II - Supermercado
Na brincadeira do supermercado, carteiras e cadeiras foram transformadas em prateleiras e carrinhos de compras.
De forma prazerosa e significativa, os alunos do Infantil II A e B identificaram e classificaram as embalagens de acordo com sua natureza ou utilidade, transportaram e pagaram suas compras, vivenciando situações do cotidiano dos adultos.
Os alunos do maternal B conheceram um pouco mais sobre a "Turtle" (tartaruga). Aprendemos qual é a cor delas -green (verde)-, onde vivem - ocean, sea (oceano, mar)- e como andam - slow (devagar).
As turmas do Infantil A e B ouviram a história do livro "O Joelho Juvenal" (Ziraldo), uma atividade da apostila com os objetivos de reconhecerem os cuidados e algumas partes do corpo.
Os alunos do Infantil I conheceram vários legumes e a sua importância para a saúde. Para finalizar a aula degustaram um delicioso creme de legumes. Receita aprovada!
Como atividade do Projeto "Amor a minha Terra - Mãos na terra" os alunos do Infantil I A e B plantaram mudas de alface crespa e cebolinha.
O trabalho com a horta coloca a criança em contato com a terra, desenvolve o cuidar e a responsabilidade coletiva e estimula o consumo de vegetais contribuindo para a formação de hábitos alimentares saudáveis.
*Confira o álbum completo em nossa página do Facebook
Infantil B
Hoje a atividade foi desenvolver a concentração criando uma torre divertida, com macarrão nas cores azul, amarelo e vermelho.
Os alunos do Infantil B usaram a sua criatividade para pintar no mural de pintura ao som de uma música clássica com ritmo rápido.
Os alunos do maternal B conheceram a história do joelho Juvenal e após a leitura fizeram uma divertida releitura ao carimbar o próprio joelho no mural de azulejos.
Com a atividade “Colar de macarrão” os alunos do Infantil A/B trabalharam com o desenvolvimento da coordenação motora fina, criatividade, percepção visual e tátil. Para apreciação de toda família o colar foi levado para à casa.
Os alunos do Infantil II aprenderam que podemos consumir partes dos alimentos que normalmente são desprezadas como cascas, sementes, talos e folhas e que são riquíssimas em vitaminas, sais minerais e fibras.
Dia do Índio - Educação Infantil
Conhecendo um pouco da cultura indígena.
Confira o álbum completo em nossa página no Facebook.
Os alunos da Educação Infantil e 1º ano prepararam deliciosos bombons para compartilharem com suas famílias.
Confira o álbum completo em nossa página do Facebook.
Nosso Ovo de Páscoa trouxe paz, alegria, amor e muita saúde! Feliz Páscoa!!!
Confira o álbum completo em nossa página do Facebook.
Através da pintura a criança descobre um mundo cheio de cores, formas e texturas, além de despertar a criatividade.
Quando a atividade é utilizada com diferentes materiais fica mais divertido, assim como os alunos do maternal A e B ao usarem luvas para pintar no mural de azulejos.
Os alunos do infantil A realizaram as atividades de arte utilizando técnicas de pintura, colagem e do carimbo das mãos. Criaram sapos, baleias e leões. Momento de descobertas, aprendizado e muitas mãozinhas sujas.
Os alunos do Infantil l A e B trabalharam os estados da água de uma forma bem saborosa. Prepararam geladinhos de uva observando o suco no estado líquido e no dia seguinte o geladinho pronto com o suco no estado sólido, observando suas diferenças.
Os alunos Infantil II A, antes de realizarem o registro da atividade na apostila, vivenciaram o jogo na prática, favorecendo o entendimento das regras.
Você sabia? Que esse jogo também é conhecido como o “jogo de pé galinhas”, porque os dedos dos pés galinha têm uma disposição parecida com as linhas do tabuleiro.
Ao representar o mundo a sua volta por meio de traços cheios de significados, os alunos desenharam livremente no chão da escola.
Os alunos formam ao mural de azulejo e fizeram o registro das letras. Demonstraram estar cada vez mais atentos e interessados as formas e aos sons das letras. Atividades com esta fortalecem os caminhos para a apropriação da escrita.
Os alunos do Infantil A e B conheceram um pouco mais sobre o tomate salada e o tomate cereja. Sua forma, cor, tamanho e sua importância para a saúde. Enquanto degustavam se divertiram com a música “Tomatinho vermelho”.
“Tomatinho vermelho pela estrada rolou, um grande caminhão veio e o tomatinho esmagou...... coitadinho do tomatinho............. pobrezinho do tomatinho catchup virou catchup virouuuuu”
Na aula de música, os alunos do Infantil II B exploraram possibilidades de ritmos através de jogos musicais com copos.
Os alunos do maternal B, interagiram com a foto do rosto.
Identificaram a si próprio e o outro percebendo semelhanças e diferenças, e sentiram-se valorizados no ambiente.
A atividade “Mosaico” proporcionou aos alunos desenvolver a coordenação motora fina, a atenção e o traçado da letra inicial do próprio nome.
Os alunos do Maternal A aprenderam de uma forma muito divertida sobre os cuidados que devemos ter com a higiene do nosso corpo na hora do banho.
Os alunos do Infantil I A e B conheceram as frutas preferidas de seus amigos e compartilharam com muita alegria.
Descobriram que as frutas são coloridas, docinhas , ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. Aprenderam também que as frutas são muito importantes para a saúde.
As turmas do Infantil II A e B, realizaram uma atividade prática da apostila bem interessante. Montaram um terrário com minhocas, lagartas, tatuzinhos e uma joaninha. O terrário despertou em nossos alunos o interesse e a curiosidade de investigar e de saber cada vez mais sobre esse bichinhos que habitam os jardins.
*Confira em nosso Facebook mais fotos desta atividade
O Infantil B está descobrindo e conhecendo os números. Com a música "1, 2, 3 Indiozinhos" realizamos a atividade do numeral 1, desenvolvendo a contagem oral, reconhecimento do numeral, percepção visual e a coordenação motora fina.
A pintura com gelatina proporcionou aos alunos do maternal A e B a exploração de diferente técnica de pintura, a percepção de
diferentes materiais, conhecer a cor amarela, além de despertar a criatividade.
