A Hora da História" : 10º Edição da Feira do Livro

Você está em: Biblioteca


A Contação de Histórias é um instrumento muito importante no estímulo a leitura, desenvolve a linguagem, é um passaporte para escrita, desperta o senso crítico e principalmente faz a criança sonhar.

10º Edição da Feira do Livro - Colégio Farroupilha

Atividades - Feira do Livro

A Cidade das Esmeraldas - Período Integral

Após um estudo sobre a obra O Mágico de Oz de L.Frank Baum, os alunos reproduziram o famoso Castelo das Esmeraldas (O Mágico de Oz) utilizando material reciclado.

3º ANOS - Móbile  "O Mágico de Oz"

De acordo com o tema proposto para a Feira do Livro deste ano, os alunos se organizaram em grupos e criaram seus móbiles baseados no tema.  Todo o trabalho foi desenvolvido com muita participação e criatividade.

 

 

6º ano A - Canto Regional ( Canções: Uirapuru e Foi Boto Sinhá) Projeto "As Sete Artes"

Os alunos do 6º ano A se apresentaram  para os colegas do 2º ao 5º ano cantando as canções Uirapuru e Foi Boto Sinhá (domínio público). Esta apresentação abrilhantou as atividades da Feira do Livro deste ano, pois fez referência aos estudos folclóricos realizados durante o mês de Agosto dos com alunos do Ens. Fundamental I e também fazendo parte do Projeto "As Sete Artes" organizado pela discipina de Filosofia.

4º e 5º anos  Book Store - Pilar na Amazônia e As Aventuras de Tibor Lobato

Os alunos analizaram as obras Pilar na Amazônia e As aventuras de TIbor Lobato durante as aulas de Biblioteca e construiram seu bookstore. 

2º ano B - Livreto "O Mágico de Oz"

Os alunos estudaram com muito carinho todos os elementos que compõe a obra de L.Frank Baum e montaram seu pequeno livreto com anotações importantes como dados catalográficos e sinopse do livro.

Pixel Art

Durante as aulas de informática, os alunos do Período Integral aprenderam através do site pixel art a reproduzirem os personagens do livro O Mágico de Oz, utilizando os pontos digitais em sua construção.

*Confira todas as imagens em nossa página do Facebook.

 

 

Vamos parar um pouquinho para ler?
Os alunos se reúnem para uma boa e prazerosa leitura, semanalmente na biblioteca.

Livro do Dia: O Livro da Selva      Turma: 5º ano

"A Hora da História" 

Este ano de 2017 será recheado de muitas aventuras! Acompanhe nossa "Hora da História"

Unidade I - Ensino Fundamental

Histórias em Quadrinhos

Unid II - Educação Infantil

 

Confira os livros paradidáticos escolhidos das turmas do Ens. Fundamental I e II em 2017. Nas imagens você poderá conferir o título, autor e editora.

Ensino Fundamental I

1º anos                                                                                            

      

 

2º anos

      

 

3º anos

          

 

4º anos

          

 

5º anos 

    

 

Ensino Fundamental II

 

6º anos

            

 

7º anos

              

 

8º anos

              

 

9º anos

             

 

9ª Edição da Feira do Livro 2016 - "150 anos de Alice no País das Maravilhas"

E neste mês iniciamos os preparativos para a 9ª Edição da Feira do Livro 2016 com o tema "150 anos de Alice no País das Maravilhas". Vamos homenagear a obra de Lewis Carroll que completou em 2015, 150 anos de existência.

Nossos alunos irão realizar ao longo deste mês atividades dirigidas, palestras, oficinas e  teatro de fantoches sobre este tema culminando seu encerramento no dia 17 de Setembro, onde teremos presença de autores e venda de livros.

Acompanhe conosco estas atividades e desbrave o mundo criado por Lewis Carrol. 

 

Agradecemos com muito carinho a presenças dos escritores Márcio Martelli (Editora Inhouse) e Simone Andreazzi que com muito carinho passaram alguns momentos conosco contando suas histórias.