Os alunos participaram de uma aula experimental de dança. Esta aula faz parte das atividades extracurriculares que o Colégio dispõe.
Participe!
Pintar com as mãos é uma atividade divertida que estimula a percepção visual e tátil, além de desenvolver a criatividade. Usando as mãozinhas, os launos fizeram arte de um forma diferente.
Os alunos do Infantil A/B trabalharam os sentidos visual e tátil de forma criativa com a "bolsa sensorial", expressando verbalmente as sensações ao manuseá-la.
Os alunos compararam a sua altura utilizando o barbante. Mediram vários objetos da escola descobrindo que alguns são maiores e outros menores do que eles.
Os primeiros dias de aula foram recheados de atividades e descobertas. Muita diversão e aprendizado.
Os alunos estão aprendendo sobre a cor primária azul e usaram sua criatividade para pintar no mural com os dedinhos. A turminha caprichou e se divertiu com desenhos que fizeram.
Os alunos desenvolveram a percepção auditiva com diferentes sons produzidos por instrumentos musicais, explorando
também ritmos e a expressão corporal.
Confeccionaram com muita atenção e alegria o “Pau de chuva”.
É na infância, que fazemos uma grande descoberta.
Descobrimos como é bom ter amigos.
“Velhos” amigos, amigos novos são sempre bem-vindos.
Amigos nos completam e nos fazem bem.
Amigos se cultivam, amigos se cativam.
Quer ser nosso amigo?
Na semana de adaptação, os alunos participaram de forma prazerosa de jogos e brincadeiras. Foi só alegria e diversão!
Na primeira semana de aula os alunos do Infantil II A, vivenciaram diversas atividades lúdicas com o objetivo de favorecer o vínculo afetivo e criar laços de amizade.
Os alunos expressaram seu carinho e trabalharam sua criatividade desenhando seus amigos. Momento de alegria compartilhada com toda turma.
As crianças enquanto manipulam a massinha de modelar, utilizam músculos pequenos das mãos, auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora fina.
Os alunos cumpriram muito bem esta atividade ao apertar, enrolar, puxar...
O labirinto de barbante tornou-se um desafio para os alunos pois tiveram que atravessa-lo sem derrubar os fios. Além de desenvolver a concentração, trabalharam o raciocínio e o movimento corporal.
Confira algumas as atividades. Para ver o álbum completo acesse nossa página no facebook.
Pensando em diferentes recursos e estratégias para fazer arte, foi proposto para os alunos que carimbassem o mural de azulejos, descobrindo novas formas com muita diversão e criatividade.
São tantas emoções que vivenciamos em nosso cotidiano! Alegrias, tristezas, medos, surpresas e muitos outros sentimentos. Com este jogo os alunos identificaram e reproduziram os sentimentos através das expressões faciais.
Os alunos se divertem muito e ao mesmo tempo aprendem a dividir e a esperar sua vez com os brinquedos do parque.
Após a exploração do sistema solar, os alunos montaram os planetas em um móbile. Puderam observar os tamanhos dos planetas em relação ao sol e identificar a posição que cada um ocupa.
Com o objetivo de trabalhar a identidade e a socialização, os alunos confeccionaram um "beijo" (meninas) e um "bigode" (meninos).
Na educação infantil é muito importante os alunos terem acesso a livros para contribuir no processo de alfabetização e formar leitores infantis. Os alunos foram a biblioteca e exploraram histórias infantis e ouviram tantas outras histórias.
A leitura contribui para ampliar a visão do mundo, estimular o desejo de outras histórias, exercitar a fantasia e a imaginação, compreender o funcionamento comunicativo da escrita, além de ampliar o repertório textual contribuindo para a produção dos próprios textos.
Com este jogo, os alunos desenvolveram o raciocínio lógico,
a atenção, concentração e a interação com o grupo, trabalhando regras simples de convivência.
Os alunos desenvolveram uma forma diferente de fazer arte e aprecia-la. Momentos especiais de descoberta, aprendizado e muita diversão.
As turmas experimentaram a sensação de andar sobre o plástico bolha e pintar ao mesmo tempo. A cada pisada as bolinhas iam estourando e a tinta espalhando, proporcionando muita diversão.
Para saudar a primavera, o Infantil l B floriu o mural da escola.
Os alunos trabalharam com muita criatividade e diversão realizando um desenho coletivo na quadra.
A argila é um material muito interessante que possibilita a criança amassar, modelar e criar em diferentes formas e tamanhos.
Os alunos tiveram a oportunidade de explorar e produzir as suas próprias peças de argila.
Cada criança confeccionou seu próprio colar de contas seguindo uma sequencia de cores. Esta atividade favoreceu a coordenação motora
fina, a concentração, a contagem oral e noções de quantidade.
O conhecimento da vivência musical possibilita o desenvolvimento da sensibilidade, o desenvolvimento da percepção auditiva, o manuseio de diferentes instrumentos musicais e a interação entre o grupo. Os alunos puderam expressar suas emoções ao som da bandinha.
É hora de história! Para tornar esse momento ainda mais especial, todos sentados à sombra do coqueiro do parque para ouvir
a história da Galinha Xadrez, que trabalha valores essenciais como cooperação, o trabalho em equipe a amizade.
E na hora da história os alunos conheceram este personagem tão marcante do folclore nacional.
Os alunos estão aprendendo sobre os povos indígenas, sua cultura, costumes e alimentação. Perceberam que as crianças indígenas gostam de brincar como todas as outras, apostando corrida, jogando em grupo, brincando de peteca, pião. A diferença é que fazem isso em meio a natureza.
Nós confeccionamos um brinquedo indígena (peteca) e os alunos se divertiram bastante brincando ao ar livre.
Ao brincar com o jogo Twister das formas geométricas os alunos puderam: desenvolver a lateralidade; trabalhar o equilíbrio; desenvolver a noção de espaço, além de identificar e nomear formas geométricas.
As crianças são curiosas e se interessam por tudo em sua volta, inclusive elementos da natureza como: pedrinhas, gravetos, entre outros, que podem transformar-se em brincadeiras.
Os alunos usaram a apostila “Conhecimento de Mundo” como apoio, e foram coletar no parque o seu próprio material para realizar suas composições.
Os alunos realizaram a atividade do numeral 10 trabalhando número, cor e forma geométrica.
Imaginação, livre expressão e criatividade foram as bases para esta técnica de pintura com barbante usada pelo infantil II B.
A partir deste questionamento, os alunos (com a ajuda da professora) conheceram e fizeram com massinha de modelar as letras que compõem o nome do papai. Momentos de muita descoberta.
Os alunos realizaram a “Dança dos panos” onde desenvolveram diferentes movimentos com o corpo trabalhando a coordenação motora, a expressão corporal e o ritmo.
Os alunos brincaram de colar bolinhas em um varal feito com durex, trabalhando a coordenação motora global e fina.
O Bingo das letras é uma atividade que desenvolve o reconhecimento das letras do próprio nome e do nome dos amigos, desenvolve a concentração e interação entre os amigos da sala além de muita diversão.
Simplesmente irresistível! Fonte de vitaminas, sais minerais e muita energia, o creme de cenoura é uma refeição perfeita para as noites de inverno.
A turma do Maternal B, usou as cores primárias azul, amarelo e vermelho e pintou livremente com os pés. Com os objetivos de desenvolver a coordenação motora, equilíbrio e reconhecer as cores.
Os alunos do Infantil A e B desenharam os seus rostos observando a própria imagem no espelho.
Projeto Vem Cantar! - Educação Infantil
A música apresenta-se como um instrumento pedagógico a serviço da aprendizagem global, pois, participa ativamente do processo de desenvolvimento neuromotor, cognitivo, psicoemocional e social.
A música desenvolve a oralidade, ritmos, a expressão corporal e colabora na construção de novos vocabulários.
A voz é um som que sai da garganta, mas vem de dentro, direto do coração.
Agradecemos a presença de todas as famílias que fizeram do “Vem cantar com a gente” um grande espetáculo.
Os alunos realizaram um passeio pela escola com o binóculo colorido que confeccionaram. A atividade foi muito divertida e prazerosa, pois, puderam observar os objetos e a natureza que ficaram com cores diferentes quando vistos pelas lentes do binóculo.
Com objetivo de trabalhar a importância do compartilhar os brinquedos, os alunos como atividade do Projeto Fábulas para Sonhar conheceram a história "O Cão e o Osso". Como registro dessa atividade confeccionaram a máscara do personagem principal da história.
Infantil II-B Brincando de supermercado
Com embalagens vazias, os alunos do Infantil II-B organizaram um supermercado. Os produtos foram separados em grupos, por sua natureza ou utilidade. As carteiras foram transformadas em prateleiras e as cadeiras em carrinho de compra, tornando a atividade uma aprendizagem significativa.
Essa atividade da apostila proporcionou aos alunos aprenderem a receita e a terem noção da quantidade de ingredientes. Foi um momento de aprendizagem e de experimentar a limonada preparada por eles.
Os alunos do Infantil II A e B se deliciaram com frutas saborosas, coloridas e bem docinhas. Ricas em vitaminas, sais minerais e fibras deixaram nosso dia mais saudável.
Momentos divertidos de degustação e aprendizado.
Envolvidos pela historia “O Tesouro do Pirata”, os alunos saíram pelo Colégio à procura de pistas que pudessem leva-los ao encontro do
tesouro perdido. Ao encontrarmos descobrimos um baú repleto de moedas de ouro que foram compartilhadas entre os alunos.
Os alunos aguardaram 37 dias para colher as alfaces mais lindas que já viram. Cultivadas e colhidas com muito amor farão parte da refeição do dia. Saúde no prato e para o coração.
Foi uma delícia degustar a salada de frutas! Além de oferecer aos alunos a oportunidade de alimentar de forma saudável, eles puderam enriquecer o aprendizado ao explorar os sabores, as formas, relacionar número a quantidade e desenvolver os conceitos de grande, pequeno, médio, pouco e muito.
Os alunos do Infantil A se divertiram muito com a dinâmica rápido/lento ao som da música “Canto ao pescador”.
“ Minha jangada vai sair pro mar.
Vou trabalhar, meu bem querer.
Se Deus quiser quando eu voltar do mar.
Um peixe bom eu vou trazer”.
Olhem só que coisa mais linda a nossa Horta Encantada! Preparem os temperos, que em alguns dias levaremos para casa alfaces para uma deliciosa salada. Aguardem!
Os alunos criaram hipóteses, comparando as características dos objetos para descobrirem se iriam afundar ou flutuar.
O objetivo desta atividade foi compreender que não é apenas o peso, mas também a forma de cada objeto que determina se ele afundará ou flutuará.
Utilizando o material de apoio da apostila, os alunos treinaram suas habilidades com a tesoura e trabalharam o reconhecimento das letras do alfabeto. Momento de concentração e aprendizado.
A importância de cooperar e compartilhar com os amigos foi a mensagem deixada pela Fábula "A Galinha Ruiva", e como atividade de registro degustaram o milho cozido e um delicioso bolo de milho.
Os alunos confeccionaram um nariz de porquinho como registro da história " Os três porquinhos". Além de muita diversão reconheceram atitudes de amizade, carinho, cooperação e respeito com os amigos.
Os alunos trabalharam diversas atividades envolvendo o tema Água. Conheceram de onde ela vem, como pode ser utilizada, sua importância para nossa saúde e principalmente atitudes para que não seja desperdiçada.
As atividades das turmas, a apresentação da música "De gotinha em gotinha" e a pintura no mural de azulejos foram compartilhadas com os pais em momentos de muito entusiasmo e alegria.
Agradecemos a presença e todos!
Os alunos e seus pais realizaram o plantio na horta da escola. Os canteiros ganharam nomes das fábulas que estão sendo trabalhadas pelas turmas como "A raposa e as uvas" e " A galinha ruiva".
Alface americana e alface roxa foram plantadas com muito carinho e cuidado. Com tanto carinho e boas energias, logo teremos uma colheita farta.
Aguardem!!
Agradecemos a presença de todos!
As crianças têm um grande interesse por bichinhos.
Param para observar as formigas, encantam-se com os tatuzinhos e as borboletas e se espantam com as aranhas.