 

 

Atividades Desenvolvidas:

 

Ensino Fundamental II 

6º A e B - Matemática 

História dos Jogos com Cartas

Durante as aulas no laboratório de informática, os alunos desenvolveram uma pesquisa sobre a história dos jogos com cartas e origem dos naipes.

Pixel Art

Os alunos preparam um material especial durante as aulas no laboratório de informática. Desenvolveram atividades de Pixel Art, orientados pelo professor, com o tema Alice no País das Maravilhas. 

9ºB - Inglês e Espanhol  

Após a releitura da obra Alice no País das Maravilhas, os alunos selecionaram alguns trechos principais e suas ilustrações que foram reescritos em Inglês e Espanhol. 

 

Ensino Fundamental I

 

 

Recebemos a visita desta personagem especial para reforçar o convite aos alunos para o evento da Feira do Livro deste ano.

Um belíssimo mural foi organizado pelas professoras para receber os pais dos alunos do Ensino Fundamental I neste trimestre e homenagear a Feira do Livro deste ano.

3º Anos A e B: Jogando também se aprende
O jogo de tabuleiro que os alunos confeccionaram tem como tema "Alice no País das Maravilhas". O objetivo do jogo é simples: ganha quem chegar primeiro ao final do tabuleiro. Seu percurso tem situações relacionadas ao tema proposto, fazendo o jogador avançar ou voltar para trás.

Momento em que os alunos começam a elaborar as regras do jogo e treinam para finalizar seus trabalhos.


Várias situações foram debatidas de acordo com o estudo das ações e emoções identificados nos personagens tais como: escolhas, trabalho em equipe e etc.  Boa sorte aos jogadores!!!

 

4º anos - Chá do Chapeleiro Maluco

Em comemoração aos 150 anos da história "Alice no País das Maravilhas" um clássico da literatura estrangeira, os alunos assistiram a animação Disney (da década de 1950) e ao filme produzido por Tim Burton (2010) baseadas no livro e fizeram relações históricas e sociais que esta história revela.

Para contemplar a atividade, se reuniram numa releitura do Chá do Chapeleiro Maluco, envolvendo acalento, guloseimas, o ato de compartilhar e fizeram uma enquete sobre os filmes assistidos.

 

5º Anos A e B

Os alunos organizaram um teatro de Fantoches baseado  numa produção de texto feita em sala de aula sobre o livro "Alice no País das Maravilhas". E para conferir este belíssimo resultado, foram convidados os alunos dos 2º anos para uma sessão especial de Teatro de Fantoches.

Período Integral

Turma: 1° e 2° ano A- Integral
Professora: Regiane

"Os alunos reproduziram com tinta guache uma máscara do "gato risonho" personagem de "Alice no país das Maravilhas".

Os personagens do Chapeleiro Maluco (que sempre impressionou pela sua arte construindo chapéus diferenciados, coloridos e cheios de alegria) e Alice (sempre curiosa, alegre e dedicada) inspiraram os alunos a criarem seus modelos de chapéus e a reproduzirem em alta escala a protagonista desta história. Também pesquisaram sobre o antigo hábito do uso do chapéu e como os modelos se modernizaram atualmente.

Profª Gisele - Período da Manhã 

Profª Gislaine - Período daTarde

Os alunos organizaram um chá especial!! Fomos convidados para o famoso  "Chá do Chapeleiro Maluco".

Profª Luciana

Os alunos do Período Integral, orientados pela Profª Carolina organizaram uma pequena demonstração do Chá do Chapeleiro Maluco onde contaram aos colegas sobre suas pesquisas sobre o livro Alice no País das Maravilhas. Todos foram convidados para o chá.

 

Com o projeto “Alice no País das Maravilhas” se pretende que a criança continue a acreditar na fantasia sem se afastar da realidade do cotidiano. É a partir dos contos de fada que as crianças tiram referenciais do que é o bem e do que é o mal, e vão aos poucos desenvolvendo um olhar crítico em relação às informações que recebem através de outros meios de comunicação.