E é esse o tema que trabalhamos: "Bichinhos de Jardim".
Proporcionamos aos alunos do Infantil II A e B momentos de observação, de análise e de estudo das características e peculiaridades dos bichinhos, aguçando a curiosidade e enriquecendo-os de conhecimentos.
Agradecemos a parceria e a participação das famílias.
Os alunos conheceram a técnica de pintura com rolo de papel.
Os alunos do abusaram da criatividade nos desenhos feitos com a pontinha do cotonete.
Um jogo divertido e simples que trabalha a habilidade da criança que nessa idade começa a desenvolver a contagem e a sequência numérica de 1 a 5.
Foi na loja do mestre andré
Que eu comprei um violão,
Blam, blam, blam um violão.
Os alunos do Maternal A e B usaram sua criatividade e suas cores preferidas ao confeccionar um lindo violão.
Tarde de muito calor, hora de se refrescar no parque. Alegria total!!
Os alunos da Educação Infantil e 1º anos se deliciaram com a culinária de Páscoa e levaram pra casa para compartilhar com a família.
Água é vida! Vamos preservar para não faltar!
Os alunos do Infantil B observaram o próprio nome e encontraram a sua letra inicial com a ajuda do alfabeto móvel. Ao reconhecer o próprio nome, a criança se reconhece como um sujeito importante que é, além de propiciar contato com diversas letras, estabelecendo relações e comparações com as letras de outros nomes.
Os alunos trabalharam com as formas geométricas. Com muita criatividade, construíram várias imagens.
Um momento especial de muitas descobertas
Conhecendo, construindo e pintando a forma geométrica quadrado.
O Maternal B trabalhou a cor primária amarela no mural de azulejos desenvolvendo também a criatividade.
Infantil A
Os alunos conheceram de forma prazerosa e criativa a técnica de pintura com peneira.
Os alunos fizeram arte no mural de azulejos de uma forma diferente e divertida: com os pés.
Explorando nova técnica de pintura e novas sensações, viram o mundo de cabeça para baixo.
Descobertas e muita diversão!
Os alunos construíram um terrário com objetivo de observar e registrar comportamentos dos bichinhos e o ambiente em que vivem.
Ao confeccionar o colar de macarrão, os alunos desenvolveram a coordenação motora fina, a contagem relacionando número a quantidade e a criatividade utilizando as cores.
Os alunos do Infantil I A brincaram com bolinhas de sabão. Com esta atividade aprenderam mais sobre a água e sua presença em nosso cotidiano.
A Educação Infantil confeccionou um lindo Marca Página como lembrança deste dia especial.
Os alunos da Educação Infantil e 1º anos aprenderam sobre as hortaliças e sua importância para a saúde. Realizaram o plantio da alface e o levaram para casa. O cultivo de vegetais desenvolve na criança a responsabilidade do cuidar, permite o acompanhamento do seu desenvolvimento, estimulando o consumo e contribuindo para a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Os alunos do Maternal B, para desenvolver a coordenação motora fina usaram a massa de modelar para fazer "minhoquinhas". Divertiram- se muito e interagiram mostrando aos amigos o que modelaram.
Os alunos construíram um terrário com minhocas, formigas, joaninhas, caracóis e tatu-bolinhas. Foi uma experiência muito enriquecedora e interessante para os alunos que estão aprendendo sobre os bichinhos de jardim (como eles vivem, onde vivem e como se alimentam). Para enriquecer ainda mais esta atividade, cantaram e dançaram a música Mundo Bita - Insetos, em atividades dirigidas na lousa digital.
Os alunos prepararam massinha de modelar caseira, com os objetivos de conhecer a cor vermelha, desenvolver a coordenação motora e socializar com os amigos.
Os alunos da Educação Infantil aprenderam sobre os hábitos de higiene. Aprenderam como escovar os dentes e lavar as mãos corretamente, como tomar um bom banho e que devemos ter sempre as unhas curtas e limpas.
Reconheceram também a importância dos hábitos de higiene para nossa saúde. Mais higiene - menos doenças!
Os alunos do Infantil I A e B, formaram com o próprio corpo a letra inicial de seu nome.
Expressão corporal, flexibilidade, noção espacial e percepção visual foram trabalhadas nesta atividade. Momentos especiais de aprendizado e diversão.
Os alunos do Infantil l B se divertiram muito ao som de tambor, chocalhos, pandeiros, triângulos, pau de chuva e coquinhos. Puderam conhecer e tocar cada instrumento.
Os alunos do Maternal A adoraram sua primeira aventura no mural de pintura com a cor primária azul.
A turminha do Maternal B confeccionou uma linda máscara do sol conhecendo a cor amarela. Foi um momento de muita criatividade.
A turma do Infantil I A, uniu o lúdico com a descoberta das característica físicas do amigo através da percepção tátil favorecendo a afetividade e amizade.
Os alunos do Inf. B realizaram uma atividade na qual deviam se olhar no espelho. Ao olhar-se no espelho a criança tem a possibilidade de familiariza-se com a imagem do corpo, trabalhar imitações, gestos, expressões e construir a identidade.
A turma do Maternal B utilizou o bambolê para esta atividade.
Reconhecendo os numerais 1 e 2.
Como atividade de interação, os alunos participaram da brincadeira do “Ovo Choco”. Uma brincadeira antiga que além de proporcionar muita diversão, contribuiu para que todos conhecessem o nome dos amigos de sala.
Os alunos utilizaram o barbante para conhecer as medidas de objetos da sala de aula e do parque. Medidas feitas puderam comparar os comprimentos. Qual o mais comprido? Qual o mais curto?
Os alunos da Educação Infantil e 1º ano se divertiram ao som de Marchas Carnavalescas Infantis.
Hoje é dia de folia
Meu coração, quer convidar você
Pra cair na brincadeira...
Os primeiros dias de aula foram cheios de descobertas para os alunos do Infantil B. Eles fizeram novas amizades, pintaram, brincaram e muito mais.
Fazer arte no Mural de Pinturas é muito divertido, melhor ainda é sujar as mãozinhas conhecendo a cor primária vermelho.
Na primeira semana de aula, os alunos brincaram de amigo secreto. Todos ganharam um lindo desenho.
Com muita criatividade construiu castelos e preparou bolinhos e trabalhando a percepção tátil conheceu a textura da areia. É assim que se aprende brincando!
Agradecemos a presença de todos que fizeram da nossa última Mostra Pedagógica um grande sucesso!
Com o objetivo de desenvolver a percepção visual e a criatividade, os alunos do Infantil A se divertiram com o Teatro de Sombras.
1,2 3 dinossauros
4,5,6 dinossauros
7,8,9 dinossauros
10 dinossauros na floresta.
Ia passando um mosquitinho, quando um dinossauro apareceu.
E o pobre do mosquitinho NHAC o dinossauro comeu!
Ao estudar sobre o mundo dos dinossauros, os alunos do Infantil I B descobriram que muitos deles viveram no Brasil, onde foram encontrados os ossos, os dentes e as pegadas desses animais nos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Para enriquecer ainda mais o tema, foram buscar a localização desses estados e conhecer o mapa do Brasil no globo terrestre.
Dia de conhecer mais um pouco sobre os personagens do Sítio. Hoje quem veio se divertir com a gente foi o Visconde de Sabugosa.
Os alunos utilizaram giz de cera e papel branco para criarem seu desenho mágico. A atividade proporcionou aos alunos conhecer nova técnica de desenho.
A turminha trabalhou com texturas moles, a bexiga com água dentro. Foi um momento de grandes descobertas.
A turma do infantil II B visitou a biblioteca da escola para observar como é a organização dos livros, além disso, os alunos tiveram acesso ao material da biblioteca, fizeram perguntas sobre alguns livros e puderam manuseá-los para conhecer um pouco mais sobre o universo da leitura.
Os alunos do Infantil B se divertiram e brincaram com a atividade gostoso de amassar, fazendo criações com argila.
Os alunos realizaram uma atividade utilizando pedaços de pano coloridos para trabalhar os movimentos e enriquecer o faz de conta.
A atividade do tapete das sensações proporcionou aos alunos do Infantil B o conhecimento de diversas texturas, além de se divertirem muito pintando os pés com guache.
Usar a criatividade e a imaginação para criar monstrinhos foi muito divertido para os alunos do INF I A e B.Eles se apropriaram de uma atividade do material didático e realizaram uma aula prática, utilizando a exploração de material reciclável e papéis coloridos. Logo após, os alunos apresentaram as suas criações divertidas.
Mini Maternal - Semana da criança
A semana da criança foi uma diversão!! Brincamos com bolas na quadra, momento de alegria, diversão e interação entre a turminha.
A turminha confeccionou uma "Borboleta", cantamos e dançamos. Foi um momento de desenvolvimento oral e socialização.
A turminha cantou a música "Pintinho Amarelinho", foi um momento de muita alegria!
A turminha olhando os livros de histórias. Desenvolvendo sua imaginação, sua criatividade e sua concentração.
As crianças adoram pintar. Quando essa oportunidade acontece em diferentes espaços é melhor ainda. Os alunos do Infantil I B desenvolveram a criatividade no mural de azulejos, desenhando frutas e vegetais, alimentos que fazem parte do projeto:
“Alimentar-se bem é tudo de bom”.
A Turminha do Mini Maternal B, estão brincando com peças de encaixe, com os objetivos de desenvolver a coordenação motora, criatividade e a socialização entre os amigos.
Os alunos do Infantil A realizaram uma atividade prazerosa e divertida com os elementos da natureza que coletaram, durante um passeio pelo jardim. Tais como, folhas, galhos e areia.
Confira um pouco das atividades desenvolvidas nas aulas.
Infantil I
Mini Maternal
Maternal
Infantil II
Na semana do folclore, os alunos do Infantil I B, tiveram a oportunidade de conhecer alguns brinquedos da cultura popular brasileira, como, Cinco Marias, bolinhas de gude e peteca. Resgatar antigas brincadeiras é proporcionar a vivência da diversidade cultural e facilitar uma aprendizagem motivadora para as diversas linguagens da Educação Infantil.
Brincar no tanque de areia proporcionou aos alunos do Infantil B momentos de imaginação, onde a areia vira castelo, bolo, animais, além de estimular os sentidos e desenvolver a coordenação motora.
Os alunos do Infantil I B adoram trabalhos artísticos. Ao realizar as atividades de pintura, eles têm a oportunidade de expressar a criatividade, de desenvolver habilidades artísticas, ao mesmo tempo em que exploram momentos de descobertas; além de conhecer diferentes técnicas de pintura e materiais diversos.
No projeto “Universo dos Números”, os alunos do Infantil I A, vivenciaram diversas situações que envolvem conceitos matemáticos e o raciocínio lógico. Como nos jogos de quebra-cabeça dos números, do tangram oval e do pega-varetas, onde trabalhamos a contagem oral dos pontos. Já a culinária favoreceu o desenvolvimento das noções de quantidades e medidas.
O trabalho com massinha é muito importante para a educação infantil. Além de proporcionar momentos de diversão, auxilia também no desenvolvimento da coordenação motora. Nesta atividade os alunos do infantil B estão reproduzindo a letra inicial do nome através da massinha.
A lousa digital proporcionou momentos de aprendizagem e divertimento para os alunos do Infantil B.
Através do lúdico, os alunos do Infantil I B puderam conhecer e identificar as letras do alfabeto.
A cada peixe pescado, ficavam mais curiosos para trocar as letras, socializando-as; e, num movimento interativo, buscavam ainda as que faltavam ser pescadas.
Foi um momento divertido e enriquecedor para o aprendizado.
Os alunos do Infantil A aprendem brincando de maneira prazerosa. Estimulando, assim, a interação e a memorização com o “jogo da memória da família”.
A lousa digital é usada como recurso para o aprendizado dos alunos. A turma do Infantil I utiliza dessa ferramenta pedagógica para a construção da aprendizagem, pois explorar um novo material deixa as crianças mais curiosas e empolgadas para realizar atividades que fazem parte do nosso contexto.
Nessa aula, os alunos do Infantil I B fizeram a escrita espontânea do nome próprio.
Visita surpresa de um coelhinho fez nosso dia ainda mais feliz!!!