Objetivos:
Estimular a criatividade;
Despertar a imaginação;
Desenvolver o olhar critico;
Valorizar o trabalho em equipe;
Desenvolver habilidades motoras e artísticas.

Turmas 1°, 2° e 3° anos / Integral - Professora: Fabiana

 

 

 

 Dia do Livro Infantil

Não poderíamos deixar de homenagear um patrono tão especial neste dia!
Dia 18 de Abril, além de ser o Dia do Livro Infantil é também aniversário de Monteiro Lobato.

Recebemos a visita dos alunos e familiares dos 1º anos A e B para celebrarmos este dia tão especial. 

Que nós possamos valorizar a leitura e estimular este hábito tão saudável.

 

 

Brincadeiras de Rua - Turma da Mônica (Nosso amigo Cebolinha)

Relembramos ao conhecer as peripécias de nosso amigo Cebolinha algumas das muitas brincadeiras  de rua.

Brincadeiras como pular corda, elástico, amarelinha, cama de gato e as 5 Marias fizeram nosso momento na biblioteca um momento bem especial!

Hora da História - A Fada Violeta

Hoje é dia de histórias!! e a turminha do Maternal de esbaldou no mundo da imaginação!! Nesta história, a Fada Violeta descobriu que todos os dias são especiais ainda mais se estamos com nossos amigos! 

Volta às Aulas 

Que tal uma bela história para recomeçarmos as atividades  em 2016? Os alunos da Educação Infantil ganharam uma sala novinha para curtimos este bons momentos juntos.

 

Um boa música para um boa História! Participação da Biblioteca no Projeto Ritmos desenvolvido pelo Período Integral.

1º Ano B : Bufácio, o elefantinho que só bufava - Carol Ruffo

Gostaríamos de agradecer a escritora Carol Ruffo por este presente especial! Bufácio é um elefantinho muito especial, pois carrega nas costas uma mochila com um tapete mágico que o leva a conhecer muitos lugares!
Ele repara em tudo, mas quer saber uma coisa: qual é a cor da felicidade?

 

Hora da História - Chapeuzinho Amarelo / Autor Chico Buarque

Quem não gosta de uma boa história?

 

 

8º Feira do Livro – Col. Farroupilha
A Literatura e a Arte em Primaveras de Histórias

Este projeto visa levar aos alunos a proposta do tema “Literatura e Arte” representada em primaveras de histórias.
Durante o mês de Agosto, as aulas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Período Integral (ministradas pela biblioteca), serão tematizadas para que culminem no mês de Setembro numa mostra de trabalhos para o Sábado Cultural (Feira do Livro).

 

Confira alguns momentos deste evento:

Era uma vez: a leitura e a escrita do mundo da fantasia

Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor e o escritor.

A leitura tem um papel fundamental no desenvolvimento da capacidade de produzir textos escritos e por meio dela os  alunos entram em contato com toda a riqueza e a complexidade da linguagem escrita. É também a leitura que contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, exercitar a fantasia e a imaginação.

Pretendo, com este trabalho, desenvolver atividades que possibilitem momentos de interação entre as crianças, estimular a oralidade, desenvolver a capacidade de produção de textos, a criatividade e a percepção auditiva e despertar nas crianças o gosto pela leitura e escrita, aproximando-as ao hábito de ler e escrever.

 Apresentação do projeto para as turmas dos 1ºs e 2ºs anos : Os alunos conheceram as histórias que serão trabalhadas durante o projeto e tiveram contato com os "livros mágicos" do Baú de Histórias.

 

 

Gibiteca

Os alunos do Ensino Fundamental I iniciaram uma movimentação bem divertida no colégio! Uma campanha de arracadação de gibis para montagem da primeira Gibiteca de nossa escola. Todos selecionaram, organizaram e participaram, orientados pela Bibliotecária, do processo de etiquetas e tombos dos exemplares arrecadados.