Os alunos do Infantil B aprendem cores e números através do jogo das cores. Um momento lúdico, onde aprendem brincando.
A Turminha do Mini Maternal B confeccionou suas máscaras de coelho. Foi um momento de criatividade e muita alegria.
Os alunos da Educação Infantil conheceram a importância da preservação e do uso adequado da água, tornaram-se, assim, Guardiões da Água.
Alunos do Infantil I B ouvindo atentamente a história do Little Fish durante a aula de Inglês.
Na semana que comemoramos o dia mundial da água, a turma do Infantil I B, através da prática, relacionou a brincadeira bolinha de sabão ao nosso material didático da apostila (Pueri Domus), cujo conteúdo era “brincadeiras com água”. Assim, porque estamos passando por uma fase em que a água deve ser preservada e não desperdiçada, de forma consciente e lúdica, as crianças puderam utilizar a água na brincadeira, se divertindo, porém, sem desperdício.
Através da atividade de pintura na parede de azulejo, os alunos do infantil B puderam explorar a percepção tátil e brincar com as cores, um momento lúdico e divertido de aprender.
Infantil I : Inglês - Duck, Duck, Goose!
Infantil I B, Jogo Duck Duck Goose, além de ser uma brincadeira típica da cultura Americana, favorece a interação e a socialização. Sendo, assim, uma ótima maneira de aprender brincando.
Infantil I : Inglês - ladybirds
Os alunos do Infantil I A com as "ladybirds" que confeccionaram na aula de Inglês depois de ouvirem a história "The bad-tempered ladybird" de Eric Carle.
Infantil: Dia Internacional da Mulher
Atividade do Dia Internacional da Mulher, confeccionado pelo infantil B.
Infantil I : Atividades com o nome próprio
O nome próprio é cheio de significados para criança, devido à identidade promovida pela família e o impacto causado na sociedade. Por isso, desenvolver atividades com nomes próprios é um bom início para que as crianças comecem a refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético.
Os alunos do Infantil I - B tiveram essa oportunidade ao usar a plaquinha da chamada interagindo uns com os outros. Além de ajudar na socialização, tal momento colabora para a ampliação do conhecimento sobre a escrita que as crianças já têm.
Infantil II - Palavrinhas Mágicas
Infantil II A
Através do projeto "Amigos para sempre", a turma do Infantil II esta aprendendo as palavrinhas mágicas e a sua importância no dia a dia.
Palavras como: boa tarde, bom dia, desculpe, por favor, obrigado, pode passar, de nada e com licença estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar das crianças.
Infantil II B
Desenvolvendo o Projeto “ Amigos Para Sempre”, a turminha do Infantil II -B aprendeu que as palavrinhas mágicas nada mais são do que as regras de boa convivência social. Tratar todos com respeito, dirigir-se às pessoas com palavras educadas e usar as palavras mágicas, tais como, "por favor ", "com licença", "obrigado " e "desculpe", são bons exemplos que devem ser seguidos por todos.
Mini Maternal B - Caixa Surpresa
Objeto: Banana
Esta atividade teve como finalidade conhecer a fruta, sua cor e degustá-la. Com os objetivos de desenvolver a concentração, a curiosidade e a percepção tátil.
Os alunos realizaram uma atividade experimentando diferentes materiais (Janela das sensações). Assim, eles tiveram contato com texturas e materiais diversos, a fim de aprimorar a percepção tátil. Foi um momento prazeroso de aprendizagem entre o grupo.
Infantil I A - O que podemos criar com um pedaço de papel de seda?
Os alunos soltaram a imaginação e a criatividade para realizar o desafio. Além disso, a atividade proporciona o desenvolvimento da coordenação motora fina.
A turma do Infantil II aprecia o momento dos jogos educativos em sala de aula. É através de jogos e brincadeiras que interagem com os amigos e constroem seu conhecimento. É o aprender brincando!
Infantil II B - Medindo com Barbante
Após descobrirem suas alturas os alunos do infantil II utilizaram barbantes como unidade de medida. Esses barbantes possuem a medida em centímetros de cada criança e assim eles puderam observar aquilo que era maior ou menor que a sua altura.
Através da atividade “Caixinha Surpresa”, os alunos do infantil B exploraram a percepção tátil, estimularam a curiosidade e a imaginação.
Mini Maternal B - minhas brincadeiras, meus amigos
Os alunos do Mini Maternal B, brincaram em sala de aula, desenvolvendo a criatividade e a socialização.
Infantil B - Alinhavo
Atravéz da atividade de alinhavo na forma geométrica quadrada, as crianças trabalharam a concentração e a coordenação motora.
Infantil A e B
Confira os alunos dirigindo o ônibus e cantando a música "Wheels on the bus " by Super Simple Learning
Com os olhos vendados tocaram o rosto do amigo e tentaram descobrir quem é. Esta brincadeira tem por objetivo fazer com que as crianças percebam características físicas dos amigos através do toque, além de favorecer a afetividade e amizade.
Veja como os alunos se divertiram durante a aula de inglês na semana de adaptação.
Infantil A - Blocos de Montar
Os blocos de montar proporcionam momentos de aprendizagem incentivando a interação, socialização, desenvolvendo também a coordenação motora e a criatividade.
Os alunos se deliciaram com brincadeiras em uma casinha bem especial em sala de aula.
Os alunos conheceram os movimentos da letra cursiva e treinaram, de forma lúdica utilizando tinta guache ,na parede de ajulejo.
Com o passar do tempo, ocorrem mudanças relacionadas aos objetos do dia a dia! Quem não se lembra de um disco de vinil preferido ou datilografou uma carta para um grande amor ! Sendo assim, as crianças puderam visualizar com esta exposição alguns objetos do passado que fizeram parte da vida de sua familia.
Os alunos se deliciaram com histórias de primavera, flores e canções...
Os alunos conheceram a importância para a saúde de diversos legumes como a cenoura, a beterraba, a batata, o chuchu e o pepino. Descobriram que as hortaliças nos protegem de doenças e ajudam no crescimento e desenvolvimento adequados. São mesmo grandes heróis! Depois de todos os “heróis” caracterizados fomos à horta colher lindos alfaces que com certeza fizeram parte da salada do almoço e do jantar.