Hoje, os alunos desfrutam do resultado de um trabalho organizado e recheado de empenho! Nossa Gibiteca está singela, mas cheia de carinho e amor! Parabéns a todos que de algum modo participaram desta história.

 

1º Ano - Baú de Histórias

A turma  realizou na biblioteca uma aula diferente interagindo com o nosso Baú de Histórias. Este baú  contém clássicos raros dos Irmãos Grimm, as Fábulas de Esopo entre outros contos. Assim, puderam praticar o silêncio e a concentração  para a leitura.

Leitura na Biblioteca : A cada livro, uam nova aventura!

É essencial para o desenvolvimento da leitura um tempo em silêncio, calmo, para que a criança possa treinar sua concentração  e compreensão da leitura proposta. Os alunos do 2º ano estiveram esta semana para desenvolver mais sua capacidade leitora buscando novas aventuras na biblioteca do Colégio.

 - Infantil II

Os alunos trabalharam as palavras mágicas em atividades diferenciadas na biblioteca.

A Luva Lulu  

Como não se apaixonar por ela? As crianças do mini maternal e maternal tiveram contato com esta personagem, que partiu em busca de seu dono.

Viva o Folclore Nacional 

Quais serão as aventuras da turma da Mônica? Eles nos apresentaram um pouco mais sobre o folclore brasileiro, tão rico com suas lendas e mitos. 

Neste primeiro encontro, pudemos nos aventurar com nosso amigo Chico Bento e a lenda da "Mula sem Cabeça".

O casamento da Mula-sem-Cabeça e o Boitatá

 

Livro : Hipopô ( Período Integral)

Hipopô, o hipopótamo, sofria por ser diferente de todo mundo: era grandão, pesado, atrapalhado… Por isso, se isolava, ia ficando cada vez mais sozinho – até que, no dia do seu aniversário, teve uma grande surpresa e descobriu uma coisa muito, muito importante, a amizade.

Mini Maternal  

Os alunos tiveram contato com a história Cachinhos Dourados e os Três Ursos.

 

1º Anos :

"Quem Sou Eu ?" - Um estudo sobre os tipos de personagens e o ambiente que a história acontece.

Os alunos puderam se ambientalizar mais com todo o processo que compõe a construção das histórias dos Contos de Fadas. Compreenderam o papel dos personagens (protagonistas, antagonistas e personagens secundários), o enredo com seu começo, meio e fim.

Os alunos ilustraram todo o conteúdo vivenciado através da Contação de Histórias.

 

  • 1º Encontro : João e Maria

A história dos irmãos que foram abandonados na floresta e tiveram seu encontro com a Bruxa, dona da casa de doces.

 

  • 2º Encontro : Rapunzel - A bela princesa que foi sequestrada por uma velha bruxa e trancafiada numa torre. "Jogue suas tranças Rapunzel !"

 

 

3º Encontro : Um estudo sobre os tipos de personagens, o enredo da história com ênfase sobre suas partes (começo, meio e fim).

A Bela Adormecida 

 

Notícias Urgentes:

Prepare-se para a melhor experiência literária que existe!

 

Histórias do " Arco da Velha"...

Os três porquinhos....

Projeto : Feira do Livro 2014

 

Ed. Infantil : Cachinhos Dourados

Os alunos compartilharam de uma história muito conhecida: Cachinhos Dourados e os Três Ursos. Aprendemos o quanto é importante respeitar e zelar por tudo a nossa volta.

 

Livro: Severino faz chover - Ana Maria Machado

Magrinho, moreno e levado é o Severino, um menino parecido com qualquer outro menino. Ele tem um grande problema: viver numa terra onde a chuva nunca vem.

Será que Severino consegue fazer o grande milagre de fazer chover?

 

Chapeuzinho Adormecida no País das Maravilhas - Flávio de Souza

Ao contar uma história para a filha que não consegue dormir, um pai mistura vários contos de fadas na história de Chapeuzinho Vermelho. Na confusão, aparecem o coelho apressado de Alice no país das maravilhas, um mágico que remete a O mágico de Oz, uma bruxa má, entre outros personagens clássicos.

 

Os Casos do pequeno Detetive Victor

Um garotinho ganha um kit para detetives composto de lupa, capa, estilingue de sutiã e aquela meia de futebol de seu pai.

Muitas aventura aguardam nosso amigo Victor!

 

 

 

 

 Alguns momentos..

Os contadores de histórias são os mediadores desse processo, e tem uma tarefa muito importante que é de envolver a criança na história dando vida aos sonhos, o despertar das emoções transportando para o mundo da fantasia.
Quem conta histórias cria e recria maneiras de chegar ao universo infantil, aproxima a criança do mundo da leitura consolidando a fantasia que é a maneira da criança ver a realidade. Uma boa história encanta qualquer pessoa, e a criança ainda mais por estar em fase de formação, enchendo sua "cachola" de informações.

Na formação de uma criança, ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo. O contador trabalha a linguagem oral abrindo caminhos para que aprendamos a falar, escrever, ler e pensar melhor.

Confira nossa histórias semanais.

 

O Mistério da Lua - Sonia Junqueira

Arte do vento, feitiço ou acaso? Por que será que aquele dia a Lua nasceu faltando um pedaço?

 

* Ed. Infantil

Lelé da Cuca - Nye Ribeiro

Na floresta, todos tinham medo da Cobra Lelé. Bastava ver um bichinho e...NHOC! Mas um dia, depois de passar por um grande susto, Lelé da Cuca resolve mudar de vida e descobre como é gostoso viver cercada de amigos. Com personagens de massinha e cenários coloridos, o livro vai encantar os pequenos leitores.

 

Contos Africanos para Crianças Brasileiras / O Menino Nito

Os alunos se divertiram com estas histórias:

 

Resenhas :

O Menino Nito abria um berreiro por tudo e ninguém aguentava mais tanta choradeira. Um dia seu pai o chamou num canto e veio com aquele discurso: " -Você é um rapazinho, já está na hora de parar de chorar à toa. E tem mais: homem que é homem não chora". Essas palavras martelaram na cabeça do Nito. De tal maneira que o menino resolveu parar de chorar. Definitivamente. Engoliu todas as lágrimas e contabilizou: tantos choros quando cortou o pé, mais tantos choros quando levou aquela enorme injeção, e assim por diante.
Mas o que será que aconteceu com Nito ?

Contos africanos para crianças brasileiras  reúne dois contos de temas universais e tradicionais, que pertencem à literatura oral de Uganda; o primeiro fala de como nasceu a inimizade entre o gato e o rato, e o segundo, do motivo pelo qual os jabutis têm os cascos "rachados". O autor fez algumas adaptações para o jovem leitor brasileiro, mas manteve as características próprias da região de origem, que permitem conhecer uma pequena parte da cultura daquele país, de belezas estonteantes. Propõe, ainda, que as crianças leiam, pesquisem e comparem as versões já conhecidas e, assim, passem a reconhecer a riqueza que nasce da diversidade.

 

Até as Princesas soltam pum! - Ilan Brenman

Esta obra conta a história do dia em que o pai de Laura pegou o livro secreto das princesas e contou para a filha algo que ninguém sabia. O livro convida os pequenos leitores a descobrirem que segredo é este.

 

 

Nicolau tinha uma Idéia... - Ruth Rocha

Nicolau tinha uma idéia na cabeça e, um dia, ouviu a idéia de João. Então, passou a ter várias idéias. Neste livro, as idéias são representadas por desenhos, e você terá uma surpresa no final: uma página em branco, para desenhar seus próprios pensamentos. Assim você também vai participar da história.

 

A Curiosidade Premiada - Fernanda Lopes de Almeida e Alcy Linares

Glorinha é uma menina na idade em que pergunta sobre tudo, de dúvidas corriqueiras às mais constrangedoras. Mas com sabedoria, seus pais aprendem que esta é uma ótima maneira de se conhecer o mundo.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Veja também