Maternal A - " A Chamadinha"
Esta atividade faz parte da rotina, onde uma caixinha com os nome é colocada no chão da sala e os alunos com auxilio da professora procuram o crachá correspondente ao seu nome. Este é um momento que contribui na construção afetiva com escrita a partir do nome.
Os alunos trabalharam a importância de uma alimentação saudável e conheceram os grupos de alimentos com a montagem da Pirâmide dos Alimentos. Durante a aula não pode faltar também a importância de beber água nos intervalos das refeições e da prática de atividade física diariamente.
Os alunos desenvolveram uma atividade embasados nas propostas da apostila, sobre a construção de um móbile que represente o sistema solar. Todos trabalharam com muita dedicação e hoje este móbile esta em exposição na sala de aula.
Os alunos desenharam e pintaram muitas frutas e hortaliças colorindo o mural de azulejos . Esses alimentos são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras e não podem faltar nas refeições todos os dias. Para uma refeição saudável e nutritiva seu prato deve conter no mínimo 5 cores. Vamos colorir nossas refeições ?
Utilizar reciclados para fazer arte é um trabalho que exige muita criatividade. Os alunos com muita dedicação e concentração confeccionaram um binóculo muito especial. Depois de pronto um passeio pela varanda do Colégio para apreciar a natureza.
Os alunos realizaram uma atividade muito especial. Depois da atividade de identificação de algumas frutas em meio a vários alimentos , foram para a prática. Provaram um suco preparado com 3 frutas diferentes, onde o objetivo era identificar cada um dos sabores. O suco ficou uma delícia e vários alunos descobriram que nele havia abacaxi, maracujá e uva. Que tal repetir a receita em casa?
Os alunos confeccionaram as “Potatoes“ para fazer o painel da música da batatas.
One potato, two potatoes, three potatoes , four
Five potatoes, six potatoes, 7 potatoes moreBy Super Simple Learning
Com o objetivo de desenvolver a coordenação motora, os alunos praticaram o alinhavo. Uma brincadeira muito gostosa que também estimula a concentração.
Essa atividade no mural de azulejos proporcionou momentos de aprendizagem e socialização entre os alunos.
A proposta desta atividade teve como objetivos:
- Identificar algumas partes importantes do corpo;
- Desenvolver a autonomia;
- Desenvolver e estimular a linguagem oral;
- Desenvolver atenção, imaginação e a criatividade;
- Desenvolver a coordenação motora fina e ampla.
Audição: Em uma roda ouvimos diversas músicas infantis.
Tato: As crianças manusearam farinha de trigo, massinha de modelar, geleia/ameba, plástico bolha, lixa e palito de sorvete.
Olfato: As crianças cheiraram o café, creme para pele com essência de baunilha e sabonete.
Visão: Fizemos uma cabana de celofane e brincamos com bolinhas de sabão.
Paladar: Experimentamos uma pequena amostra de açúcar (doce), sal (salgado) e limão (azedo).
Os alunos do 1º ano estudaram sobre alguns sólidos geométricos e, através de uma "Oficina de massinha" reproduziram várias construções como casinhas, carrinhos, castelos. Foi uma atividade muito produtiva, criativa onde todos participaram com empenho.
Os alunos confeccionaram as peças de um jogo chamado Twister . Praticaram de forma divertida um estudo sobre as partes do corpo ( mãos e pés ), trabalharam a lateralidade - direita e esquerda (right and left) e as cores.
Os Três Porquinhos
Os alunos do Mini Maternal participaram da contação de histórias dos Três Porquinhos. Mais uma das muitas histórias do "arco da velha".
Com o objetivo de explorar a noção de medida de capacidade em uma situação prática, a turma do Infantil I A junto com a professora e nutricionista do Colégio fizeram uma deliciosa limonada. Depois de servidos os alunos compararam seus copos e viram quantos copos renderam a receita.
Os alunos fizeram uma receita de bolo de cenoura onde puderam copreender melhor a soma e a multiplicação. Um aprendizado delicioso!
Através da construção da maquete em miniatura os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com conceitos de proporção, projeção e escalas, que são importantes para ensino de geografia.
Foi uma experiência onde os alunos exercitaram a socialização e adquiriram novos conhecimentos .
A turminha confeccionou em uma atividade realizada em grupo, um lindo cartaz que representa a Festa Junina de 2014 do Colégio e a Copa do Mundo no Brasil.
Para trabalhar o estado sólido da água, os alunos foram até o refeitório da Unidade III e puderam observar o que acontece com a água no estado líquido quando a colocamos no frezzer. Para isso, fizemos a receita do "Geladinho de Uva". Os alunos observaram a mudança do estado líquido para o estado sólido após o congelamento do geladinho.
As turmas do Infantil II realizaram um piquenique pra lá de especial.Muitas frutas coloridas, bem docinhas e ricas em vitaminas, sais minerais e fibras foram degustadas ao ar livre na Unidade III. Atividade nutritiva e saborosa que merece bis!
One, two, three, four, Hi Five !!!!! Todos descobrindo os números em inglês.
Utilizando a pintura os alunos puderam praticar o traçado dos números de um a cinco de modo lúdico e divertido.
Atividades no tanque de areia são momentos divertidos que facilitam a criança explorar o contato com diferentes texturas.
Com o início da unidade da apostila Chuá Chuá os alunos vivenciaram uma série de atividades e brincadeiras com água para melhor entendimento do conteúdo.
No mês de abril as turmas do Maternal A e B puderam vivenciar momentos para fortalecer o vínculo de amizade
entre as crianças. O Projeto "Carinho também se aprende" proporcionou situações de afetividade, respeito e cuidado entre o grupo. Atividades como "Dia do Abraço", "Passeio com os amigos", "Meus sentimentos" puderam contribuir para o convívio diário das crianças.
Momento em que as crianças aprendem se divertindo, contando e brincando. Esse jogo proporciona aprendizagem, reconhecimento e memorização os números.
Baseados na proposta da apostila na unidade “Bichinhos de Jardim” a turminha partiu em busca de materiais e bichinhos para a construção de um terrário. Esta atividade despertou muitas curiosidades entre as crianças que por sua vez, tiveram a oportunidade de um contato mais próximo com diferentes bichinhos (formiga, tatu bola, minhoca e piolho de cobra).
Nossos alunos não deixaram esta data passar desapercebida.
Comemora-se dia 19 de Abril esta data especial!
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Nossos alunos se conscientizaram sobre a importância desta data e aprenderam :
Quantas cores existem? Muitas cores não é mesmo? Por meio da mistura das cores primárias, muitas outras cores são criadas.
As cores primárias são: vermelho, amarelo e azul.
A pintura livre possibilita à criança um contato maior com as cores, desenvolvendo a coordenação motora e a percepção tátil, tornando-as mais criativas.
Vamos espiar os personagens da história Chapeuzinho Vermelho - Little Red Riding Hood.
" 1,2,3 Indiozinhos..."
Através da música os alunos desenvolveram no mural de pintura o traçado dos números, identificando e relacionando números à quantidades.
Nas aulas de Educação Física utilizamos a Psicomotricidade para desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social através de atividades lúdicas respeitando a faixa etária das crianças. Todas as atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física auxiliaram no processo de aprendizagem de outras disciplinas no decorrer da vida escolar da crianças.
Os alunos conheceram um pouco mais sobre as figuras geométricas planas caminhando sobre seus desenhos na quadra. Uma atividade exploratória que estimulou muito a curiosidade.
Infantil II A - Vamos Cantar?
Os alunos praticaram inglês assistindo ao clip da música Family Finger.
Daddy finger
where are you ?
Here I am, here I am.
How do you do ?
Mommy Finger,
where are you ?
Here I am, here I am.
How do you do ?
Brother finger
where are you ?
Here I am, here I am.
How do you do ?
Sister finger,
where are you ?
Here I am, here I am.
How do you do ?
Baby finger
where are you ?
Here I am, here I am.
How do you do ?
Os alunos fizeram uma ginástica seguindo comandos em Inglês. Good job!
"Arms up, arms down
Jump to the right
Jump to the left
Kick to the right
Kick to the left
Hands on hips
Bend to the right
Bend to the left
And...Rest! "
Nesta atividade foram propostas ações educativas para que nossos alunos possam incorporar em seus hábitos de vida os cuidados relativos a boca e aos dentes.
Momento em que as crianças interagem com os colegas, trabalham a percepção tátil, estimulam a imaginação e desenvolvem através dessa atividade a curiosidade em descobrir coisas novas.
Os alunos realizaram uma atividade no painel de pintura fazendo os "balloons" da música Pretty Balloons.
"Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor!
Hoje marmelada? Tem sim senhor!
E tem palhaço, malabarista, equilibrista, trapezista e muita alegria!"
O circo é uma das mais antigas manifestações populares e artísticas existentes. Um espetáculo de magia e alegria que encanta adultos e crianças.
Nosso corpo pode colaborar e muito para nosso aprendizado! Os alunos usaram da expressão corporal para o trabalho de alfabetização.
As atividades com jogos na sala de aula são importantes para o desenvolvimento das crianças. Elas desenvolvem a percepção e o raciocínio montando casas com blocos coloridos ou o que mais a imaginação pode permitir.
Ele foi um dos padroeiros da Irlanda, seu dia é comemorado em 17 de Março pelos países que falam a língua inglesa. Nessa data, as pessoas vestem trajes verdes em sua homenagem.
No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração eclesiástica, pois usava o trevo para ensinar a Trindade, tornando-se um feriado público no ano de 1903.
Ele dizia que quem chegasse no final do arco íris iria encontrar um pote cheio de ouro. Assim, os alunos da Ed. Infantil produziram o arco íris e o famoso pote de ouro.
As brincadeiras na areia dão à criança a possibilidade de desvendar o universo à sua volta. Não há limites para a criatividade infantil quando o assunto é brincar na areia, basta um baldinho e pazinhas.A proposta desta atividade tem como objetivos proporcionar aos alunos a descoberta das sensações, coordenação motora, estimularem a imaginação e a interação com outras crianças através da linguagem, enriquecendo o vocabulário, tornando-os mais criativos e promovendo a socialização.
" Muita alegria, música, confetes e serpentinas! Eles puderam vivenciar de maneira saudável um pouco da Cultura Popular Brasileira ao som das tradicionais marchinhas de Carnaval."
O carnaval chegou trazendo alegria e entusiasmo ! Os alunos do maternal A, se divertiram na quadra do colégio, dançaram as tradicionais marchinhas em meio aos confetes e serpentinas.
Desenho da família na parede de azulejos.
A turma está trabalhando uma unidade da apostila com o tema "Todos têm família". E com objetivo de enriquecer o nosso trabalho e oferecer maneiras diferentes de desenhar, fomos para a parede de azulejos construir lindos desenhos da família. Nessa atividade, as crianças perceberam que apesar das diferenças que há entre uma família e outra, todas são especiais e importantes para nossa vida.
Com o objetivo de resgatar brincadeiras infantis, desenvolver a interação, a coordenação motora e ao mesmo tempo trabalhar os números de 1 ao 10, os alunos se divertiram construindo, cada um do seu jeito, sua amarelinha em uma atividade orientada pelo professor.
Os alunos se dedicaram muito nesta atividade com jogos. Ela proporciona a exploração e a manipulação de materiais diversos, favorecendo a interação do grupo.
Os alunos usaram de muita criatividade e imaginação para pintar o mural.
Os alunos participaram de uma atividade na lousa digital onde exploraram de diversar formas os recursos digitais disponibilizados pelo Sistema Pueri Domus.
O dia de São Valentim é comemorado dia 14 de Fevereiro.
Os alunos do Infantil IA confeccionaram um cartão em formato de coração em comemoração a esta data!
O período de adaptação é muito importante, tanto para as crianças como para os pais. Por isso, as atividades do Maternal A foram elaboradas de modo que nossas crianças sintam-se acolhidas nesta nova jornada escolar.
Os alunos visitam a lousa digital para acessarem o material online que o sistema Pueri Domus disponibiliza. São atividades direcionadas, jogos, entre outros.
Esta atividade proporciona de forma divertida a interação entre a professora e os alunos. Mãos a obra!!!
Com o retorno das aulas, nada melhor do que curtir e rever os amigos com atividades no parque.